Sporting-E. Amadora: Viktor... Pokers anima noite de golos em Alvalade

Miguel Mendes • 17:50 - 01.11.2024/ Atualizado: 22:47 - 01.11.2024

Leões, numa noite especial em Alvalade, chegam à mão cheia de golos com Gyokeres a apontar um póquer e Maxi Araújo a estrear-se a marcar. Estrela da Amadora fez pela vida enquanto conseguiu...

Contas fechadas em Alvalade. Uma mão cheia de golos numa noite de sonho (mais uma…) de Viktor Gyokeres que destroçou uma equipa amadorense com um poker. Quatro golos, mais um do estreante do Maxi Araújo, a responder a um Estrela que fez pela vida, sobretudo na primeira parte, a jogar no campo todo, mas a cometer alguns erros defensivos que a imparável máquina sueca não desperdiçou.

Acabou o jogo!

Vão jogar-se mais dois minutos em Alvalade.

86': Livre perigoso para o Sporting. Gyokeres vai marcar.

Excelente assistência de Daniel Bragança num excelente desenho para o golo do extremo uruguaio!

86': Não fez Edwards... fez Maxi Araújo! O internacional uruguaio estreia-se a marcar pelo leões num belo remate cruzado pelo corredor esquerdo! 5-1 para os leões!

85': Edwards quase faz o 5.º golo em Alvalade. Excelente cruzamento da esquerda e inglês, de primeira, ao segundo poste, atirou por cima!

Números oficiais: estão esta noite 41.282 espectadores em Alvalade.

80': Ferro viu cartão amarelo, o segundo para o central amadorense nesta Liga.

80': Última alteração nos leões. Sai Francisco Trincão e entra Conrad Harder para os últimos minutos.

O último havia acontecido em março de 2017, com a autoria de Bas Dost, numa partida diante do Tondela.

É o primeiro poker do avançado com a camisola dos leões.

A nota artística do quarto golo com a assinatura de Gyokeres

73': Sai Léo Cordeiro para entrar um outro 'velho' conhecido dos leões: Alan Ruiz também vai a jogo.

72': Volta a mexer o Sporting. Sai Pedro Gonçalves e Debast, entram Edwards e Matheus Reis

69': E vão... quatro! Todos com a assinatura de Gyokeres! Mais um lance de contrataque de Trincão, que volta a assistir o sueco que ainda antes de atirar à baliza consegue retirar um adversário do caminho!

68': Sporting responde. Sai Hjulmand, capitão de equipa, muito aplaudido (de pé pelos adeptos) para entrar Morita.

67': nova mexida no Estrela. Sai Rodrigo Pinho, o autor do golo, para entrar Kikas. Equipa da Amadora refresca o ataque

Rodrigo Pinho tem estado no melhor e no pior do Estrela da Amadora.

60': Trincão quase marca! Bola sai muito perto do poste da baliza de Bruno Brígido.

Estrela continua a ameaçar o leão. Sempre a espreitar o ataque rápido e a colocar o Sporting em sentido. Lance do golo de Rodrigo Pinho, que seria o segundo para o brasileiro, gelou Alvalade, mas acabaria por não ser validado devido a mão do atacante amadorense.

57': Estrela volta a marcar em Alvalade! Rodrigo Pinho coloca a bola na baliza, mas o avançado joga a bola com a mão e golo acaba por não valer. Tudo na mesma.

54': Nani respondeu com um remate por cima que ameaçou a baliza de Israel.

Nani entrou para o lugar de Dramé.

Grande salva de palmas na entrada de Nani. Adeptos não esquecem jogador formado nos leões que regressa a uma casa que bem conhece!

49': Debast arrisca de longa distância mas Brígido, seguro, agarra.

47': Dramé cai no relvado e fica alguns minutos a ser assistido.

No Estrela também Bucca e Paulo Moreira não entram neste segundo tempo. Para os seus lugares entraram Igor Jesus e André Luiz.

Nota para as alterações. No Sporting Gonçalo Inácio ficou no balneário para dar entrada a St. Juste.

Já se joga a segunda parte em Alvalade.

