14 janeiro 2024, 08:10
Benfica – Rio Ave: Samba de janeiro
Equipas enfrentam-se pela primeira vez esta época, no último jogo da primeira volta para ambas; águias querem continuar no encalço de Sporting, e Rio Ave quer sair dos lugares de descida
As águias começaram a perder, mas empataram logo na primeira parte e acabaram por vencer por 4-1; Marcos Leonardo estreou-se de encarnado com um golo
O Benfica derrotou o Rio Ave por 4-1, no Estádio da Luz, em jogo a contar para a 17.ª jornada da Liga. As águias golearam o vilacondense num encontro que, até à meia hora de jogo, parecia tremido para a equipa da casa.
Os encarnados até começaram a primeira parte a ameaçar a baliza do Rio Ave, com Rafa a rematar com perigo para defesa apertada de Jhonatan, mas foram mesmo os vilacondenses a inaugurar o marcador: aos 9 minutos de jogo, cruzamento vindo da direita passa por todos os jogadores na área do Benfica, chega à esquerda, novo cruzamento para o coração da área e Guga Rodrigues não perdoou as águias. Com o ecrã da Luz a marcar 1-0, os rioavistas recusaram tentar defender o resultado e, até sensivelmente ao minuto 25, pareceram sempre a equipa mais perigosa, com Trubin a intervir em mais que uma ocasião para evitar o segundo golo da equipa de Luís Freire.
O Benfica, no entanto, acordou antes da meia hora de jogo, com Rafa e Di María a combinarem para o golo do empate: o português surgiu isolado pela esquerda e largou no mágico argentino que, com um remate cruzado, balançou as redes de Jhonatan. A partir daí, as águias passaram para cima do jogo, e pareceram sempre ser a equipa mais inconformada até ao apito para o intervalo.
A segunda parte começou de forma tremida para os encarnados, que viram os vilacondenses ameaçar a baliza de Trubin duas vezes nos primeiros cinco minutos. No entanto, as águias mantiveram a calma e foram recompensadas quando, aos 61 minutos, António Silva marcou no coração da área contrária e colocou o Benfica em vantagem pela primeira vez na tarde.
Após o golo do central, Roger Schmidt mexeu na equipa com uma tripla substituição e fez entrar Marcos Leonardo. As opções do técnico alemão revelaram-se certeiras pois, à passagem do minuto 80, o novo avançado brasileiro das águias fez o terceiro para a equipa da casa, de cabeça. Estreia de sonho para o número 36 dos encarnados. Ainda houve tempo para mais um até ao final da partida: aos 90+1, João Mário isolou-se na área e, após assistência de Rafa, fez o quarto para as águias e selou o resultado.
Com este resultado, o Benfica continua em segundo, agora com 42 pontos e a um de distância do Sporting, que já tinha jogado ontem e lidera a tabela classificativa. Por sua vez, o Rio Ave continua em 16.º, abaixo da linha de água, com 15 pontos.
Termina o jogo!
Benfica goleia Rio Ave por 4-1 e continua a um ponto de distância do Sporting.
90+1' - Marca João Mário! O médio faz o quarto da tarde para o Benfica, após passe de Rafa.
86' - Também o Benfica a mexer: saída de Aursnes por Tomás Araújo. Grande ovação dos adeptos para o nórdico no momento da saída!
85' - Últimas substituições para o Rio Ave: saem Miguel Nóbrega e Amine, entram Tanlongo e Aziz.
80' - Só precisou de 18 minutos! Marcos Leonardo estreia-se da melhor forma com a camisola do Benfica, a marcar o terceiro golo para as águias!
Número oficial: 55.238 pessoas a marcar presença nas bancadas da Luz, esta tarde!
75' - Tiago Gouveia a tentar calar-me! Remate perigoso do extremo, que esteve perto de fazer o terceiro para as águias.
75' - O jogo agora a conhecer a sua fase mais morna desde o apito inicial, sem que as equipas criem verdadeiras ocasiões de perigo.
63' - Luís Freire volta a mexer na equipa, e faz sair Boateng para dar lugar a Patrick.
63' - Tripla substituição para o Benfica! Saem Kokçu, Arthur Cabral e Di María, entram Florentino, Marcos Leonardo e Tiago Gouveia. É a estreia da nova contratação do Benfica!
61' - Marca António Silva, qual ponta de lança! O central recebeu e rematou, dentro da grande área, para dar a vantagem ao Benfica pela primeira vez esta tarde.
60' - Di María a tentar de livre direto, mas a bola sai para canto.
58' - Santos vê o segundo amarelo e deixa o Rio Ave reduzido a dez.
57' - Luís Freire é o primeiro a mexer na equipa, ao fazer entrar Zé Manuel e Ventura para os lugares de Joca e João Graça.
52' - Remate de Arthur Cabral, mas Jhonatan defende.
49' - Novamente o Rio Ave! Repetição da primeira parte? Lance muito perigoso dos vilacondenses.
46' - Que perigo! Bola ao poste por parte do Rio Ave, com Boateng a abrir a segunda parte de forma perigosa para as águias, que estiveram quase a ser punidas!
Termina a primeira parte!
As equipas vão para o intervalo, empatadas a uma bola. Tudo em aberto para a segunda parte!
45+2' - Rafa está no chão, com dificuldades.
40' - O que é isto, João Mário! O médio português quase sacou uma 'chapelada' a Jhonatan! Jogada perigosa para o Benfica!
36' - Arthur Cabral sempre muito aplaudido em cada intervenção que tem com a bola. Parece que as pazes estão, definitivamente, feitas!
35' - O jogo está agora mais dividido, após Di María balançar as redes, com ambas as equipas à procura de espaço para se adiantarem no marcador. Temos jogo!
