FC Porto-Moreirense: dragões têm encontro marcado com o Sporting na 'final-four'

Pascoal Sousa • 11:54 - 31.10.2024/ Atualizado: 22:44 - 31.10.2024

Jogo dos quartos de final da Taça da Liga é no Municipal de Aveiro, por interdição do Dragão; as duas equipas têm o mesmo número de troféus: um

Fica por aqui o nosso acompanhamento em direto do encontro. Em breve, publicaremos todas as reações dos treinadores e jogadores, destaques e a crónica do jogo.

Fim do encontro: FC Porto-Moreirense, 2-0

O FC Porto tem encontro marcado com o Sporting na ‘final-four’ da Taça da Liga. A vitória sobre o Moreirense começou a ser construída num autogolo de Buta, mas o FC Porto teve muitas oportunidades para sair de Aveiro com a uma goleada, valendo os reflexos de Caio Seco. Na 2.ª parte o golo de Eustáquio trouxe estabilidade aos dragões e esvaziou praticamente o Moreirense.

90+2'

Caio outra vez! Seria um golaço de Mora, mas o guardião nao deixou.

90'

Mais uma defesa excelente de Caio, desta vez a cabeceamento de Zé Pedro

85'

Gabrielzinho a obrigar Cláudio Ramos a defesa apertada.

84'

Caio Secco nega o golo a Gonçalo Borges

3.340 espetadores no Estádio Municipal de Aveiro.

76'

Substituição no Moreirense: saiu Maracás e entrou Gilberto Batista.

76'

Substituições no FC Porto: saem Namaso e Franciso Moura e entram Gonçalo Borges e Rodrigo Mora.

72'

Remate forte fora da área de Galeno para voo de Caio.

70'

Substituição no Moreirense: Pedro Santos rendido por Madson

70'

Substituição no FC Porto: sai NIco e entra Alan Varela

69'

Que perigo. Namaso faz um primeiro remate, Caio defende e, na recarga, de ângulo difícil, Samu aitra ao lado.

Nesta fase do jogo o Moreirense parece já não ter argumentos para contrariar o FC Porto. Estão os dragões mais perto do 3-0 que os cónegos do 2-1.

66'

Substituições no FC Porto: saem Gul e Franco e entram Samu e Fábio Vieira.

63'

Substituição no Moreirense: saiu Asué para entar Schettine.

62'

Cartão amarelo a Alan.

Vai entrar Samu!

61'

2-0. Eustáquio a rematar forte e sem hipóteses na pequena área. Tudo começa num passe de Namaso para Galeno, a bola sobrou para o luso-canadiano fazer o mais fácil: marcar.

Gooolo do FC Porto!

58'

Cartão amarelo a Sidnei

54'

Mais uma ameaça de Namaso. Remate bem puxado, a dizer olá ao poste direto da baliza de Caio Secco.

47'

Grande defesa de Caio Secco. Remate de Namaso direcionado ao segundo poste, a luva do guarda-redes evitou o segundo golo do FC Porto.

Aquecem cinco jogadores do FC Porto, entre eles Samu.

O autogolo apontado por Buta que dá vantagem aos dragões

Arranca a 2.ª parte.

Substituições no Moreirense ao intervalo: Benny é rendido por Alan e Ismael por Ofori

Termina a 1.ª parte. FC Porto em vantagem com autogolo de Buta, mas pelas oportunidades criadas e o domínio exercido o 1-0 justifica-se.

39'

Deniz Gul falha o alvo por centímetros. Bom passe do Namaso e remate pronto do sueco com a bola a subir pouco acima da trave.

37'

Buta quase emenda o erro. Subiu pelo lado esquerdo e rematou cruzado para intervenção apertada de Cláudio Ramos.

34'

1-0, autogolo de Buta, após cruzamento de Francisco Moura, Infeliz o corte do defesa do Moreirense.

GOOOOLO do FC Porto!!!!

Começa a apertar o cerco o FC Porto. Ganhou três cantos e o Moreirense mostra agora incapacidade para sair em ataque organizado.

27'

Cartão amarelo para André Franco.

O relvado começa a dar sinais de deterioração, sobretudo junto dos bancos de suplentes.

Jogo arrastado e sem grandes pontos de interesse. Moreirense bem encaixado na estratégia do FC Porto.

André Villas-Boas na tribuna do Estádio Municipal de Aveiro

Κείμενο περιγραφής
14'

Cartão amarelo a Benny.

13'

Finalmente um sinal de perigo. João Mário dispara forte, mas a bola sai ao lado do poste esquerdo da baliza do Moreirense.

11'

Os portistas tentam encontrar caminhos para a baliza de Caio Secco, mas o Moreirense mostra boa organização defensiva e quando pode sai para o ataque.

4'

Início morno de jogo. Ouve-se bem os intervenientes em campo!

Arranca a partida em Aveiro!

