SC Braga-Boavista: arsenalistas não perdoam e já ameaçam Benfica e FC Porto

Eduardo Pedrosa Marques • 13:45 - 26.01.2025/ Atualizado: 22:32 - 26.01.2025

Fran Navarro (14' e 69') e Ricardo Horta (33') dão conforto (quase absoluto) aos arsenalistas numa noite de inverno puro no Minho. Rodrigo Abascal teve uma reação absolutamente despropositada com Gabri Martínez e foi expulso (80')

Muito obrigado por ter estado desse lado, caro leitor. Continue na nossa companhia porque dentro de instantes iremos trazer-lhe toda a reportagem e também a crónica deste clássico entre SC Braga e Boavista, relativo à 19.ª jornada da Liga e que os guerreiros do Minho venceram por 3-0.

Foi na conversão de um penálti que Fran Navarro selou o 3-0 com que o SC Braga bateu o Boavista:

Final da partida! SC Braga 3 Boavista 0. Vitória justíssima (e que até peca por escasso) dos arsenalista. A equipa minhota dominou por completo as operações e ao intervalo já tinha dois golos de vantagem, com tentos apontados por Fran Navarro (14') e Ricardo Horta (33'). A etapa complementar foi... mais do mesmo, ou seja, superioridade quase absoluta dos comandados de Carlos Carvalhal, que nunca permitiram veleidades à formação orientada por Cristiano Bacci. Fran Navarro bisou aos 69 minutos, na conversão de um penálti - falta de Rodrigo Abascal sobre Ismael Gharbi -, com o defesa-central das panteras a ficar ainda pior na fotografia à entrada para os 10 minutos finais, depois de ter tido uma reação absolutamente despropositada com Gabri Martínez, o que lhe valeu o (óbvio) cartão vermelho direto. O SC Braga, que consegue pela primeira vez chegar às três vitórias consecutivas na Liga (tinha ganho a Benfica e Estrela da Amadora nas rondas anteriores) beneficia da derrota do Benfica e do empate do FC Porto e está somente a quatro pontos de águias e dragões. O Boavista aumenta o seu jejum de vitórias e continua na cauda da tabela classificativa, tendo apenas 12 pontos somados nas 19 jornadas já realizadas.

Tempo adicional mínimo: 3 minutos

90+3'

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

86'

Substituição no Boavista, com a saída de Gonçalo Almeida para a entrada de Vukotic.

86'
Substituição

Gonçalo Almeida sai do campo e é substituído por Ilija Vukotic numa substituição tática.

82'

Substituição no Boavista, com a saída de João Barros para a entrada de Alexandre Marques.

O defesa-central do Boavista tem uma reação absolutamente lamentável perante Gabri Martínez e foi, naturalmente, expulso pelo árbitro da partida.

81'
Substituição

João Barros sai do campo e é substituído por Alex Marques numa substituição tática.

81'
Amarelo

Depois de conduta violenta Gabri Martínez vai com razão para o registo de cartões

80'

Cartão vermelho direto a Rodrigo Abascal (Boavista).

80'

Grande defesa de César! Cruzamento da esquerda de Gabri Martínez e cabeceamento de Roger Fernandes para uma excelente intervenção do guarda-redes brasileiro do Boavista.

80'
Vermelho

CARTÃO VERMELHO! - Depois de conduta violenta, Rodrigo Abascal é expulso pelo árbitro

78'

Substituição no SC Braga, com a saída de Niakaté para a entrada de Jónatas Noro.

77'
Substituição

Sikou Niakaté sai do campo e é substituído por Jonatas Noro numa substituição tática.

76'

Substituição no Boavista, com a saída de Joel Silva para a entrada de Tomás Silva.

76'
Substituição

Joel Silva sai do campo e é substituído por Tomás Silva numa substituição tática.

73'

Dupla substituição no SC Braga, com as saídas de Gorby e Ismael Gharbi para as entradas de Diego Rodrigues e El Ouazzani.

73'
Substituição

Jean-Baptiste Gorby sai do campo e é substituído por El Ouazzani numa substituição tática.

73'
Substituição

Ismael Gharbi sai do campo e é substituído por Diego Rodrigues numa substituição tática.

69'

GOLO DO SC BRAGA! Fran Navarro, na transformação do pontapé de penálti, faz o seu segundo golo na partida e o terceiro dos guerreiros do Minho. 3-0.

69'
Golo (P)

'G O O O O O L O - Fran Navarro do SC Braga de pé direito marca o penalti. esteve perto de defender.'