29' - Marca Di María! Passe de craque para craque: Rafa pegou na bola e deu-a ao mágico argentino, que rematou cruzado para o fundo da baliza de Jhonatan!
Vista alternativa para o golo de Di María:
24' - Novamente o Rio Ave! Os vilacondenses vieram a Lisboa para ganhar! Boateng muito perto de marcar de cabeça, mas Trubin atento. O avançado ganês chocou contra o poste, e parece ter-se magoado no seguimento do lance.
19' - Assobio ensurdecedor no estádio: os adeptos muito descontentes com a arbitragem até agora.
18' - Guga novamente a tentar gelar as bancadas da Luz, mas Trubin a não permitir.
16' - Valeu Trubin! Novo remate perigoso do Rio Ave, mas o guarda-redes ucraniano estava atento. Benfica entrou bem no jogo, mas é o Rio Ave quem está por cima desde o tento marcado.
14' - Ouvem-se assobios no recinto: Rafa foi ao chão num lance individual, mas o árbitro mandou seguir
13' - O Rio Ave é, neste momento, quem parece mais perto de balançar as redes! Canto para os rioavistas, depois de corte da defesa do Benfica.
9' - Marca o Rio Ave! Cruzamento vindo da direita, a bola passa por todos na área, novo cruzamento vindo da esquerda e Guga, à frente da baliza, não perdoou a ingenuidade das águias. Vantagem vilacondenses!
Vista alternativa para o golo do Rio Ave:
O Benfica está, aos poucos, a superiorizar-se na partida, com o Rio Ave a tentar reagir.
7' - Arthur Cabral cai na área, mas o árbitro manda-o levantar. Ouvem-se protestos vindos das bancadas.
6' - Mas que perigo! A bola a chegar pela primeira vez à área do Rio Ave, com Rafa a rematar e a permitir uma defesa apertada a Jhonatan!
Começa o jogo!
Rola a bola!
Está um ambiente incrível na Luz! Estão reunidas todas as condições para um grande jogo de futebol, esta tarde, em Lisboa!
João Neves, de longe, o jogador mais aplaudido pelas bancadas. Grande carinho dos adeptos pelo número 87 das águias!
Adeptos disseram 'presente', ignorando os avisos de chuva!
Jogadores do Benfica entram para o aquecimento, ao som de 'Enter Sandman' dos Metallica!
Jogadores do Rio Ave entraram no relvado, para aquecer, com direito a assobiadela dos adeptos do Benfica. Começam os jogos psicológicos!
Os guarda-redes do Benfica já aquecem no relvado da Luz!
A 40 minutos do início do encontro, o ambiente nas bancadas começa a compor-se. O cenário de chuva parece, para já, afastado. Agradecem os jogadores e os adeptos, prontos para ver um grande espetáculo de futebol!
Suplentes do Rio Ave: Magrão, Patrick, Tanlongo, Vítor Gomes, Ruiz, Ventura, Zé Manuel, Frederico Namora, Aziz.
Onze do Rio Ave: Jhonatan; Josué, Santos, Miguel Nóbrega; Costinha, João Graça, Amine, Guga Rodrigues, Fábio Ronaldo; Joca, Boateng.
Treinador do Rio Ave: Luís Freire.
Já há onze dos vilacondenses!
Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Tomás Araújo, Jurásek, Chiquinho, Florentino, Guedes, Tiago Gouveia, Musa e Marcos Leonardo.
Onze do Benfica: Trubin; Aursnes, António Silva, Otamendi, Morato; João Neves, Kokçu; Di María, Rafa, João Mário; Arthur Cabral.
Treinador do Benfica: Roger Schmidt.
Já há onze das águias!
O Rio Ave apela aos adeptos, nas redes sociais!
Já se pode observar adeptos a ocupar as bancadas no Estádio da Luz, embora ainda de forma tímida. Com previsões de aguaceiros de Norte a Sul, será que a chuva vai influenciar o número de pessoas presentes, hoje, para apoiar Benfica e Rio Ave?
Boa tarde! Junte-se a nós para acompanhar o jogo que opõe Benfica a Rio Ave, a contar para a 17.ª jornada da Liga, a última da primeira volta. A partida tem início às 18 horas, no Estádio da Luz.
As águias chegam a este jogo a quatro pontos de distância do Sporting, e não querem deixar os leões isolarem-se ainda mais na liderança. A equipa de Roger Schmidt encontra-se na melhor forma da época, com seis vitórias seguidas e sem derrotas nos últimos 11 jogos. Haverá ainda a expectativa de ver Marcos Leonardo a estrear-se pelos encarnados.
Por outro lado, o Rio Ave ocupa a 16.ª posição da Liga, com 15 pontos, e precisa desesperadamente de pontos para sair dos lugares de descida de divisão. Porém, a equipa de Luís Freire não tem uma tarefa fácil pela frente, uma vez que os vilacondenses nunca venceram no Estádio da Luz. Com apenas duas vitórias nos últimos 16 jogos e quatro no total da temporada, rioavistas têm de ‘dar ao pedal’ para afastar o mesmo cenário que da época 20/21.
Iancu Vasilica é o escolhido para apitar o encontro, e vai ter como árbitros assistentes Álvaro Mesquita e Carlos Martins. Diogo Rosa é o quatro árbitro; António Nobre e Bruno Jesus com funções de VAR/AVAR completam a equipa de arbitragem.
Para mais detalhes sobre o encontro e as duas equipas, consulte a antevisão:
14 janeiro 2024, 08:10
Equipas enfrentam-se pela primeira vez esta época, no último jogo da primeira volta para ambas; águias querem continuar no encalço de Sporting, e Rio Ave quer sair dos lugares de descida