Pouco minutos para o início do jogo. Decididamente, não haverá atmosfera típica do Dragão.

Otávio está entre os suplentes do FC Porto. O brasileiro fez o último jogo pelo FC Porto a 15 de setembro passado, no triunfo dos azuis e brancos sobre o Farense, por 2-1, no Estádio do Dragão, em desafio da 5.ª jornada. Um erro num lance com Tomané, autor do golo algarvio, atirou o central para um longo período de ausência do onze. Esteve também no banco na partida da Taça de Portugal, frente ao Sintrense.

Na Taça da Liga, FC Porto e Moreirense só se defrontaram numa ocasião: em 2016/17, na fase de grupos, o Moreirense venceu em casa por 1-0, golo de Francisco Geraldes. Os cónegos venceriam a competição, ao ganhar na final ao SC Braga, por 1-0, no Estádio do Algarve. 

O Moreirense, por seu turno, soma três vitórias consecutivas, duas das quais fora de casa (U. Santarém e Boavista).

FC Porto soma quatro vitórias consecutivas e vem de uma série de três desafios sem sofrer golos (Sintrense, Hoffenheim e Aves SAD).

Vive-se o espírito do Halloween nas bancadas.

Devido ao boicote dos grupos organizados de adeptos em protesto contra o novo formato da prova e a possibilidade de a competição ser transferida para «solo estrangeiro» não há claques nem do FC Porto nem do Moreirense em Aveiro.

Termina o aquecimento do FC Porto. Há mais público nas bancadas e os jogadores são aplaudidos. Os jogadores subiram ao relvado com camisola alusiva ao Halloween.

No geral, os dragões têm grande supremacia sobre o Moreirense: em 30 jogos somaram 22 vitórias, contra dois triunfos dos cónegos - ambos em casa e na mesma época (2016/17).

O FC Porto joga em casa emprestada. Como anfitrião venceu sempre o Moreirense – 14 vezes. Nas duas últimas receções o desfecho foi o mesmo: 5-0.

Ambos os conjuntos venceram por uma vez a Taça da Liga: o Moreirense em 2016/2017, com Augusto Inácio no comando; o FC Porto em 2022/23, quebrando o enguiço na prova sob a orientação técnica de Sérgio Conceição.

Dos jogadores ainda no plantel do FC Porto, Namaso é o melhor marcador na Taça da Liga, com três golos. A lista de portistas é liderada por Tiquinho Soares, com 10 tentos, seguido de Jackson Martínez, com 6, Marega, com 5, Taremi, Aboubakar e Evandro, todos com 4.

O Moreirense está privado de Guilherme Liberato e Hernâni, ambos por lesão.

Marcano e Grujic são os jogadores lesionados no FC Porto. o médio sérvio é baixa mais recente: sofreu uma bursite (inflamação) no calcanhar direito, no treino de quarta-feira. Wendel, em treino integrado mas ainda sob vigilância, ficou fora dos eleitos, mantendo-se Moura na asa esquerda da defesa.

Um desses adeptos foi detido pelo rebentamento de um petardo que feriu duas crianças – uma sofreu uma queimadura e outra ficou com perda momentânea de audição. A GNR deteve outro adepto do FC Porto que se envolveu em confronto físico com um simpatizante também ele portista. Depois de um conjunto de recursos

O jogo FC Porto-Moreirense foi transferido para o Estádio Municipal de Aveiro em virtude de um castigo relativo à época passada, por incidentes verificados na 1.ª jornada, a 14 agosto de 2023, quando o FC Porto bateu o Moreirense por 1-2 no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, encontro no qual foram detidos dois adeptos.

As equipas aquecem no relvado. Cenário desolador nas bancadas do Estádio Municipal de Aveiro

Poucos adeptos nas imediações do Estádio Municipal de Aveiro. Sair do Porto foi um autêntico pesadelo para muitos adeptos devido a vários acidentes depois da Ponte da Arrábida.

Comitiva do FC Porto na chegada ao Estádio Municipal

Suplentes do Moreirense: Mika, Kewin Silva, Alan, Madson, Frimpong, Gilberto Batista, Dinis Pinto, Ofori, Schettine

Suplentes do FC Porto: Diogo Costa, Otávio, Samu, Fábio Vieira, Pepê, Alan Varela, Martim Fernandes, Gonçalo Borges e Mora.

Onze do Moreirense: Caio Secco; Fabiano, Maracás,  Ponck e Buta; Sidnei e Ismael; Benny, Pedro Santos e Gabrielzinho; Asué

Destaque para a chamada de Gul. O sueco tinha ficado na bancada nos últimos três desafios e entra direto no onze portista.

Já é conhecido o onze do FC Porto: Cláudio Ramos, João Mário, Zé Pedro, Nehuén Pérez, Moura, Eustáquio, André Franco, Nico, Galeno, Gul e Namaso