FC Porto Alan Varela na linha de montagem
Habituado a jogar ao lado de dois médios no meio-campo do Boca Juniors, Alan Varela está agora a apreender rotinas diferentes daquelas a que estava habituado na Argentina, uma vez que o FC Porto tem o hábito de jogar com dois homens no corredor central e isso implica tempo para o reforço portista se adaptar a uma nova realidade tática, reconhecidamente mais exigente no continente europeu.
Em face disso, Alan Varela foi contratado com o aval de Sérgio Conceição por ter a possibilidade de dar o mesmo equilíbrio à equipa que Matheus Uribe conseguia, ou seja, no momento de perda de bola o colombiano conseguia na maioria das vezes estancar o jogo ofensivo do adversário, neutralizando o período iminente primeiro para a defesa e logo a seguir para Diogo Costa.
Este processo de aprendizagem levará naturalmente algum tempo, pelo que Alan Varela não deverá ainda figurar no onze portista em Vila do Conde, mesmo levando em linha de conta ser um jogador capaz de dotar o meio-campo dos azuis e brancos de um maior músculo, bem como lucidez na condução de bola e rapidez ao lançar companheiros no ataque.
Quer isto dizer que, apesar de algumas lacunas evidenciadas na receção ao Farense, a dupla do corredor central poderá ser novamente entregue ao canadiano Eustaquio e ao espanhol Nico González, com este último a deixar boas indicações na estreia a titular, mas com algum défice de intensidade, próprio de quem chega de novo e se depara com a exigência de Sérgio Conceição na pressão alta sobre o opositor.
Tendo em conta os problemas sofridos pelo FC Porto na última visita a Vila do Conde, não é de descartar também a inclusão de um terceiro médio no meio-campo, com Grujic a dar mais músculo e maior poder aéreo na discussão dos lances…
INSCRIÇÃO CONCLUÍDA NA LIGA
Depois de ter falhado a receção ao Farense, Alan Varela está habilitado em termos logísticos para defrontar o Rio Ave, na segunda-feira, pelas 20.15 horas. O documento que faltava para a inscrição do jogador na Liga Portugal estar completa já foi enviado por via eletrónica e Sérgio Conceição ganha assim um reforço de peso para o jogo complicado com o Rio Ave.
Com 34 jogos nas pernas ao serviço do Boca Juniors neste ano civil, Alan Varela pretende estrear-se de dragão ao peito nos Arcos, mas tudo indica que pelo menos titular não deve ser, a menos que Sérgio Conceição mude de ideias até segunda-feira. O encontro com os vila-condenses perspetiva-se de grande intensidade e exigência física e Alan Varela ainda está a moldar-se ao novo dragão.