Vizela salva um ponto aos...90+11 e agrava momento do Estoril
O golo de Dylan, aos 90+11, permitiu ao Vizela segurar um ponto na deslocação ao Estoril, que prolonga a sua série negativa e o penúltimo lugar da classificação da Liga
Estoril e Vizela entravam em campo com o mesmo desejo de vencer e afastar-se de lugares incómodos e no final…repartiram os pontos graças a um último esforço por parte dos minhotos em resgatar a igualdade já a meros segundos do final. Dylan cabeceou certeiro…e o Vizela respirou de alívio.
O golo apontado pelo francês pôs termo a uma segunda parte com quatro golos, bem mais interessante que a primeira, na qual a bola circulou, por grande parte do tempo, longe das duas balizas apesar de o Estoril apresentar uma ligeira superioridade.
Os canarinhos apresentaram-se em campo de forma arrojada, impulsionados por uma movimentação/surpresa de Álvaro Pacheco, que abandonou o 4x3x3 que o Estoril havia utilizado como esquema nas cinco rondas anteriores para trazer à tona um 3x4x3 que deu conforto defensivo e deu azo a uma interessante condução e transporte de bola.
Faltou, no entanto, chegar com frequência a zonas de finalização, situação que se revelou ainda mais evidente para o Vizela, que visou a baliza estorilista por apenas uma vez – e sem perigo – nos primeiros 45 minutos.
Tudo mudaria, porém, na segunda parte, com as duas equipas a mostrarem-se mais disponíveis para o risco, e o jogo saiu a ganhar. O Estoril transitou para a segunda parte com a mesma capacidade de reter a bola que havia mostrado no primeiro tempo e conseguiu chegar à vantagem ainda no período inicial do segundo tempo graças a uma tabela entre Jordan Holsgrove e Rafik Guitane, que irrompeu pelo corredor central e surpreendeu Buntic com um remate rasteiro aos 53.
O Vizela aprestou-se de imediato a reagir e primeiro ameaçou, por Nuno Moreira, para depois concretizar os seus intentos aos 62 minutos numa boa jogada concluída com receção e remate em rotação de Essende após cruzamento rasteiro tirado por Matías Lacava pela direita.
No entanto, o conjunto visitante não teria muito tempo para saborear a igualdade conseguida, dado que em menos de cinco minutos o Estoril voltaria a marcar através de cruzamento de trivela de João Marques para impulsão e cabeceamento colocado de Bernardo Vital aos 67 minutos.
O Estoril parecia ter encaminhado o regresso às vitórias, mas o Vizela não deixou de acreditar, mexeu bem na sua equipa, foi empurrando o seu adversário para o seu último reduto com o passar dos minutos…e foi premiado ao soar do gongo, num canto aos 90+11 minutos que já envolvia o guardião Buntic na área contrária e que foi cobrado com precisão por Méndez para a cabeçada de Dylan, que se ergueu mais alto que toda a defesa contrária e assinou um golo muito celebrado, que valeu um ponto conquistado em esforço e com muita alma.
Desta forma, mantém-se a distância pontual entre os dois conjuntos, que se mantêm na cauda da tabela - o Vizela manteve o ponto de vantagem que detinha no início da jornada, somou mais um para a sua caminhada, mas fica à mercê do Estrela da Amadora, que pode operar a ultrapassagem caso vença, amanhã, o Desportivo de Chaves. Por seu turno, o Estoril terminará a jornada na penúltima posição, agravando a sua sequência negativa de resultados que dura há já quatro jornadas de forma consecutiva.
Final da partida! Estoril 2, Vizela 2.
90+12': Cartão amarelo para Dylan (Vizela), por ter tirado a camisola nos festejos após o golo que apontou.
90+11': Golo do Vizela! Escasseava o tempo para o Vizela igualar, pelo que o conjunto visitante fez de um pontapé de canto a sua derradeira oportunidade, envolvendo inclusivamente o guardião Buntic na área contrária. Méndez cobrou bem, pela esquerda, colocando a bola em posição central para cabeçada vitoriosa de Dylan, que saltou mais alto que toda a defesa do Estoril para selar o empate.
90+1': Heriberto Tavares ultrapassa Buntic e deposita a bola no fundo das redes, mas o lance foi prontamente anulado pela equipa de arbitragem: o extremo estorilista encontrava-se adiantado.
85': Substituição no Estoril, com a saída de Rafik Guitane para a entrada de Volnei Feltes.
83': Substituição no Vizela, com as saídas de Samu Silva e Nuno Moreira para as entradas de Méndez e Unzueta.
79': Substituição no Estoril, com a saída de Cassiano para a entrada de Alejandro Marqués.
75': Substituição no Vizela, com as saídas de Matías Lacava e Busnic para as entradas de Dylan e Bustamante.
68': Substituição no Estoril, com a saída de Mateus Fernandes para a entrada de Heriberto Tavares.
67'. Golo do Estoril! A igualdade não chegou a durar cinco minutos graças a momento de inspiração de João Marques, que primeiro tirou um adversário do caminho para depois atirar cruzar de trivela para a impulsão de Bernardo Vital, que cabeceou fora do alcance de Buntic.
62': Golo do Vizela! Segundos após Pablo Villar ter recorrido ao banco de suplentes, a equipa visitante consegue restabelecer a igualdade com jogada bem trabalhada - Matías Lacava cruzou rasteiro pela direita para bom apontamento individual de Essende, que recebeu, rodou...e atirou a contar para o 1-1.
61': Substituição no Vizela, com a saída de Alberto Soro para a entrada de Diogo Nascimento.
57': Tenta reagir o Vizela! Nuno Moreira enquadrou-se a partir de posição lateral, descaído sobre a esquerda, e atirou cruzado, com perigo: a bola passou perto do poste esquerdo da baliza estorilista.
53': Golo do Estoril! Rafik Guitane protagonizou uma tabela rápida com Jordan Holsgrove já no meio-campo adversário, aproveitando o espaço existente para progredir até à área, em zona frontal, para atirar rasteiro para o fundo da baliza e o primeiro golo da tarde.
47': Cartão amarelo para Bernardo Vital (Estoril).
Início da segunda parte!
Uma primeira parte sem grandes motivos de interesse e praticamente sem balizas. O Estoril conseguiu algumas situações de remate, mas sem ainda conseguir incomodar verdadeiramente Buntic; o Vizela, também surpreendido pela nova roupagem dos visitados, tem-se limitado a algumas incursões pela esquerda e apenas um remate à baliza defendida pelo estreante Marcelo Carné, do qual não resultou qualquer tipo de perigo. Espera-se uma segunda parte de maior risco de parte a parte e, quem sabe, com os golos que, neste primeiro tempo, estiveram longe....
Intervalo! Estoril 0, Vizela 0.
45': O Estoril volta a conseguir uma situação de remate por João Marques que, pressionado, finalizou como pôde e ao lado da baliza vizelense após passe tenso de Rodrigo Gomes pela direita.
37': Cartão amarelo para Matías Lacava (Vizela).
24': O Estoril prolonga o seu ligeiro sinal mais e consegue, finalmente, chegar com relativo perigo À baliza adversária através de cruzamento rasteiro de Rafik Guitane para a pequena área onde, por pouco, Cassiano não chegou para o desvio fatal.
14': Choque muito aparatoso entre João Marques, do Estoril, e Tomás Silva, do Vizela, que levou a que a queda dos dois jogadores tivesse derrubado o placard publicitário. Os dois atletas foram imediatamente assistidos, felizmente sem problemas. Segue o jogo!
Primeiros dez minutos sem ocasiões de golo e com o Estoril a assumir as rédeas do jogo...e de cara lavada: Álvaro Pacheco surpreendeu com uma mudança de esquema tático, apresentando uma linha de três centrais e alas projetados, com destaque para a inclusão de Rodrigo Gomes como ala direito de cariz muito ofensivo.
Início da partida!
Vizela: Fabijan Buntic (97), Tomás Silva (82), Bruno Wilson (3), Anderson Jesus (5) e Matheus Pereira (6); Busnic (22), Samu Silva (20) (c) e Nuno Moreira (79); Alberto Soro (29), Matías Lacava (17) e Essende (99).
Suplentes: Roberto (1), Méndez (8), Unzueta (9), Bustamante (12), Dylan (14), Osama Rashid (23), Rodrigo Escoval (25), Joaquín Novillo (32) e Diogo Nascimento (90)
Treinador: Pablo Villar
Estoril: Marcelo Carné (31), Bernardo Vital (3), Erick Cabaco (18) e Pedro Álvaro (23); Rodrigo Gomes (21), Jordan Holsgrove (8), Mateus Fernandes (82) e Tiago Araújo (78); João Marques (33), Rafik Guitane (10) e Cassiano (11) (c).
Suplentes: Dani Figueira (99), Raúl Parra (2), Volnei Feltes (5), Alex Soares (6), Alejandro Marqués (9), João Carlos (20), Dele Yusuf (25), Koindredi (83) e Heriberto Tavares (91)
Treinador: Álvaro Pacheco
Já há equipas oficiais!
O Estoril recebe esta tarde (15h30) o Vizela, em encontro pela sexta jornada da Liga.