Alexandre Santos prepara entrada oficial do Petro de Luanda na nova época
Alexandre Santos está agora ao serviço do CS Sfaxien, depois de nas últimas três épocas ter orientado o Petro de Luanda

Alexandre Santos prepara entrada oficial do Petro de Luanda na nova época

NACIONAL15.09.202322:33

Treinador português está na terceira temporada consecutiva ao serviço do emblema angolano, que conduziu ao bicampeonato nacional; o foco, para já, está virado para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões Africanos

Alexandre Santos, treinador luso que orienta os angolanos do Petro de Luanda - clube onde militam os também portugueses Pedro Pinto (ex-Leixões) e Alexandre Guedes (ex-Paços de Ferreira ), está a preparar a entrada oficial na nova época. No próximo domingo, no Estádio do Zimpeto, em Maputo, o Petro enfrenta o Songo, atual campeão de Moçambique, numa partida referente à primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões Africanos.

Apesar da dimensão do clube que orienta e que decisão contribuiu ao bicampeonato angolano, Alexandre Santos assume que os três meses e meio de ausência de competição - a Supertaça de Angola foi adiada no seguimento de um do Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Futebol (FAF ) de suspender o campeão por um alegado «não cumprimento do dever de colaboração a que está adstrito com a FAF, no âmbito do processo disciplinar instaurado» - pode pesar na eliminatória que está aí à porta.

«Apesar do nosso histórico na Liga dos Campeões Africanos – fomos semifinalistas há duas épocas e na temporada passada estivemos na fase de grupos – não somos os favoritos porque não temos competição há mais de três meses. Além disso, este tipo de processos nada beneficia o futebol angolano e o que aconteceu nas duas últimas semanas obriga a que os nossos objectivos internacionais se tornem muito mais difíceis de alcançar, já que só se está a dar vantagem aos adversários. Este tipo de situação prejudica o futebol angolano e pode contribuir para que nenhuma equipa de Angola consiga o apuramento para a fase de grupos das provas internacionais», assumiu o técnico luso, de 46 anos de idade, em declarações reproduzidas pela sua assessoria de imprensa.

O jogo da segunda mão desta segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões Africanos está marcado para o próximo dia 30 de setembro, em Luanda.

Apesar de o foco estar, para já, nos dois encontros com o Songo, Alexandre Santos não deixa de pensar no campeonato angolano e o objetivo do treinador português é claro: «Garantir a conquista do tricampeonato, feito que não acontece há 29 anos.»

Recorde-se que Alexandre Santos conta já com um vasto percurso na sua carreira (enquanto treinador principal e adjunto), sendo que, antes de chegar ao Petro de Luanda, havia passado por Alverca, Caen (França), Sporting (sub- 23 ) , Estoril (sub-23), Real, Al Sharjah e Al Wahda (ambos dos Emirados Árabes Unidos), SC Braga , FC Porto , Al-Ahly (Egipto), Arábia Saudita (seleção), Vitória de Setúbal e Estrela da Amadora. Em Angola, além dos dois campeonatos nacionais, foram eleitos também duas Taças.