A análise de Duarte Gomes à arbitragem do V. Guimarães-Benfica
Expulsão no V. Guimarães-Benfica. Foto: Grafislab

A análise de Duarte Gomes à arbitragem do V. Guimarães-Benfica

NACIONAL11.02.202423:17

Luís Godinho esteve quase sempre bem, na opinião do especialista em arbitragem de A BOLA. Nota final: 5

Luís Godinho dirigiu o Vitória SC/SL Benfica. Hugo Miguel foi o VAR. 

O eborense cometeu alguns erros, é certo, mas é de facto um excelente árbitro e, num relvado pesadíssimo, esteve bem muitas, muitas vezes. Algumas avaliações incorretas no processo de decisão não podem beliscar essa realidade.

Segue análise aos momentos mais determinantes do encontro: 

9' Jota Silva protestou e depois sorriu quando viu o cartão amarelo, mas a entrada sobre Otamendi foi mesmo negligente e bem sancionada pelo árbitro da partida. 

22' Borevkovic puxou o braço de Rafa, cometendo infração bem assinalada. O central croata não gostou da decisão e foi "repreendido" por Godinho. O pontapé deliberado na bola e o levantar de braços que se seguiram foram reações demasiado evidentes. O amarelo seria a resposta mais adequada. 

26' Desarme legal (na bola) de Borevkovic aos pés de Di Maria. Esteve bem o árbitro ao avaliar lance na área do Vitória SC.

28' Ricardo Mangas não teve intenção, mas abordou lance com Bah de forma negligente, esticando a perna e atingindo o lateral com os pitons no tornozelo. A infração justificava advertência. O árbitro errou.

34' Bola cabeceada por Morato foi na direção do braço esquerdo de Jorge Fernandes, que estava a saltar sem cometer irregularidade (braço paralelo ao corpo, em posição natural para a impulsão, sem se movimentar para a bola). Na sequência, Kokcu perdeu o tempo de entrada e pisou com negligência o pé de Tomás Ribeiro (daí o amarelo). Pontapé de penálti bem assinalado, em lance em que Trubin não foi carregado de forma irregular. 

38' Bruno Gaspar derrubou João Mário sem possibilidade de discutir a bola. A infração antidesportiva foi bem sancionada com amarelo. 

40' Golo do Benfica em dois momentos: Di Maria partiu de trás da cortina defensiva vimaranense, logo em situação legal; depois Rafa estava atrás da linha da bola e do joelho do penúltimo adversário quando o argentino cruzou. Excelente análise do árbitro assistente, em lance de elevado grau de dificuldade. 

44' António Silva tentou jogar a bola mas André Silva foi mais expedito. O central encarnado derrubou o adversário, impedindo-o de iniciar saída rápida. A infração antidesportiva foi bem sancionada com advertência. 

46' Nas imagens, a simulação de Arthur Cabral (após abordagem legal de Borevkovic) foi clara. O avançado brasileiro devia ter sido advertido por tentar ludibriar o árbitro. 

56' Jota cabeceou a bola para o fundo da baliza de Trubin, mas depois de partir de posição irregular. Golo bem anulado. 

65' Borevkovic entrou com força excessiva às pernas de Florentino, levando a sola da bota direita bem levantada, com velocidade e intensidade. O contacto pôs em perigo a integridade física do médio, de forma notória. A falta grosseira foi bem punida com expulsão. 

73' Nuno Santos afastou deliberadamente a bola da zona onde o adversário beneficiava de pontapé-livre, que pretendia executar com rapidez. Viu bem o amarelo. 

77' Nova boa decisão de Godinho: Florentino foi bem advertido após rasteirar Tiago Silva com negligência. 

78' Nas imagens a simulação grosseira de Charles foi ainda mais notória do que a de Arthur Cabral (aos 46'). É para este tipo de condutas que se falava em cartão azul. A imagem que vimos não foi bonita.

87' Florentino, sem possibilidade de jogar a bola, projetou-se por trás, sobre as pernas de Nélson Oliveira, atingindo-o ao estilo de "tesoura", com o joelho esquerdo no calcanhar direito. A entrada foi claramente negligente e justificava advertência. O problema é que seria a segunda. Falhou o árbitro eborense. 

90+5' Amarelo bem mostrado a Nelson Oliveira após entrada negligente sobre Carreras.