Abel Ruiz: Falta-lhe o FC Porto para fechar trilogia dos grandes

SC Braga Abel Ruiz: Falta-lhe o FC Porto para fechar trilogia dos grandes

NACIONAL01.06.202322:28

Lançado para a melhor temporada da sua carreira e com 12 golos anotados em 50 jogos pelo SC Braga, Abel Ruiz chega a junho a perseguir proeza inédita com a camisola dos arsenalistas. O espanhol já marcou a Benfica e Sporting esta época e com a final da Taça de Portugal a aproximar-se encara o encontro com o FC Porto na perspetiva de fechar, pela primeira vez em Portugal, a trilogia com os grandes com golos.


Ruiz raramente falha nos encontros de maior expressão e tem marcado pelo menos um golo por época frente aos clubes mais representativos, mas nunca esteve tão perto como agora de colocar a sua marca de homem de área nos três grandes ao mesmo tempo. Depois de ter marcado aos leões na ronda de abertura da Liga e de ter colaborado com um golo na vitória frente aos encarnados na jornada 14, o espanhol encara a final do Jamor na expectativa de colocar a cereja em cima do bolo e fazer o tal golo aos dragões que o eleva a uma condição especial.


Curiosamente, e apesar da solidez que tem revelado, Abel Ruiz não se apresenta frente aos dragões como melhor marcador dos guerreiros esta época. Essa distinção pertence a Ricardo Horta (17 golos), com Simon Banza (14) a ocupar a segunda posição dentro do elenco e Vitinha (13), transferido para o Marselha no mercado de inverno, ainda em lugar de pódio.


Apesar de não estar cotado no grupo dos melhores marcadores, o avançado espanhol deixa uma marca de consistência no jogo dos guerreiros que Artur Jorge continua a prestigiar. O treinador considera, de resto, que Ruiz se enquadra de forma especial no envolvimento atacante da equipa e é o complemento perfeito para Ricardo Horta, Bruma e Iuri Medeiros na linha ofensiva dos arsenalistas. É este imprescindível Abel Ruiz que, então, procura frente aos azuis e brancos um feito inédito.


O espanhol chega também à final da Taça de Portugal com a dúvida a pontuar a sua carreira. Ruiz está protegido com contrato com os guerreiros até 2025 - e tem uma cláusula de €45 milhões -, mas a época superlativa que tem realizado deixa-o em boa posição no mercado e uma transferência não está colocada de parte. Por outro lado, a continuidade em Portugal na próxima temporada pode implicar a ampliação do acordo com os guerreiros por mais uma ou duas temporadas.