A mágica visita do Tottenham a um clube da 5.ª divisão (vídeos)
Fez-se a festa da Taça em casa do Tamworth, num estádio com capacidade para quatro mil pessoas
Na 3.ª ronda da Taça de Inglaterra, o Tottenham precisou do prolongamento para superar o Tamworth, atual 16.º classificado da National League, a 5.ª divisão inglesa. O encontro disputado no Lamb Ground, que apenas alberga quatro mil pessoas, proporcionou vários momentos únicos, desde as imagens dos balneários a um jogador a colar a rede da baliza com fita cola, tudo perante um ambiente único que se viveu na pequena localidade de 78 mil habitantes.
A casa dos lambs, como o Tamworth é conhecido, começou a aquecer com a chegada dos jogadores da equipa pelo meio dos adeptos, que ainda receberam alguns autógrafos dos seus heróis.
Depois, jogadores como Solanke e Dragusin, que custaram aos cofres do Tottenham 90 milhões de euros em transferências, tiveram de se preparar para o jogo num balneáris distante do luxo que têm habitualmente.
Até que chegou a hora das equipas entrarem em campo, num estádio onde era difícil ver uma bancada com mais de 10 filas de lugares. Só que o início do jogo seria retardado...
... porque a rede de uma das balizas não estava presa. A solução? Beck-Ray Enoru, jogador do Tamworth, colocou o colega Jordan Cullinane-Liburd em cima dos seus ombros e este colou a rede com fita cola!
Com a bola a rolar, os primeiros 90 minutos não tiveram golos, e um dos melhores momentos ocorreu quando Haydn Hollis, do Tamworth, bateu a pressão adversária com um drible categórico que fez as delícias aos adeptos da casa.
Um autogolo de Tshikuna (101‘) e golos de Kulusevski (107’) e de Brennan Johnson (118’) deram depois a vitória aos spurs, mas quem ganhou foi a festa do futebol inglês, por proporcionar uma tarde que as gentes de Tamworth certamente não esquecerão tão cedo.
Já após o apito final, Archie Gray, defesa do Tottenham, deu as suas chuteiras a um jovem adepto do Tamworth, em troca de um cachecol. Mas o jogador ainda teve de perguntar: «Os teus pais não vão ficar chateados por dares o teu cachecol?». «Não», exclamou prontamente o adepto.