68'

Penálti para o SC Braga! Falta de Rodrigo Abascal sobre Ismael Gharbi. A decisão do árbitro da partida foi pronta e os arsenalistas têm uma soberana oportunidade para aumentarem a contenda.

66'

Ameaça Robert Bozeník! Cruzamento de Joel Silva e cabeceamento do ponta de lança eslovaco, por cima da barra da baliza à guarda de Lukas Hornicek.

65'

Cartão amarelo a Gorby (SC Braga).

65'
Amarelo

Jean-Baptiste Gorby puxa pela camisola ao jogador do team adversário e é advertido pelo árbitro.

Com a saída de Ricardo Horta, Víctor Gómez passa a ser o capitão do SC Braga.

62'

Dupla substituição no SC Braga, com as saídas de Bruma e Ricardo Horta para as entradas de Gabri Martínez e Roger Fernandes.

62'
Substituição

Ricardo Horta sai do campo e é substituído por Gabri Martínez numa substituição tática.

62'
Substituição

Bruma sai do campo e é substituído por Roger Fernandes numa substituição tática.

61'

Chegada do Boavista à área contrária... em fora de jogo! Gonçalo Almeida tentou desviar a bola de Lukas Hornicek, mas Niakaté conseguiu o corte. O alívio do defesa-central foi contra... Gonçalo Almeida e a bola saiu muito perto do poste direito da baliza arsenalista. O camisola 35 das panteras estava, porém, em posição irregular e o lance foi invalidado.

Ricardo Horta podia ter bisado neste lance, aos 38 minutos, mas o capitão do SC Braga falhou um golo... cantado:

51'

O jogo é reiniciado.

Número oficial de espectadores: 4.265

Ricardo Horta, aos 33 minutos, aumentou a vantagem para o SC Braga:

48'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

Início da segunda parte!

46'

Início da segunda parte.

INTERVALO! SC BRAGA 2 BOAVISTA 0. Resultado absolutamente natural face ao domínio dos arsenalistas. A primeira parte foi praticamente toda jogada no meio-campo ofensivo dos bracarenses, sendo que das várias aproximações à baliza de César houve duas que... foram letais. Fran Navarro (14') e Ricardo Horta (33') deram corpo à supremacia dos comandados de Carlos Carvalhal, que, desta forma, vão para o descanso com uma vantagem confortável. Os axadrezados têm tentado reagir à adversidade, mas a formação orientada por Cristiano Bacci está muito curta e ainda não conseguiu incomodar verdadeiramente Lukas Hornicek.

47'

Grande corte de Marco Ribeiro! Cruzamento da direita de Víctor Gómez (mais um..), com o (hoje) lateral-direito do Boavista a ir ao relvado fazer um carrinho e impedir que a bola chegasse a Bruma, que, nas suas costas, estava já preparado para faturar.

45+3'

Terminou! O árbitro apita para o intervalo

45+3'

O jogo é reiniciado.

Fran Navarro colocou o SC Braga na frente do marcador aos 14 minutos:

45+2'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

Tempo adicional mínimo: 1 minuto

Autêntico dilúvio em Braga! O melhor elogio que se pode fazer à estrutura bracarense é que o relvado, para já, continua em boas condições. Mas a água que cai no Minho... só visto.

45+1'

A segunda parte vai-se prolongar por mais 1 minuto(s).

Vítor Carvalho, logo aos 7 minutos, cabeceou a rasar o poste:

43'

Tenta reagir o Boavista! Remate de fora da área de Manuel Namora para defesa atenta de Lukas Hornicek.

38'

Que desperdício! Cruzamento da direita de Víctor Gómez e Ricardo Horta, completamente sozinho no interior da área (e com tempo para tudo...), rematou de primeira, por cima da barra da baliza dos boavisteiros. O capitão dos arsenalistas não costuma perdoar neste tipo de lances...

33'

GOLO DO SC BRAGA!! Assistência de Bruma e Ricardo Horta, junto à marca de penálti, atira de pé esquerdo para o 2-0.

33'

G O O O O O L O - Ricardo Horta marca de pé esquerdo!

Assistência

Ibrahima Camará está recuperado e pode continuar a dar o seu contributo à equipa. A partida foi já retomada.

31'

O jogo é reiniciado.

30'

Tenta reagir o Boavista! Cruzamento da esquerda de Joel Silva, Robert Bozeník tentou o cabeceamento para a baliza arsenalista, mas a impulsão do ponta de lança internacional eslovaco não foi suficiente para chegar à bola.

