Pode ler AQUI a crónica do encontro, assim como as reações dos treinadores e as notas dos jogadores.
Moreirense-Rio Ave: segundo golo em Moreira de Cónegos!
Equipas em fases distintas na época fecham a 29.ª jornada da Liga
Os ânimos continuam exaltados após o apito final, com Schettine a ser expulso, ele que, por isso, estará fora do jogo com o Sporting na próxima jornada.
Final do jogo: Moreirense 0-2 Rio Ave
Golos de Tiknaz (72') e de João Graça (90') dão a vitória ao Rio Ave, que assim fica muito perto de garantir a manutenção. Excelente exibição da equipa de Petit na 2.ª parte recompensada com três merecidos pontos; o Moreirense sentiu muitas dificuldades em criar perigo e Bacci soma a primeira derrota à frente da equipa.
EXPULSO! - Guilherme Schettine é expulso, por palavras dirigidas ao árbitro.
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
Tiago Morais sai do campo e é substituído por Naziru Shuabiu.
)
Karem Zoabi sai do campo e é substituído por Marious Vrousai.
)
)
O árbitro não aceita as queixas de Nelson Abbey e mostra-lhe o cartão amarelo
O quarto árbitro mostra 7 minuto(s) de descontos
O árbitro não aceita as queixas de Guilherme Schettine e mostra-lhe o cartão amarelo
G O O O O O L O - João Graça do Rio Ave encosta com o pé esquerdo, após uma grande corrida e assistência de Zoabi.
)
)
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Karem Zoabi puxa pela camisola do jogador da equipa adversária e é advertido pelo árbitro.
Benny remata diretamente contra a barreira.
O árbitro anuncia que a falta foi cometida fora da área e é marcado livre para o Moreirense.
O árbitro não aceita as queixas de Brandon Aguilera e mostra-lhe o cartão amarelo
Penálti para o Moreirense! Falta de Abbey sobre Schettine. O VAR está a rever as imagens.
O jogo é reiniciado.
O jogo parou. Os jogadores envolvem-se em conflito e gritam uns com os outros, o árbitro tem de intervir. Yan Maranhão e Panzo desetendem-se e agarram-se um ao outro com alguma agressividade. Tiveram de ser separados pelos colegas.
Yan Maranhão tentou recolher uma bola perdida à entrada da área, mas Miszta foi mais rápido e agarrou o esférico mesmo em cima da linha de área.
Foi o segundo golo da época para o jovem turco de 20 anos.
G O O O O O L O do Rio Ave! Cruzamento de Tiago Morais da esquerda não encontrou nenhum colega de equipa, mas Frimpong precipita-se, faz um alívio para a entrada da área onde aparece Tiknaz a atirar a contar – a bola ainda desviou em Ofori e acabou por escapar por entre os dedos de Kewin.
)
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque Marcelo está deitado no chão, após uma disputa de bola com Brandon Aguilera. O central queixa-se da mão.
Kewin Silva de novo a salvar. Num lance de insistência, Tiknaz leva a bola até à linha de fundo, já perto da baliza e tentou o cruzamento, com o guardião brasileiro, mais uma vez, a afastar o perigo com uma boa intervenção.
Melhor oportunidade do Rio Ave! André Luiz surge na direita da grande área e desfere um remate potente que Kewon Silva defende com dificuldades. A equipa de Petit começa a colocar a defesa do Moreirense em sentido.
O Rio Ave desespera com um mau passe de Tiago Morais, que tentou responder ao bom movimento de Abbey a invadir a área do Moreirense, mas a bola saiu com demasiada força e pela linha de fundo.
O árbitro não aceita as queixas de Jeremy Antonisse e mostra-lhe o cartão amarelo
A intensidade aumenta no início desta 2.ª parte. Ambas as equipas sentem que podem vencer e o Rio ave, nesta fase, controla mais a posse de bola.
Boa combinação entre Antonisse e Frimpong com novo cruzamento perigoso do lateral a partir da esquerda, mas a bola passou por todos os jogadores de ataque do Rio Ave e ninguém a conseguiu desviar.
O remate de Cédric Teguia (2') ao poste, a melhor oportunidade do encontro até ao momento:
Início da segunda parte.
Intervalo: Moreirense 0-0 Rio Ave
Teguia acertou no poste logo aos 2' e deu o mote para um início de jogo forte do Moreirense, mas que terminou passados 10 minutos. João Novais, por duas vezes, não concretizou oportunidades prometedoras, mas o equilíbrio é a nota dominante, com ambas as equipas a querem jogar ao ataque.
O árbitro apita para o intervalo
O quarto árbitro mostra 1 minuto(s) de descontos
Teguia encontra Benny entrelinhas e o avançado faz um remate em posição frontal, contando ainda com um desvio de Schettine, mas Miszta recolhe a bola com facilidade.
Duas oportunidades consecutivas para o Rio Ave, com João Novais a surgir em boa posição para fazer remates com ambos os pés, que passaram perto da baliza de Kewin. O segundo remate, com o pé direito, foi o mais perigoso, mas saiu por cima.
Tiago Morais varia o flanco para André Luiz (grande passe) e o brasileiro flete para dentro, antes de rematar contra a muralha defensiva do Moreirense.
