Final da partida! Rio Ave 3 Gil Vicente 0. Os vila-condenses regressam aos triunfos seis jogos depois - a última vitória tinha sido diante do Casa Pia (1-0), a 11 de fevereiro - e coloca também fim a uma série de cinco empates consecutivos. Esta fase, de seis partidas consecutivas a pontuar, passa a ser a melhor da formação orientada por Luís Freire na presente temporada. João Teixeira, Yakubu Aziz (de penálti) e Joca fizeram os golos dos rioavistas que, desta forma, chegam aos 29 pontos e passam a respirar bem melhor na tabela classificativa. Ao invés, o Gil Vicente chegou ao sexto jogo consecutivo sem vencer - o último triunfo foi a 18 de fevereiro, frente ao Estoril (3-1). O conjunto de Barcelos mantém os mesmos 28 pontos com que entrara para esta ronda e continua, assim, sem poder respirar de alívio.
Rio Ave bate Gil Vicente de forma expressiva e dá passo importante rumo à permanência
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
Posse de bola: Rio Ave: 50%, Gil Vicente: 50%.
TERMINOU A ANÁLISE DO VAR - Após a verificação do VAR, não há alterações à decisão inicial.
NÚMERO OFICIAL DE ESPECTADORES: 3.085
A segunda parte vai-se prolongar por mais 3 minuto(s).
Posse de bola: Rio Ave: 51%, Gil Vicente: 49%.
Pedro Tiba sai do campo e é substituído por Mory Gbane numa substituição tática.
Posse de bola: Rio Ave: 51%, Gil Vicente: 49%.
Lance em Tidjany Touré viu o segundo cartão amarelo e deixou o Gil Vicente reduzido a 10 elementos:
Mateo Tanlongo sai do campo e é substituído por Zé Manuel numa substituição tática.
Foi assim que Joca, ao minuto 63, apontou o 3-0 a favor do Rio Ave:
Posse de bola: Rio Ave: 50%, Gil Vicente: 50%.
João Teixeira sai do campo e é substituído por Vítor Gomes numa substituição tática.
Cerca de um quarto de hora para o final da partida e o vencedor está praticamente encontrado. O Rio Ave vence por 3-0 e joga com mais um elemento, pelo que é muito pouco crível que o Gil Vicente ainda consiga inverter o rumo dos acontecimentos.
Posse de bola: Rio Ave: 51%, Gil Vicente: 49%.
Fábio Ronaldo sai do campo e é substituído por Umaro Embalo numa substituição tática.
Marios Vrousai sai do campo e é substituído por Adrien Silva numa substituição tática.
Martim Neto sai do campo e é substituído por Felix Correia numa substituição tática.
Kanya Fujimoto sai do campo e é substituído por Jesus Castillo numa substituição tática.
Posse de bola: Rio Ave: 50%, Gil Vicente: 50%.
Mais uma soberana ocasião de golo para o Rio Ave! Cruzamento da esquerda de Yakubu Aziz e Costinha, no coração da área, viu o seu remate ser intercetado em última instância por Leonardo Buta, com o lateral-esquerdo do Gil Vicente a impedir males maiores para a baliza de Andrew.
A assistência para o golo é de Fábio Ronaldo.
Posse de bola: Rio Ave: 50%, Gil Vicente: 50%.
TERMINOU A ANÁLISE DO VAR - Após a verificação do VAR, não há alterações à decisão inicial.
O Rio Ave chega ao terceiro! Fábio Ronaldo, já dentro da área, descaído para o flanco esquerdo, tirou um cruzamento venenoso e Joca, ao segundo poste, só teve de encostar para o fundo da baliza deserta. 3-0.
G O O O O O L O - Joca do Rio Ave encosta com o pé direito. Uma finalização fácil para Joca
CARTÃO VERMELHO! - Tidjany Toure recebe segundo amarelo e vai para a rua!
Segundo cartão amarelo a Tidjany Touré! Aos 61 minutos, o Gil Vicente fica reduzido a 10 elementos e a tarefa dos comandados de Vítor Campelos prevê-se ainda mais complicada.
Foi com este remate que Pedro Tiba ficou perto de reduzir a desvantagem do Gil Vicente nos instantes iniciais da etapa complementar:
Posse de bola: Rio Ave: 49%, Gil Vicente: 51%.
Posse de bola: Rio Ave: 49%, Gil Vicente: 51%.
Bela oportunidade para o Gil Vicente! Pedro Tiba, à entrada da área, disparou de pé esquerdo, mas Jhonatan seguiu a trajetória da bola e, com uma defesa de recurso, impediu o golo do médio gilista.
As duas alterações promovidas por Vítor Campelos ao intervalo não deram origem a qualquer alteração tática. Zé Carlos está a jogar como lateral-direito, posição que era ocupada por Alex Pinto, e Maxime Dominguez está colocado no corredor direito do ataque, lugar que foi de Murilo nos primeiros 45 minutos.
Posse de bola: Rio Ave: 49%, Gil Vicente: 51%.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Alex Pinto sai do campo e é substituído por Ze Carlos numa substituição tática.
Murilo sai do campo e é substituído por Maxime Dominguez numa substituição tática.
Início da segunda parte.
Tidjany Touré, aos 37 minutos, foi o autor do único remate enquadrado do Gil Vicente em toda a primeira parte:
A grande penalidade convertida por Yakubu Aziz, perto do intervalo, que deu ainda mais conforto aos rioavistas:
O golo de João Teixeira, à passagem da meia hora, que colocou o Rio Ave na frente do marcador:
Intervalo! Rio Ave 2 Gil Vicente 0. Resultado justo no final da primeira parte. Os vila-condenses estão a fazer jus ao fator casa e tem assumido as rédeas do desafio. Já depois de Costinha (por duas vezes) e Joca terem ameaçado, eis que João Teixeira, à passagem da meia hora, colocou mesmo os comandados de Luís Freire (hoje a ver o jogo na bancada, uma vez que está a cumprir castigo) na frente. O número 7 aproveitou uma assistência de Joca e, de pé esquerdo, atirou a contar. Tidjany Touré (37') foi o autor do único remate enquadrado da formação de Vítor Campelos durante a primeira parte, mas, na circunstância, Jhonatan demonstrou toda a sua atenção e amarrou com segurança. O descanso não chegaria sem novo golo, com Yakubu Aziz, de penálti (mão na bola de Martim Neto na sequência de um livre direto apontado por Marious Vrousai), a aumentar a vantagem rioavista. O emblema minhoto terá de fazer muito mais na etapa complementar se quiser dar a volta aos acontecimentos...
Terminou! O árbitro apita para o intervalo
Posse de bola: Rio Ave: 47%, Gil Vicente: 53%.
Aumenta o Rio Ave! Yakubu Aziz, na transformação do pontapé de penálti, atira a contar e aumenta a vantagem do Rio Ave. 2-0.
G O O O O O L O - Abdul-Aziz Yakubu do Rio Ave de pé direito marca o penalti. Andrew escolheu mal o lado.
Penálti para o Rio Ave! Livre direto de Marious Vrousai, a bola bate na barreira gilista e Gustavo Correia, árbitro da partida, entende que Martim Neto desvia a bola com o braço.
Posse de bola: Rio Ave: 46%, Gil Vicente: 54%.
Primeiro remate enquadrado do Gil Vicente no jogo! Tidjany Touré, à entrada da área e ligeiramente descaído para a esquerda, atira forte e colocado, mas Jhonatan foi ao relvado e amarrou com segurança.
Posse de bola: Rio Ave: 44%, Gil Vicente: 56%.
A assistência para o golo é de Joca.
Marca João Teixeira para o Rio Ave! Assistência primorosa de Joca e João Teixeira, à entrada da área, remata de pé esquerdo para o fundo das redes da baliza de Andrew. Está aberto o ativo em Vila do Conde com o Rio Ave a consubstanciar o domínio que tem vindo a apresentar. 1-0.
Posse de bola: Rio Ave: 46%, Gil Vicente: 54%.
O lance em que Joca quase conseguiu inaugurar o marcador:
Posse de bola: Rio Ave: 50%, Gil Vicente: 50%.
O momento em que Costinha, logo aos 5 minutos, ficou perto do golo:
Outra vez o Rio Ave! Cruzamento da direita de Costinha e desvio de primeira de Fábio Ronaldo para defesa atenta de Andrew. Os vila-condenses estão a intensificar o domínio e a acercar-se cada vez mais da baliza gilista...
Posse de bola: Rio Ave: 52%, Gil Vicente: 48%.
Grande oportunidade para o Rio Ave! Excelente jogada individual de Joca que, já dentro da área e depois de tirar um adversário do caminho, rematou cruzado, de pé esquerdo, valendo aos gilistas o extraordinário corte de Gabriel Pereira, quase em cima da linha de golo. Andrew já estava batido e não fosse a intervenção do defesa-central o Rio Ave teria ganho vantagem...
Primeira chegada do Gil Vicente à grande área contrária. Fujimoto rematou de meia-distância, mas o tiro do japonês desviou num companheiro de equipa e saiu pela linha final, não causando qualquer perigo a Jhonatan.
Posse de bola: Rio Ave: 53%, Gil Vicente: 47%.
Posse de bola: Rio Ave: 52%, Gil Vicente: 48%.
Costinha, já dentro da área, remata de pé esquerdo, mas à figura de Andrew.
O Gil Vicente joga, esta tarde, em 4x2x3x1. Andrew é o guarda-redes, sendo escudado por um quarteto defensivo composto por Alex Pinto (à direita), Gabriel Pereira e Rúben Fernandes (ao centro) e Leonardo Buta (à esquerda). Pedro Tiba e Martim Neto formam o duplo pivô do meio-campo. Daí para a frente, Murilo e Tidjany Touré aparecem nos corredores, com Fujimoto a jogar nas costas da referência ofensiva, Depú.
Primeira aproximação perigosa do Rio Ave à baliza do Gil Vicente! Cruzamento da esquerda de Marious Vrousai e Costinha, ao segundo poste, consegue o desvio, fazendo a bola sair a rasar o poste esquerdo da baliza de Andrew.
Posse de bola: Rio Ave: 65%, Gil Vicente: 35%.
O Rio Ave apresenta-se em 3x4x3. Jhonatan é o guarda-redes, sendo que à sua frente alinha um trio de centrais composto por Renato Pantalon, Aderllan Santos e Patrick William. Costinha (à direita) e Marious Vrousai (à esquerda) atuam pelas alas, com Mateo Tanlongo e João Teixeira a aparecerem na zona central do meio-campo. Na frente, Joca e Fábio Ronaldo são os alas que apoiam o ponta de lança, Yakubu Aziz.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
O Gil Vicente sai com a bola, a partida começou!
O árbitro inicia o jogo.
As três equipas já estão a entrar no relvado do Estádio dos Arcos. Depois da cerimónia de apresentação das equipas aos adeptos presentes no recinto vila-condense e da tradicional escolha de campo ou bola por parte dos capitães (Aderllan Santos e Rúben Fernandes) junto da equipa de arbitragem chefiada por Gustavo Correia, ficará tudo pronto para o início do desafio.
Na primeira volta, em Barcelos, houve empate (1-1) entre Gil Vicente e Rio Ave. Miguel Nóbrega adiantou os rioavistas no marcador, Miguel Monteiro empatou para os gilistas. Curiosamente, nenhum dos dois jogadores está na ficha de jogo para a partida de hoje.
Rio Ave (26 pontos) e Gil Vicente (28) entram em campo sabendo que o Farense derrotou, ontem à noite, o Boavista, por 2-0, sendo que, dessa forma, os algarvios passaram a somar 30 pontos e os portuenses mantiveram-se com 29. Além disso, e há mesma hora deste duelo em Vila do Conde, realiza-se no Minho, mais propriamente em Vila Nova, o Famalicão-Vizela, jogo também importante na luta pela permanência no principal escalão do futebol português.
