Moreirense dá a 'cambalhota' ao Arouca e junta-se a Sporting e FC Porto na liderança da Liga

Eduardo Pedrosa Marques • 11:40 - 18.08.2024/ Atualizado: 17:34 - 18.08.2024

David Simão abriu o ativo para os lobos, mas Luís Asué, Alanzinho (de penálti) e Madson pintaram o triunfo dos cónegos

Final da partida! Moreirense 3 Arouca 1. Segundo jogo... segunda vitória. Os cónegos deram seguimento ao triunfo alcançado na ronda inaugural, diante do Farense (2-1), e voltam a somar mais três pontos. Luís Asué e Alanzinho (de penálti) foram os autores dos dois primeiros golos do conjunto orientado por César Peixoto, tentos que foram a resposta à vantagem arouquense, que tinha sido alcançada logo aos 3 minutos, na sequência de um golaço de David Simão. Na etapa complementar, o conjunto da Serra da Freita tentou ir atrás do prejuízo para tentar chegar, no mínimo, ao empate, mas a formação de Moreira de Cónegos esteve sempre compacta, foi controlando as operações (ainda que nem tantas vezes com bola) e teve a audácia de saber aproveitar uma transição para matar o jogo: correria louca de Madson, aos 68 minutos, e remate colocado do brasileiro para o 3-1. Estava decidido o vencedor da partida, pese embora a reação arouquense, que dispôs de algumas situações para marcar, mas denotou sempre ineficácia na hora da finalização. Contas feitas, o Moreirense soma 6 pontos e segue na liderança repartida (para já) com Sporting e FC Porto, o Arouca continua sem pontuar e está na cauda da tabela classificativa, juntamente com (para já) Casa Pia, Estoril e Farense.

90+5'

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

92'

Grande oportunidade para o Arouca! Remate de Alfonso Trezza e excelente defesa de Kewin, a evitar que os lobos da Serra da Freita reduzissem a desvantagem.

4 MINUTOS DE TEMPO ADICIONAL MÍNIMO PARA ESTA SEGUNDA PARTE!

90+1'

A segunda parte vai-se prolongar por mais 4 minuto(s).

89'
Substituição

Jason sai do campo e é substituído por Miguel Puche numa substituição tática.

87'
Substituição

Luis Asue sai do campo e é substituído por Guilherme Schettine numa substituição tática.

83'
Amarelo

Cartao amarelo para Chico Lamba.

82'

O jogo é reiniciado.

Também Jason tentou a sua sorte, mas o camisola 10 dos lobos da Serra da Freita (que até estava em posição irregular...) não foi feliz neste lance:

Henrique Araújo, pouco depois, tentou reduzir a desvantagem dos arouquenses, mas Kewin respondeu à altura:

Foi desta forma que Madson apontou o terceiro do Moreirense, aos 66 minutos:

NÚMERO OFICIAL DE ESPECTADORES: 1.527

68'

Responde de pronto o Arouca! Henrique Araújo, bem solicitado na área, suportou a pressão de Marcelo e rematou forte para defesa atenta de Kewin Silva.

66'

Golo do Moreirense! Transição rápida dos cónegos, Madson correu vários metros com a bola controlada e, à entrada da área, rematou forte, de pé esquerdo, fazendo a bola anichar-se no fundo das redes da baliza de Nico Mantl. Os cónegos passam agora a ter uma vantagem ainda mais confortável. 3-1.

63'

Que perdida!! Excelente cruzamento da esquerda de Jason e Henrique Araújo, à entrada da pequena área, com tudo para marcar, desviou ao lado do poste esquerdo da baliza de Kewin. Dificilmente o jovem ponta de lança terá mais oportunidades como esta até final da partida...

56'

Primeira oportunidade para o Arouca nesta etapa complementar! Assistência de Alfonso Trezza e remate de Jason, já dentro da área, à malha lateral da baliza de Kewin. O camisola 10 dos arouquenses estava, porém, em posição irregular, pelo que, caso o lance desse golo, o VAR iria, com toda a certeza, intervir para dar conta da referida ilegalidade.

Na transformação do castigo máximo, Alanzinho, já em período de compensação da primeira parte, colocou o Moreirense pela primeira vez na frente do marcador:

Weverson, aos 45 minutos, fez falta sobre Madson, já dentro da área, razão pela qual o Moreirense beneficiou de um pontapé de penálti:

Rúben Ismael, aos 36 minutos, deixou a barra da baliza defendida por Nico Mantl a tremer:

Intervalo! Moreirense 2 Arouca 1. Foi à boleia de uma cambalhota que os cónegos chegaram ao intervalo na frente do marcador. Entraram praticamente a ganhar os arouquenses, uma vez que David Simão, logo aos 3 minutos, fez um golaço, de fora da área, mas a reação dos minhotos foi pronta e eficaz: Luís Asué, aos 9 minutos, cabeceou para o empate. A partir daí, houve sempre mais Moreirense que Arouca e, como tal, não foi de estranhar que a bola tivesse andado (muito) mais vezes junto da baliza de Nico Mantl do que propriamente de Kewin Silva. Luís Asué (14 e 17') ameaçou a reviravolta, cabendo a Taichi Fukui (20) dar novo sinal de vida dos forasteiros. Mais concreta ainda foi a oportunidade para Rúben Ismael, uma vez que o médio do Moreirense encheu-se de fé, aos 36 minutos, tendo apenas a barra da baliza contrária como inimiga. Mas o golo poderia aparecer a qualquer altura e... apareceu mesmo: já em cima dos 45 minutos, Weverson derrubou Madson dentro da área e Alanzinho, chamado à cobrança do respetivo penálti, consumou a reviravolta. Os comandados de César Peixoto vão para o descanso em vantagem, a formação orientada por Gonzalo García terá de fazer mais na etapa complementar para evitar a segunda derrota consecutiva na presente edição da Liga.

47'

Golo do Moreirense! Alanzinho, na transformação do penálti, coloca a bola junto ao poste direito da baliza de Nico Mantl. O guarda-redes alemão do Arouca adivinhou o lado, estirou-se bem e ainda tocou de raspão na bola, mas não conseguiu evitar o segundo golo dos cónegos. Em cima do intervalo, está consumada a reviravolta. 2-1.

2 MINUTOS DE TEMPO ADICIONAL MÍNIMO PARA ESTA PRIMEIRA PARTE!

45'

Penálti para o Moreirense! Weverson derruba Madson já dentro da área e o árbitro da partida não teve dúvidas em apontar de imediato para a marca dos 11 metros.

42'

Reage o Arouca! Assistência de Morlaye Sylla, de costas para a baliza, e Taichi Fukui volta a tentar a meia-distância. O remate do médio japonês dos lobos da Serra da Freita acaba por ser desviado por Marcelo e sai pela linha final.

36'

Na barra!! Rúben Ismael encheu-se de fé e, de fora da área, atirou ao travessão da baliza arouquense. O Moreirense ficou muito perto de consumar a cambalhota no marcador.

Taichi Fukui, aos 20 minutos, também ameaçou (re)colocar o Arouca na frente do marcador:

Luís Asué, aos 17 minutos, ficou perto de bisar na sequência deste lance:

Foi assim, aos 9 minutos, que Luís Asué empatou a contenda para o Moreirense:

20'

Responde o Arouca! Taichi Fukui, ainda de fora da área, remata em jeito e faz a bola passar a centímetros do poste esquerdo da baliza defendida por Kewin Silva.

17'

Mais uma excelente oportunidade para o Moreirense! Passe longo de Marcelo e Luís Asué (sempre ele...), já dentro da área, descaído para o lado direito, remata cruzado e faz a bola passar muito perto do poste direito da baliza defendida por Nico Mantl. O guarda-redes alemão do Arouca parecia ter o lance controlado, mas, ainda assim, fica mais um sinal de que o ponta de lança dos cónegos não está totalmente satisfeito apenas com um golo...

Foi desta forma (espetacular) que David Simão deu vantagem ao Arouca, logo aos 2 minutos:

14'

Outra vez Luís Asué! Remate do ponta de lança do Moreirense, em zona frontal, valendo ao Arouca o corte providencial de Chico Lamba, que cedeu canto.

9'

Empata o Moreirense! Luís Asué, na sequência de um pontapé de canto que levou a bola a subir muito, acreditou mais do que toda a gente e, à entrada da pequena área, foi ao segundo andar e cabeceou para o fundo das redes da baliza arouquense. Está restabelecida a igualdade em Moreira de Cónegos. 1-1.

Madson, logo aos 2 minutos, deu o primeiro sinal de perigo para o Moreirense:

8'

Grande oportunidade para o Moreirense! Assistência de cabeça de Jeremy Antonisse e Maracás, também de cabeça, permite grande defesa a Nico Mantl.

3'

Golo do Arouca! David Simão, do meio da rua, abre o ativo em Moreira de Cónegos. Ligeiramente descaído para a esquerda, o capitão dos arouquenses rematou de primeira e não deu hipótese de defesa a Kewin Silva. Os lobos estão na frente no Minho. 0-1.

2'

Primeira ameaça do Moreirense! Cruzamento da esquerda de Frimpong e Madson, no coração da área, desvia de primeira para defesa atenta de Nico Mantl.

As equipas já subiram ao relvado do recinto minhoto e perfilaram para a bancada central. Segue-se a tradicional escolha de campo e bola com os capitães de ambos os conjuntos e o árbitro da partida, sendo que, depois disso, estará tudo pronto para que comece a rolar a bola neste Moreirense-Arouca.

A tarde está agradável em Moreira de Cónegos, com sol e uma temperatura amena. As bancadas do Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas vão ficando compostas e o relvado parece também estar em excelentes condições para a prática do futebol, pelo que se prevê um duelo extremamente interessante entre Moreirense e Arouca.

Através das respetivas redes sociais, Moreirense e Arouca mostraram alguns dos bastidores do duelo desta tarde.