O sueco apontou o 4.º hatrick com a camisola dos leões. Em duas ocasiões diante do Farense, uma com o Boavista e esta noite com o Estrela da Amadora.

Este o último golo de Gyokeres, o terceiro em 45 minutos.

Foram 45 minutos de um jogo com momentos muito positivos. Quatro golos na primeira parte com um Gyokeres intratável. Três golos, mais uma mão cheia de lances vistosos a dar tranquilidade diante de um adversário que nunca deixou de criar problemas. Rodrigo Pinho, que esteve no pior (um lance incrível aos 26') e um golo que animou a equipa amadorense que só não foi mais feliz porque teve pela frente um Franco Israel muito inspirado a evitar males maiores em várias ocasiões. Jogo aberto em Alvalade, muitos motivos de interesse, a adivinhar mais golos na segunda parte.

Fim da primeira parte em Alvalade.

Nani sempre lembrado em Alvalade

45+2': Enorme defesa de Franco Israel a remate de Bucca. Estrela esteve perto de fazer o segundo.

44': Cartão amarelo para Léo Cordeiro

Vão jogar-se mais quatro minutos nesta segunda parte.

39': Gyokeres não desperdiça e marca o terceiro para os leões. Grande penalidade sem hipótese para Brígido! Hatrick para o sueco!

Gyokeres pode fazer o terceiro para os leões

VAR chama Bruno Vieira e expulsão a Bucca acaba por ser retirado. Sporting continua com penálti mas Bucca fica em jogo.

37': Depois de enorme defesa de Brígido a remate de Pedro Gonçalves, Bucca coloca a mão na bola e é penálti para os leões!

35': Estrela reduz o marcador! Rodrigo Pinho, muito oportuno, sem marcação, faz o 2-1 e deixa jogo em aberto!

Assistência de Francisco Trincão para o avançado que dispirou forte sem hipótese para Brígido!

30': E vão dois! Quem mais? Gyokeres, pois claro. Avançado sueco bisa na partida! 2-0 para os leões!

Com o golo desta noite, Viktor Gyokeres igualou Lewandowski como o jogador com mais golos no futebol europeu (todas as competições de clubes): 17 golos em 16 jogos

26': Rodrigo Pinho com um lance para os... apanhados. Avançado, com tudo para marcar, depois de Israel fazer uma defesa apertada, o avançado atirou por cima!

13.º golo para o avançado sueco na prova! Golo 60 com a camisola dos leões a desbloquear uma partida complicada nestes primeiros minutos! Depois de uma má abordagem de Ferro, central amadorense, o sueco aparece na cara de Bruno Brígido e não perdoou.

20': Está feito o primeiro! Gyokeres marca para os leões!

15': Primeiros minutos de um jogo animado em Alvalade. O Sporting com mais iniciativa, diante de um Estrela da Amadora a provar de que pode ser perigoso sobretudo no jogo exterior. Bucca e Nilton Varela, muito ativos, já criaram desequilíbrios e Bucca, aos 10', este perto de abrir o marcador mas chegou atrasado.

Minuto 11 em Alvalade e os adeptos lembraram... Nuno Santos. Todos de pé a aplaudir o esquerdino que, recorde-se, sofreu uma grave lesão no joelho direito e não joga mais esta época.

8' Primeiro lance de perigo para o Sporting! Lance de Daniel Bragança a entrar na área, a bola ressalta em Dramé e quase traiu Bruno Brígido

6' Jogo começa num ritmo elevado com destaque para o corredor esquerdo do Estrela da Amadora com Nilton Varela a ter algumas iniciativas prometedoras.

3' Paulo Moreira leva primeiro cartão amarelo do jogo

Já se joga em Alvalade!

Rúben Amorim aplaudido de pé em Alvalade

Alvalade levantou-se e aplaudiu técnico dos leões, que retribuiu



Equipas já no relvado. Tudo preparado para iniciar a partida em Alvalade.

Rúben Amorim muito aplaudido. Alvalade levantou-se e aplaudiu técnico dos leões que, de forma contida, agradeceu os aplausos

Jogadores recolhem aos balneários e tudo preparado para iniciar a partida em Alvalade.

Bancadas começam a ficar mais compostas. Alvalade veste-se de verde e jogadores cumprem os últimos exercícios de aquecimento antes do arranque da partida.