30'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

24'

Estava mesmo a pedir! Bruma apanhou uma bola à entrada da área, vinda de um corte da defensiva boavisteira após canto batido por Ismael Gharbi, e, de primeira, sem deixar bater, tentou a sua sorte, mas o tiro do internacional português saiu ao lado do poste direito da baliza de César.

19'

Mais SC Braga (e outra vez em fora de jogo)! Passe de rotura de Bruma para Fran Navarro, com o ponta de lança, já no interior da área, a rematar para uma excelente intervenção de César. O espanhol estava, porém, em posição irregular e que foi devidamente assinalada pela equipa de arbitragem.

14'

GOLO DO SC BRAGA! Cruzamento da direita de Víctor Gómez, César ainda consegue o desvio, mas, na recarga, Fran Navarro, à boca da baliza, encosta para o fundo das redes. 1-0.

14'

G O O O O O L O - Finalização fácil de Fran Navarro do SC Braga encosta de pé direito para a baliza deserta!

10'

Que oportunidade para o SC Braga! Transição rápida dos arsenalistas, na sequência de um pontapé de canto a favorecer o Boavista, passe de Ismael Gharbi para Bruma que, já dentro da área, remata em jeito fazendo a bola passar a milímetros do poste esquerdo da baliza defendida por César. O camisola 7 dos guerreiros do Minho estava, ainda assim, em posição irregular, pelo que a infração foi devidamente assinalada por Hélder Malheiro, árbitro nomeado para esta partida.

7'

Mais uma tentativa do SC Braga! Livre batido por Ricardo Horta do lado direito e cabeceamento de Vítor Carvalho a rasar o poste esquerdo da baliza axadrezada.

3'

Grande corte de Filipe Ferreira! Cruzamento da esquerda de Ismael Gharbi para o segundo poste, Niakaté estava preparado para o desvio final, mas o defesa-central do Boavista, com uma ação absolutamente decisiva, impediu males maiores para a baliza defendida por César.

1'

O SC Braga sai com a bola, a partida começou!

1'

O árbitro inicia o jogo.

Início da partida!

As três equipas sobem ao relvado do Estádio Municipal de Braga. Está uma noite de puro inverno no Minho e isso tem naturais reflexos nas bancadas do anfiteatro bracarense que estão bastante despidas. Há, ainda assim, resistentes, sendo que à maioria de aficionados dos arsenalistas juntam-se também algumas centenas de simpatizantes dos axadrezados.

Nota de realce para o resultado do FC Porto diante do Santa Clara e que pode alavancar ainda mais... o SC Braga. O empate (1-1) entre dragões e açorianos, registado num duelo que terminou há instantes, pode permitir aos arsenalistas ficarem ainda mais perto do 3.º lugar. Os azuis e brancos estão nessa posição em igualdade pontual com o Benfica (ambos com 41 pontos), pelo que um triunfo dos guerreiros do Minho esta noite permitir-lhes-á chegar aos 37 pontos e ficar a apenas 4 de dragões e águias.

Já por parte do Boavista, nota para as ausências de Augusto Dabó e Vukotic. O lateral-esquerdo internacional pela Guiné-Bissau sofreu uma lesão muscular que o obrigará a estar fora de combate durante algumas semanas, ao passo que o médio internacional por Montenegro trabalhou de forma limitada durante a semana e vai iniciar a partida desta noite no banco de suplentes.

Do lado do SC Braga, o grande destaque vai para a estreia absoluta de Francisco Chissumba na equipa principal. O jovem lateral-esquerdo, de apenas 19 anos, é um filho da casa, uma vez que fez toda a sua formação nos guerreiros do Minho, sendo que depois de passar pelos sub-23 e pela equipa B tem agora a sua oportunidade na elite bracarense. Na época em curso, assinale-se, Francisco Chissumba (que é internacional português desde os sub-16 até aos sub-20), participou em duas partidas pelos juniores dos minhotos, às quais soma 16 pela equipa B (um golo e duas assistências).

Cristiano Bacci, treinador do Boavista, muda quatro peças relativamente à partida da passada segunda-feira, com o Casa Pia (2-3). Saem Augusto Dabó, Miguel Reisinho, Vukotic e Bruno Onyemaechi, entram Joel Silva, Ibrahima Camará, Seba Pérez e João Barros.

