Sporting: quem vai jogar no lugar de Pedro Gonçalves
Pedro Gonçalves saiu com mialgias no jogo com o Farense. LUSA

Sporting: quem vai jogar no lugar de Pedro Gonçalves

NACIONAL05.03.202420:55

Paulinho deve assumir titularidade à esquerda; Geovany Quenda opção; o onze provável dos leões

Aussente no jogo desta quinta-feiraem Alvalade, devido a problema físico (ver outra peça nesta página), Pedro Gonçalves abre vaga no trio de ataque do Sporting. Rúben Amorim não desvendou o mistério, preferindo manter segredo sobre quem vai jogar no lugar de Pote. Foi confrontado entre Trincão e Edwards mas apontou uma terceira via: não referiu o nome de Paulinho, apenas o insinuou, e pelo dados recolhidos por A BOLA deverá mesmo ser o camisola 20 a jogar do lugar de Pedro Gonçalves, completando o trio de ataque com o inevitável Gyokeres e, ao que tudo indica, Trincão.

«Há mais opções, eu também não disse nada ao Trincão e ao Marcus [Edwards] para fazerem de Pote, porque pode jogar lá outro jogador... Não quer dizer que joguem esses dois mas todos eles sabem o que fazer», garantiu o treinador leonino na antevisão da 1.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa, que se joga esta quinta-feira em Alvalade, entre Sporting e Atalanta (17.45 horas). «Agora é esperar que amanhã [esta quinta-feira] estejam inspirados, o que têm de fazer é: o Marcus, quando receber a bola, se jogar, não a perder logo no primeiro toque, porque eles são muito fortes nesse primeiro embate. Se conseguirmos manter a bola, principalmente de costas, acho que temos boas probabilidades de causar problemas à Atalanta», explicou Amorim, sem revelar no entanto que Edwards até deve começar no banco. Paulinho será titular - não o é desde 18 de janeiro (5-2 ao Vizela) e de início com Gyokeres será o 13.º jogo – e Geovany Quenda opção.

Para a defesa também estão reservadas novidades. Amorim até foi questionado sobre quem se destacou mais como central à esquerda, Quaresma ou Diomande - «Os dois estiveram muito bem. Têm características diferentes, o Quaresma é um jogador que vai melhor ao corredor, o Ousmane [Diomande] é melhor nos duelos, principalmente quando a bola vem de frente, portanto, vamos tentar utilizar isto de acordo com as características» -, mas deve ser o marfinense a assumir o lugar. O português está reservado para a direita, no lugar que foi de St. Juste com o Farense. Sebastián Coates será o capitão à frente do guarda-redes Franco Israel.

Na linha de quatro no meio-campo, a rotação também será prática esperada. Desde logo na ala direita, onde Ricardo Esgaio foi titular no 3-1 aos algarvios, no domingo em jogo da 24.ª jornada do campeonato, mas que desta vez deve passar o lugar a Geny Catamo. Também porque no outro lado estará um jogador não tão ofensivo como o habitual Nuno Santos, que deve ter direito a descanso com os italianos.

No miolo, tudo indica que Rúben Amorim, como é hábito, continue a entregar a titularidade a Morten Hjulmand, mas desta vez a recuperar a dupla mais vezes utilizada, com Morita, e não com Daniel Bragança, que até foi o homem do jogo com o Farense.

Pedro Gonçalves aponta ao Arouca

Ausente no treino esteve Pedro Gonçalves, a contas com mialgias. Nada de grava, ainda assim o suficiente para falhar o jogo com a Atalanta. Pote, no entanto, aponta ao jogo de domingo, com o Arouca.

«Vamos fazer o máximo para recuperá-lo, como não tem lesão propriamente dita, depende muito da parte clínica, da forma como ele se sente e daquilo que nós achamos dele, da avaliação que faremos dele», esclareceu Rúben Amorim, que falou dos lesionados. :«Gonçalo Inácio está a recuperar bem e o Adán teve aquela chatice. Às vezes também não é o facto de o plantel ser curto. Os jogadores têm de jogar, há jogadores que são muito influentes e depois tem o azar de ter um toque ou outro. Nuno Santos houve fase em que fez muitos jogos  e não lhe aconteceu nada, portanto às vezes é um bocadinho também de sorte.»