Na equipa do Estrela nota para um regresso. Jovane Cabral, extremo formado nos leões, que será uma das setas amadorenses nesta partida. Nani, por sua vez, será opção a partir do banco de suplentes.

Entrada do Sporting

Primeira grande manifestação de apoio aos jogadores do Sporting (e também a Rúben Amorim) na entrada para o aquecimento



A ausência de Geny Catamo, segundo A BOLA conseguiu apurar, deveu-se apenas a um caso de gestão física. Recorde-se que Maxi Araújo será aposta no onze dos leões.

Um pormenor na chegada da equipa a Alvalade com o presidente Frederico Varandas a sair do autocarro da equipa lado a lado com Rúben Amorim.

Na equipa leonina nota para a ausência de Geny Catamo que não consta da ficha de jogo. Já o jovem João Simões repete a convocatória e espreita uma estreia com a camisola dos leões.

Há momentos, com o estádio ainda muito pouco composto, nota para a primeira manifestação com o anúncio dos onzes das duas equipas. Para o fim ficou... Rúben Amorim e mesmo assim foi audível um misto de aplausos e assobios...

Κείμενο περιγραφής

Nota para alguma divisão dentro e fora... do recinto dos leões. Muitas conversas entre adeptos tendo, pois claro, Rúben Amorim como tema principal.

Suplentes do E. Amadora: Francisco Meixedo, Cissokho, Keliano, Alan Ruiz, Igor Jesus, Caio Santana, Kikas, Nani e André Luiz.

Treinador:
José Faria

Suplentes do Sporting: Kovacevic, Ricardo Esgaio, Fresneda, St. Juste, Matheus Reis, João Simões, Morita, Edwards e Conrad Harder.

Treinador: Rúben Amorim

Em relação ao último jogo, com o Nacional, para a Taça da Liga, há apenas três resistentes: Morten Hjulmand, Gonçalo Inácio e Maxi Araújo.

Onze do E. Amadora: Bruno Brígido; Danilo Veiga, Issiar Dramé e Ferro; Rúben Lima, Nilton Varela, Léo Cordeiro (C) e Leonel Bucca; Paulo Moreira, Rodrigo Pinho e Jovane Cabral

Onze do Sporting: Franco Israel; Debast, Diomande e Gonçalo Inácio; Quenda, Hjulmand (C), Daniel Bragança e Maxi Araújo; Trincão, Pedro Gonçalves e Gyokeres

Já há onzes!

Rúben Amorim e Frederico Varandas entraram lado a lado em Alvalade.

Os leões já chegaram. «Nós somos campeões», cantou-se na chegada do autocarro do Sporting.

Equipa leonina já chegou ao estádio

«Nós somos campeões», cantou-se na chegada do autocarro dos leões



Visitantes foram os primeiros a chegar. Gritou-se por Nani.

Grande perímetro de segurança e algumas centenas de adeptos aguardam a chegada do autocarro do Sporting.

Adeptos do Sporting aguardam equipa

Grande perímetro de segurança e algumas centenas de adeptos esperam o autocarro dos leões



Tarja contra Amorim nas imediações de Alvalade



Recorde-se que o senhor que se segue, tal como A BOLA adiantou, será João Pereira, técnico da equipa B dos leões, que irá estrear-se com o Amarante para a Taça de Portugal.

Recorde-se que esta será a primeira das últimas três partidas que o técnico dos leões ainda vai orientar a equipa. Hoje com o Estrela da Amadora, com o Manchester City, também em Alvalade para a Liga dos Campeões e, por fim, na deslocação a Braga.

Aguarda-se, com expetativa, no final da partida desta noite, todas as justificações de Amorim. Uma promessa dada pelo próprio na antevisão ao duelo com os amadorenses.

Foi desta forma que os leões se despediram de Rúben Amorim, lembrando os títulos que o técnico conquistou ao longo dos quase cinco anos de leão ao peito.

Boa tarde. Sporting e Estrela da Amadora esgrimem forças esta noite em Alvalade. Uma partida marcada, sobretudo, pelo anúncio oficial da saída de Rúben Amorim para o Manchester United.