A promessa de 18 anos que Mourinho não deixou escapar
Huijsen aquece, José Mourinho toma notas... Foto IMAGO/ABACAPRESS

A promessa de 18 anos que Mourinho não deixou escapar

INTERNACIONAL08.01.202420:00

Quem é o central neerlandês que o 'special one' fez questão de garantir, ainda que por empréstimo, neste mercado de inverno, e que até já foi aposta na sua primeira convocatória?

Dean Huijsen é neerlandês, tem 18 anos e é defesa central da Juventus. Até ao final da época, está emprestado à Roma, a pedido expresso de José Mourinho, que terá contactado diretamente o atleta em várias ocasiões. Mas o que fez com que o técnico português se debruçasse sobre um jovem jogador de um clube rival para reforçar o seu plantel?

Dean Huijsen chegou ao futebol italiano na época 2021/22, para reforçar as camadas jovens da Juventus. Antes disso, a sua formação passou pelo Málaga e, enquanto estava no clube espanhol, Donny Huijsen, o seu pai, conta que Real Madrid e Barcelona também foram pretendentes. «Quando estava no Málaga, Real Madrid e Barcelona também o queriam. Mas a Juventus foi mais persistente. Ele é defesa central e Itália é a melhor escola para ele aprender», afirmou, em entrevista ao La Casa di C. «As suas referências são Matthijs de Ligt, Van Dijk e Sergio Ramos», adicionou.

Dean Huijsen, jogador da Juventus, agora emprestado à Roma. Foto IMAGO/Nicolò Campo

Donny Huijsen também foi jogador de futebol, ainda que tenha sido mais discreto que o filho. Na sua carreira, fez apenas 16 jogos como profissional, todos eles no seu país natal, os Países Baixos. Era avançado, marcou três golos nessas partidas e parece que essas características terão sido hereditárias. Dean é conhecido por ser um central goleador: na sua primeira época, disputou 21 encontros e marcou por sete vezes, incluíndo três em seis jogos na UEFA Youth League. Números espantosos para um defesa central.

Huijsen, pelos sub-19 da Juventus (segundo a contar da esquerda, na fila de trás). Foto IMAGO/Sportimage

Apesar das suas habilidades na aproximação à área adversária, é junto da sua que mais se destaca. Uma das principais características do jovem central é a sua frieza na abordagem aos lances: revela maturidade para lá dos 18 anos e isso permite-lhe ser muito sólido a defender no um para um. A sua altura de 1,96 metros permite-lhe ganhar duelos aéreos e, na fase de construção, a sua calma volta a entrar em destaque. É ambidestro e até as estatísticas comprovam que é forte a sair a jogar: na sua estreia pela Roma - empate frente a Atalanta por 1-1 - jogou toda a segunda parte e ninguém acertou tantos passes como os 38 de Huijsen enquanto o neerlandês esteve em campo. Esse foi a sua segunda participação na Serie A, após ter entrado para o lugar de Gatti aos 78 minutos do Milan-Juventus, a 22 de outubro de 2023.

Frente à Atalanta, ninguém acertou tantos passes como Huijsen enquanto o central esteve em campo. Foto IMAGO/ABACAPRESS

O interesse de José Mourinho

Apesar de ser «um jogador promissor», como descreve Mourinho, este não é o cenário ideal para o special one, que continua com vários lesionados no plantel. As ausências no eixo defensivo são relevantes e um central era prioridade, mas o incumprimento das regras do fair play financeiro fez com que a UEFA punisse a Roma: os giallorossi ficaram limitados a 1,5 milhões de euros de gastos em transferências nesta janela de inverno. A escolha recaiu sobre Huijsen e o treinador português mostrou confiança no jovem que, como anteriormente referido, pôs em campo ao intervalo frente à Atalanta.

«A situação do nosso plantel e as limitações da UEFA obrigam-nos a apostar num jogador que não é nosso, mas que pertence à Juventus. Huijsen acaba de chegar, se tiver de jogar, joga porque é um tipo com uma grande auto-confiança. Típico dos jogadores com potencial, vai estrear-se na Serie A porque jogou pouco.»

Huijsen aquece, sob olhar de José Mourinho. Foto IMAGO/IPA Sport

Ao que parece, a Frosinone, que estava encaminhada para garantir os serviços do jogador, foi surpreendida com o empréstimo à Roma. Guido Angelozzi, diretor desportivo do clube, mostrou-se, à DAZN Italia, desiludido com o jovem: «Queremos jogadores que venham de boa vontade. Queremos pessoas convencidas do nosso projeto. Huijsen queria juntar-se a nós e teríamos satisfeito todas as suas necessidades. Como pessoa, ele desapontou-me bastante.»

Do lado de Huijsen, porém, a escolha não terá sido difícil, como diz o seu pai à página TuttoJuve: «Quando o Sr. Mourinho chamou, a escolha não foi muito difícil. Agradecemos o interesse do Frosinone e espero que compreendam, mas quando há a oportunidade de jogar pela Roma, há que aproveitá-la imediatamente.»

O futuro de Huijsen

Nos próximos tempos, Dean Huijsen será jogador da Roma e, muito provavelmente, terá bastantes minutos. Smalling continua lesionado, Llorente saiu com queixas do encontro com a Atalanta, Mancini está a jogar com uma pubalgia e Ndicka está na CAN, ao serviço da Costa do Marfim. As baixas no eixo darão, certamente, espaço ao crescimento do neerlandês, que deverá desenvolver o seu jogo para retornar, a partir da próxima época, à Juventus.

Na mesma entrevista à TuttoJuve, Donny Huijsen afirmou que o alvo é obter «experiência»: «O objetivo deste empréstimo é garantir-lhe mais tempo de jogo, que não conseguiu na Juventus. O Dean regressará a Turim com uma experiência mais importante, para poder disputar uma vaga nos bianconeri no próximo ano.» Do acordo de cedência faz também parte uma extensão de mais um ano no seu contrato com a vecchia signora que, assim, irá até 2028. O pai do jogador também agradece a forma «positiva» como Roma e Juventus trataram das negociações.

Agora, fica apenas nas mãos do jovem central manter ao mais alto nível aquilo que tem mostrado ao longo da sua formação: a calma e clarividência dentro de campo, a imposição física e a capacidade com bola que apresenta são características ideais para o futebol moderno em que, com 18 anos, Dean Huijsen tem toda a capacidade para poder brilhar.

Tags: