Final da partida! Nacional 3 Aves SAD 1. Vitória que teve tanto de justa quanto de importante para os insulares. Bruno Costa (de penálti), Dudu e Djibril Soumaré apontaram os tentos da formação orientada por Tiago Margarido, tendo Rodrigo Ribeiro reduzido para os avenses. Tudo isto numa primeira parte de loucos! Na etapa complementar, a intensidade manteve-se, mas não mais os ataques conseguiram superiorizaram-se às defesas. A melhor oportunidade de golo pertenceu a Nenê e... a dobrar: o ponta de lança brasileiro teve direito a dois penáltis, mas desperdiçou os dois. Primeiro rematou para defesa de Lucas França, mas o árbitro, alertado pelo VAR, mandou repetir o castigo máximo porque Lucas França se tinha adiantado antes do tempo. Na repetição, Nenê teve... pontaria a mais, atirando ao poste direito. Na sequência do lance, só por milagre é que a bola não entrou na baliza dos insulares. Foi um triunfo extremamente importante para o Nacional (dos 19 pontos que tem 16 foram conquistados em casa, o que diz bem da fortaleza insular que tem sido a Choupana), diante de um Aves SAD que continua na zona perigosa da tabela.
Falha novamente Nenê!! Desta feita, o remate do experiente ponta de lança brasileiro bateu no poste direito da baliza insular.
Desperdiça Nenê!! O experiente ponta de lança claudicou da marca dos 11 metros e o seu remate foi superiormente defendido por Lucas França. Na recarga, e mesmo no meio de uma tremenda confusão, Nenê atirou ao poste, sendo que, ato contínuo, a bola continuou muito perto da linha de baliza e nenhum jogador dos avenses conseguiu fazer o golo.
Intervalo! Nacional 3 Aves SAD 1. Jogaço na Choupana! Os madeirenses colocaram-se em vantagem aos 20 minutos, através de um penálti (falta de Baptiste Roux sobre Daniel Penha) convertido por Bruno Costa, e aumentaram a contenda aos 34 minutos, quando Dudu deu o melhor seguimento a um cruzamento da esquerda de Luís Esteves. Os avenses encurtaram distâncias já em período de compensação, com Rodrigo Ribeiro a corresponder de cabeça a um pontapé de canto cobrado por Lucas Piazón do lado esquerdo (45+3'), mas a primeira parte não terminaria sem novo golo: aos 45+6', Djibril Soumaré estava no sítio certo para desviar subtilmente um remate de José Gomes (na sequência de uma assistência de cabeça de Zé Vítor após canto da esquerda de Daniel Penha) e selou o 3-1 com que se chegou ao intervalo. Os espectadores presentes na Choupana estão a assistir a um excelente espetáculo de futebol! E a etapa complementar (também) promete...
Golo do Nacional!! Pontapé de canto cobrado à esquerda por Daniel Penha, desvio de cabeça de Zé Vítor ao segundo poste, José Gomes remata de pé direito e Djibril Soumaré desvia de forma subtil para o fundo das redes. 3-1.
Golo do Aves SAD!! Pontapé de canto batido à esquerda por Lucas Piazón e Rodrigo Ribeiro, no interior da pequena área, cabeceia para fundo das redes da baliza insular. Está relançado o jogo na Choupana! 2-1.
Golo do Nacional!! Cruzamento da esquerda de Luís Esteves e Dudu, ao segundo poste, desvia subtilmente para o fundo das redes da baliza defendida por Guillermo Ochoa. Os madeirenses aumentam a vantagem. 2-0.
Golo do Nacional!! Bruno Costa converte com êxito a grande penalidade (Guillermo Ochoa ainda tocou na bola...) e coloca os insulares em vantagem no marcador. 1-0.
Está tomada a decisão: Hélder Carvalho anuncia que é penálti a favor do Nacional.