Abel Ruiz e Banza compensam saída de Vitinha 

SC Braga Abel Ruiz e Banza compensam saída de Vitinha 

NACIONAL21.02.202311:28

A dupla Abel Ruiz e Banza desmontou a organização defensiva do Arouca com golos que valeram um triunfo a todos os níveis importante para estabilizar emocionalmente o SC Braga e manter a equipa de Artur Jorge bem viva na luta pelos primeiros lugares e pelo acesso à Liga dos Campeões.

O espanhol passou mesmo a ser o autor do golo mais rápido desta edição da Liga, ao faturar aos 18 segundos, enquanto Banza chegou ao 10.º golo da época, parecendo disposto a explorar a saída de Vitinha para o Marselha.


Ainda assim, há que ter em conta que esta temporada a produção atacante do SC Braga teve o contributo decisivo de Vitinha e que agora Artur Jorge não tem essa peça no xadrez, nem, à primeira vista, um jogador com o mesmo estilo entre os jovens da formação que têm trabalhado com o plantel principal. Vitinha (13 golos), Ricardo Horta (11), Banza (10) e Abel Ruiz (8) representam 42 dos 70 tentos faturados.

Em percentagem, 60 por cento dos golos dos arsenalistas em todas as competições passaram por este quarteto. Se lhe juntarmos as assistências, a influência dos quatro jogadores nos golos da equipa dispara para os… 92,8 por cento! Ricardo Horta é o mais influente (11 golos/oito assistências=19 golos), seguido de Vitinha (13/5=18), Banza (10/4=14) e Abel Ruiz (8/6=14). Contas feitas, estes futebolistas estiveram envolvidos em 65 das 70 finalizações do coletivo de Artur Jorge na atual campanha.


É um valor assombroso que reforça, uma vez mais, o papel preponderante desempenhado no passado por Vitinha na dinâmica atacante do SC Braga.