Já no que concerne ao Arouca, e olhando à partida da jornada inaugural, frente ao Vitória de Guimarães (0-1), são quatro as mudanças promovidas por Gonzalo García. Matías Rocha (castigado), Jose Fontán e Pedro Santos (nem seque constam da ficha de jogo) e Alfonso Trezza (está no banco) não entra nas escolhas iniciais do técnico uruguaio, sendo rendidos, respetivamente, por Nino Galovic, Chico Lamba, Pablo Gozálbez e Henrique Araújo.

Na equipa do Moreirense, e tendo como termo de comparação o jogo da ronda anterior, diante do Farense (2-1), há a registar duas alterações no onze inicial. Saem Fabiano Souza (nem sequer consta da ficha de jogo) e Sidnei Tavares (castigado), entram Dinis Pinto e Lawrence Ofori.

Arouca (treinador): Gonzalo García

Arouca (suplentes): João Valido (1), Thiago Rodrigues (12), Mateus Quaresma (6), Marozau (9), Miguel Puche (11), Oriol Busquets (14), Alfonso Trezza (19), Pedro Moreira (20) e Alex Pinto (78)

Arouca (titulares): Nico Mantl (58); Tiago Esgaio (28), Nino Galovic (44), Chico Lamba (73) e Weverson (26); David Simão (5) C e Taichi Fukui (21); Jason (10), Pablo Gozálbez (22) e Morlaye Sylla (2); Henrique Araújo 39)

Moreirense (treinador): César Peixoto

Moreirense (suplentes): Caio Secco (22), André Castro (8), Carlos Ponck (14), Benny (20), Pedro Santos (21), Guilherme Liberato (28), Gilberto Batista (66), Gabrielzinho (77) e Guilherme Schettine (95)

Moreirense (titulares): Kewin Silva (40), Dinis Pinto (76), Marcelo (44) C, Maracás (26) e Frimpong (23); Lawrence Ofori (80) e Rúben Ismael (6); Madson (31), Alanzinho (11) e Jeremy Antonisse (10); Luís Asué (9)

Árbitro: João Gonçalves (AF Porto); Assistentes: Tiago Costa e Carlos Martins; 4.º Árbitro: Márcio Torres; VAR/AVAR: Manuel Mota e Jorge Fernandes

Já há equipas oficiais!

No que concerne às baixas em ambos os contendores, Gonzalo García tem mais dores de cabeça do que César Peixoto. Matías Rocha (expulso diante do Vitória de Guimarães, na ronda inaugural) vai cumprir castigo, ao passo que Eboué Kouassi, Cristo González e Yusuf Lawal ficam de foram devido a lesão. Já do lado dos visitados, o técnico dos cónegos não pode contar com Sidnei Tavares (expulso na partida frente ao Farense) e com Hernâni Infande, que continua entregue ao departamento médico.

O Arouca, por seu turno, vai tentar conquistar o(s) primeiro(s) ponto(s) e evitar terminar a segunda ronda... a zeros. Casa Pia e Farense são as duas únicas equipas que perderam os dois primeiros jogos desta Liga, algo que, além do Arouca, também pode ser uma realidade para o Estoril (joga esta tarde no reduto do Vitória de Guimarães, às 18 horas).

O Moreirense chega a este encontro com a possibilidade de ser a terceira equipa a conseguir duas vitórias nas duas primeiras jornadas da Liga. Até ao momento, apenas FC Porto e Sporting conseguiram esse feito. Nesta ronda, refira-se, também o Vitória de Guimarães (recebe o Estoril, às 18 horas), o Boavista (recebe o SC Braga, às 20.30 horas) e o Famalicão (desloca-se amanhã ao terreno do Estrela da Amadora, às 20.15 horas) podem lograr terminar a 2.ª jornada com 6 pontos.

O jogo desta tarde vai ter uma alteração relativamente ao que estava inicialmente previsto. Anzhony Rodrigues, árbitro da AF Madeira, não conseguiu voo para o Continente devido aos fortes ventos que têm assolado a Madeira nas últimas horas e, como tal, foi substituído por João Gonçalves, juiz da AF Porto.

A antevisão de Gonzalo García, treinador do Arouca:

Eis a projeção de César Peixoto, treinador do Moreirense:

Cónegos e lobos chegam a este jogo com um dado estatístico curioso: sempre que as duas equipas se defrontaram no Minho, o empate nunca existiu. Ou vence o Moreirense, ou vence o Arouca:

Relembre as principais incidências da estreia do Arouca nesta Liga, frente ao Vitória de Guimarães:

Recorde os melhores momentos do encontro do Moreirense diante do Farense, na 1.ª jornada da Liga:

As duas equipas chegam a esta partida em momentos distintos. O Moreirense vem de uma vitória na ronda inaugural - 2-1, no terreno do Farense -, o Arouca quer corrigir o desaire da estreia - 0-1, na receção ao Vitória de Guimarães.

A 2.ª jornada da Liga passa pelo Minho, mais concretamente por Moreira de Cónegos, onde, a partir das 15.30 horas, Moreirense e Arouca medirão forças em mais um encontro do recém-iniciado Campeonato versão 2024/2025. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este duelo entre cónegos e lobos e, como sempre acontecer, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!