Incursão perigosa de Frimpong pela esquerda, mas a jogada morre após o lateral se atrapalhar. A inspiração anda a fugir de Moreira de Cónegos.
O Moreirense tentou inventar num livre lateral (passe de Benny para Teguia), mas o Rio Ave cortou a bola e lançou um contra-ataque muito perigoso, que Antonisse acabou por cortar graças a um grande sprint que realizou.
Faltam referências ofensivas ao Rio Ave, que parece perdido dada a ausência de Clayton. André Luiz tenta muitas vezes rumar contra o mundo e Karem Zoabi ainda não apareceu em campo (a única estatística em seu nome é um passe concretizado em duas tentativas).
Brandon Aguilera bate um livre lateral com força e para a pequena área, que Kewin Silva só agarra à segunda tentativa - é o primeiro esboço de uma oportunidade que o Rio Ave tem neste jogo.
O apoio dos adeptos do Rio Ave no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas:
O Rio Ave é uma equipa muito apática até ao momento, expectatnte, aguardando por uma falha de um adversário moralizado para atacar.
O Moreirense começa a abrir o livro e ameaça após uma jogada muito bem desenhada, com a bola a variar de flanco e a passar por vários jogadores antes de Teguia deixar o esférico em Sidnei Tavares, que acertou mal na bola e atirou por cima da baliza.
Os cónegos voltam a assustar o Rio Ave. Com passes incisivos, aproximam-se da área rioavista, com Frimpong a fazer um cruzamento venenoso, recolhido por Miszta.
Grande chance para o Moreirense logo aos dois minutos de jogo! Cédric Teguia recebe com espaço na direita, puxa para dentro e faz um remate em arco com o pé esquerdo, que acerta em cheio no poste da baliza de Miszta, que estava batido.
Rio Ave sai com a bola, a partida começou!
O árbitro dá início à partida.
Realiza-se agora um minuto de silêncio em homenagem a Aurélio Pereira.
As equipas já estão em campo e preparam-se para o início do jogo.
Um fator que pode ser hoje determinante: o Moreirense ganhou 24 dos 35 pontos que tem em casa, onde só perdeu com SC Braga e FC Porto. Já o Rio Ave é a pior equipa da Liga a jogar fora de casa - só tem oito pontos e duas vitórias, com Boavista e Farense.
Onze incial do Rio Ave: Miszta; João Tomé, Jonathan Panzo, Andrea Ndoj, Nelson Abbey; Brandon Aguilera, Demir Tiknaz; Tiago Morais, João Novais, André Luiz; Karem Zoabi.
Equipa inicial do Moreirense: Kewin Silva; Michel, Marcelo, Gilberto Batista, Frimpong; Lawrence Ofori, Sidnei Tavares; Benny, Cédric Teguia, Jeremy Antonisse; Guilherme Schettine.
O palco do jogo de hoje, o Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas:
𝐆𝐞𝐭 𝐫𝐞𝐚𝐝𝐲 𝐟𝐨𝐫 𝐢𝐭 💪#TodosABordo #MFCRAFC #ligaportugalbetclic pic.twitter.com/S0nnJ3gq7g
— Rio Ave FC (@RioAve_FC) April 13, 2025
No jogo da 1.ª volta entre estas equipas, o Rio Ave venceu em Vila do Conde por 3-2, na 12.ª jornada da Liga.
Estas são dois dos 14 clubes da Liga que já trocaram de treinador.
Cristiano Bacci rendeu César Peixoto e ainda está invicto à frente do Moreirense, comandando a equipa na melhor série de invencibilidade da época (2 vitórias e 3 empates). Recorde aqui a antevisão de Bacci a este jogo.
Já Petit entrou para o lugar de Luís Freire em novembro e já comandou o Rio Ave em 22 jogos, nos quais somou 8 vitórias, 5 empates e 9 derrotas. Hoje, o técnico quer que a sua equipa dê «o peito às balas».
Alanzinho, Dinis Pinto e Maracás viram o quinto cartão amarelo na Liga frente ao Gil Vicente e, por isso, estão hoje suspensos do encontro com o Rio Ave. O brasileiro é uma baixa de peso, ele que é o melhor marcador da equipa (sete golos) esta época, mas Pinto e Maracás também têm sido utilizados em praticamente todos os jogos.
Mas o Rio Ave também terá de colmatar uma grande ausência: Clayton, o homem-golo da formação com 17 golos na época, está suspenso por ter visto o nono amarelo no campeonato, frente ao Boavista.
A BOLA DA NOITE - CLAYTON NA MIRA DO PORTO
Com a ausência de Alanzinho, Guilherme Schettine é o melhor marcador do Moreirense nesta partida, com seis golos marcados. Do lado do Rio Ave, dada a suspensão de Clayton, Tiago Morais é o melhor marcador da equipa neste encontro (cinco golos).
O Rio Ave atravessa a pior fase da temporada, com quatro derrotas consecutivas na Liga, depois de uma vitória - a única nos últimos nove jogos - com o SC Braga. A equipa ainda sofre golos há 21 encontros seguidos.
Já o Moreirense passa pelo oposto: está na melhor fase da época, com uma invencibilidade de cinco jogos, nos quais sempre marcou
Boa noite! Vamos acompanhar aqui ao minuto todas as incidências do encontro entre Moreirense e Rio Ave, jogo que fecha a 29.ª jornada da Liga.