Carlos Carvalhal, treinador do SC Braga, faz uma mini-revolução no onze tendo como termo de comparação o jogo da passada quinta-feira, diante do Union St. Gilloise (1-2), para a Liga Europa. Saem Robson Bambu, Paulo Oliveira, Roger Fernandes, João Moutinho, Gabri Martínez e El Ouazzani, entram Víctor Gómez, Bright Arrey-Mbi, Francisco Chissumba, Vítor Carvalho, Ismael Gharbi e Fran Navarro.

Boavista (treinador): Cristiano Bacci

Boavista (suplentes): Tomé Sousa (76), Vukotic (18), Tiago Machado (23), Alexandre Marques (73), Diego Llorente (74) e Tomás Silva (75)

Boavista (titulares): César (1); Gonçalo Almeida (35), Rodrigo Abascal (26), Filipe Ferreira (20) e Joel Silva (16); Marco Ribeiro (88), Ibrahima Camará (2), Seba Pérez (24) C e João Barros (71); Manuel Namora (17) e Robert Bozeník (9)

SC Braga (treinador): Carlos Carvalhal

SC Braga (suplentes): Matheus (1), João Moutinho (8), El Ouazzani (9), Roger Fernandes (11), Paulo Oliveira (15), Adrián Marín (19), Diego Rodrigues (50), Jónatas Noro (53) e Gabri Martínez (77)

SC Braga (titulares): Lukas Hornicek (91); Víctor Gómez (2), Niakaté (4), Bright Arrey-Mbi (26) e Francisco Chissumba (55); Vítor Carvalho (6) e Gorby (29); Ricardo Horta (21) C, Ismael Gharbi (20) e Bruma (7); Fran Navarro (39)

Árbitro: Hélder Malheiro (AF Lisboa); Assistentes: Gonçalo Vaz Freire e Hugo Coimbra; 4.º Árbitro: Bruno Vieira; VAR/AVAR: Bruno Costa/João Pedro Morte

Já há equipas oficiais!

Na primeira volta, no Estádio do Bessa, o SC Braga venceu o Boavista por 1-0, com o único golo do desafio a ser apontado por Roberto Fernández, ponta de lança que entretanto já deixou os arsenalistas, tendo sido emprestado ao Espanhol.

Eis a projeção de Cristiano Bacci, técnico do Boavista:

Recorde a antevisão de Carlos Carvalhal, treinador do SC Braga:

Em sentido inverso, a formação orientada por Cristiano Bacci quer colocar fim à pior fase desta época. O Boavista soma apenas dois triunfos no campeonato - na 1.ª e na 10.ª jornadas, frente a Casa Pia (1-0) e Gil Vicente (2-1), respetivamente (e ambos fora de casa, curiosamente) - pelo que a última vez que saboreou os três pontos, no caso, em Barcelos, foi já há quase três meses: 2 de novembro de 2024. Daí para cá, as panteras entraram numa espiral extremamente negativa e estão há oito jogos sem vencer: derrotas com Rio Ave (0-2), Sporting (2-3), FC Porto (0-4), Arouca (1-3) e Casa Pia (2-3), e empates diante de Nacional (0-0), Farense (1-1) e Aves SAD (0-0). O pecúlio tem sido, percebe-se, demasiado fraco e os boavisteiros terão de arrepiar caminho o quanto antes para não reforçarem ainda mais o espetro da descida de divisão. E nos últimos três jogos... perderam os três.

Os comandados de Carlos Carvalhal têm um fator de motivação acrescido para o jogo desta noite: conseguirem, pela primeira vez esta época, três vitórias consecutivas na Liga. É certo que os bracarenses vêm de um desaire diante do Union St. Gilloise (1-2), mas foi num encontro europeu. Antes disso, e olhando apenas ao campeonato, o SC Braga derrotou Benfica (2-1) e Estrela da Amadora (1-0), pelo que novo triunfo permite-lhes escrever uma nova página na temporada em curso.

O SC Braga chega a esta partida no 4.º lugar da classificação (34 pontos), ao passo que o Boavista está afundado no último posto (12 pontos). Em caso de triunfo, os guerreiros reforçam a sua posição e encurtam distâncias para o Benfica, que ontem foi derrotado pelo Casa Pia (1-3), ao passo que se o triunfo sorrir às panteras, então dar-se-á o empate pontual com o Farense, na cauda da tabela, isto porque os leões de Faro foram derrotados, ontem, pelo Rio Ave (1-2), e também com o Aves SAD, que só joga amanhã, na receção ao Gil Vicente.

A 19.ª jornada da Liga passa pelo Minho, mais propriamente pela cidade dos arcebispos, onde, na noite deste domingo (20.30 horas), SC Braga e Boavista medem forças na Pedreira. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este embate e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!