Confira as palavras de Vítor Campelos, treinador do Gil Vicente, antes do duelo diante do Rio Ave:
Recorde a conferência de Imprensa de Luís Freire, treinador do Rio Ave, na antevisão à partida desta tarde:
Assim foi a chegada do Gil Vicente a Vila do Conde:
Chegada dos jogadores do Rio Ave ao Estádio dos Arcos:
A tarde está amena em Vila do Conde, com a brisa habitual nesta zona do País, mas as condições climatéricas parecem ser as melhores para o espetáculo. O relvado do Estádio dos Arcos também está em excelente estado e, como tal, parece estar tudo pronto para um duelo interessante entre Rio Ave e Gil Vicente.
Também Vítor Campelos, técnico do Gil Vicente, mexe em quatro peças relativamente à equipa que apresentara na última ronda, frente ao Famalicão (1-2): saem Mory Gbane, Maxime Dominguez, Ali Alipour e Félix Correia (todos por opção técnica, sendo que, hoje, estão todos sentados no banco de suplentes), jogando de início Pedro Tiba, Fujimoto, Depú e Tidjany Touré.
Luís Freire, treinador do Rio Ave, promove quatro alterações no onze inicial, tendo como termo de comparação a partida da jornada anterior, diante do Boavista (0-0): saem Josué e Amine (ambos devido a lesão), Emmanuel Boateng (devido a castigo) e Umaro Embaló (por opção), entrando para os seus lugares Renato Pantalon, Mateo Tanlongo, Marious Vrousai e Joca.
GIL VICENTE (treinador): Vítor Campelos
GIL VICENTE (suplentes): Kritciuk (33), Zé Carlos (2), Kiko Pereira (5), Jesús Castillo (6), Maxime Dominguez (8), Ali Alipour (9), Mory Gbane (24), Jonathan Buatu (39) e Félix Correia (70)
GIL VICENTE (titulares): Andrew (42); Alex Pinto (67), Gabriel Pereira (13), Rúben Fernandes (26) C e Leonardo Buta (23); Fujimoto (10), Pedro Tiba (25) e Martim Neto (76); Murilo (77), Depú (29) e Tidjany Touré (7)
RIO AVE (treinador): Luís Freire
RIO AVE (suplentes): Magrão (82), Vítor Gomes (8), Umaro Embaló (11), Adrien Silva (15), Ukra (17), João Graça (21), Devenish (24), Hélder Sá (28) e Zé Manuel (70)
RIO AVE (titulares): Jhonatan (18); Patrick William (4), Aderllan Santos (33) C e Renato Pantalon (42); Costinha (20), Mateo Tanlongo (5), João Teixeira (7) e Marious Vrousai (27); Fábio Ronaldo (77), Yakubu Aziz (81) e Joca (14)
ÁRBITRO: Gustavo Correia (AF Porto); ASSISTENTES: Inácio Pereira e Luís Costa; 4.º ÁRBITRO: Rui Lima; VAR/AVAR: Rui Oliveira e Carlos Campos
Já há equipas oficiais!
A tabela classificativa não deixa margem para dúvidas e diz que Rio Ave e Gil Vicente têm de continuar a batalhar pelos pontos para fugirem os lugares perigosos:
Ao invés, a formação de Barcelos vive a pior fase da temporada, uma vez que já não vence há... cinco jogos: empates com FC Porto (1-1), Casa Pia (0-0) e Chaves (0-0), e derrotas diante de SC Braga (1-2) e Famalicão (1-2).
O conjunto de Vila do Conde chega a esta ronda num momento positivo, uma vez que não perde há cinco jogos consecutivos. Mas nesse período também... não ganhou: cinco empates seguidos - Sporting (3-3), Moreirense (0-0), SC Braga (0-0), Farense (1-1) e Boavista (0-0).
Rio Ave e Gil Vicente medem forças a partir das 15.30 horas, numa partida da 28.ª jornada da Liga que vai realizar-se no Estádio dos Arcos, em Vila do Conde. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este encontro que é de extrema importância para as duas equipas que, recorde-se, ainda estão na luta pela permanência no principal escalão do futebol português. Venha daí connosco, caro leitor. Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!