Posse de bola: Estrela da Amadora: 52%, Casa Pia: 48%.
Estrela derrota Casa Pia e passa a 'respirar' melhor
Final da partida! Estrela da Amadora 3 Casa Pia 1! Vitória importantíssima para os tricolores que, assim, passam a somar 25 pontos e respiram um pouco melhor na tabela classificativa. Kikas, com um bis, foi, naturalmente, a figura do jogo, com André Luiz a inscrever, também ele, o nome na lista de marcadores deste encontro. Pelo meio, Yuki Soma havia reduzido para os gansos. Uma vitória justíssima dos comandados de Sérgio Vieira, que já na primeira metade tinham estado ligeiramente por cima. Na etapa complementar, porém, os estrelistas foram ainda melhores do que o adversário, subida de produção que lhes valeu a chegada aos golos e ao respetivo triunfo.
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
Yuki Soma, aos 86 minutos, ainda reduziu para o Casa Pia:
Posse de bola: Estrela da Amadora: 57%, Casa Pia: 43%.
A assistência para o golo é de Mansur.
Cruzamento da esquerda de Mansur, com conta, peso e medida, e André Luiz, no coração da área, mergulhou para o 3-1. Está tudo resolvido na Reboleira e os três pontos vão ficar em casa!
G O O O O O O L O - O Andre Silva do Estrela da Amadora marca um golo de cabeça.
Seis minutos de tempo adicional mínimo para esta segunda parte!
A segunda parte vai-se prolongar por mais 6 minuto(s).
Aos 75 minutos, Kikas aproveitou a assistência de Léo Jabá para bisar no encontro:
Posse de bola: Estrela da Amadora: 57%, Casa Pia: 43%.
É GOLO! Depois de analisar a situação, o árbitro anuncia que o golo do Casa Pia se mantem.
Reduz o Casa Pia! Cruzamento da esquerda de André Lacximicant e Yuki Soma, ao segundo poste, a rematar para o fundo das redes da baliza tricolor. Está relançado o desafio na Reboleira! 2-1.
A assistência para o golo é de André Lacximicant.
G O O O O O L O - Yuki Soma do Casa Pia encosta com o pé direito. Uma finalização fácil para Yuki Soma
Posse de bola: Estrela da Amadora: 58%, Casa Pia: 42%.
Número oficial de espectadores: 1.972
O jogo é reiniciado.
Leo Cordeiro sai do campo e é substituído por Pedro Sá numa substituição tática.
Rúben Lima sai do campo e é substituído por Mansur numa substituição tática.
Kikas sai do campo e é substituído por Andre Silva numa substituição tática.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Posse de bola: Estrela da Amadora: 57%, Casa Pia: 43%.
Rúben Lameiras sai do campo e é substituído por André Lacximicant numa substituição tática.
Outra vez Kikas!! Excelente remate em arco do ponta de lança dos tricolores, ainda de fora da área, com a bola a passar a milímetros da barra da baliza casapiana. Era um golaço do número 29 do Estrela!
Pablo Roberto sai do campo e é substituído por Yuki Soma numa substituição tática.
Erro clamoroso de Zolotic, que perdeu a bola dentro da grande área, Léo Jabá aproveitou para intercetar a bola e assistir na perfeição Kikas que, à entrada da pequena área, só teve de encostar para o 2-0. O Estrela da Amadora está (muito) perto de conquistar uma importante vitória...
A assistência para o golo é de Leo Jaba.
G O O O O O L O - Kikas do Estrela da Amadora encosta com o pé direito. Uma finalização fácil para Kikas
Posse de bola: Estrela da Amadora: 59%, Casa Pia: 41%.
Foi desta forma que Kikas colocou o Estrela da Amadora em vantagem:
Tenta reagir o Casa Pia, mas o remate de fora da área de Leonardo Lelo saiu ao lado do poste direito da baliza à guarda de Bruno Brígido.
Posse de bola: Estrela da Amadora: 61%, Casa Pia: 39%.
Posse de bola: Estrela da Amadora: 61%, Casa Pia: 39%.
Este golo marcado por Kikas foi o primeiro sofrido pelo Casa Pia desde que Gonçalo Santos chegou ao comando técnico dos gansos. Antes deste encontro, e com Gonçalo Santos ao leme, os casapianos haviam ganho ao Arouca (1-0) e ao Vitória de Guimarães (2-0) e tinham empatado com o Gil Vicente (0-0).
Fernando Andrade sai do campo e é substituído por Felippe Cardoso numa substituição tática.
Fernando Varela sai do campo e é substituído por Telasco Segovia numa substituição tática.
Beni sai do campo e é substituído por Kevin Martin Krygaard numa substituição tática.
Regis Ndo sai do campo e é substituído por Leonel Bucca numa substituição tática.
Posse de bola: Estrela da Amadora: 59%, Casa Pia: 41%.
Marca o Estrela da Amadora! Erro do Casa Pia na primeira fase de construção, Kikas aproveitou o ressalto, fugiu em velocidade e já dentro da área, ligeiramente descaído para o flanco direito, rematou cruzado para o fundo das redes da baliza de Ricardo Batista, que nada poderia fazer para impedir o golo do número 29 dos tricolores. Está aberto o ativo na Reboleira! 1-0.
Posse de bola: Estrela da Amadora: 60%, Casa Pia: 40%.
Volta a ser o Estrela a acercar-se da área casapiana! Regis Ndo, já dentro da área, ligeiramente descaído para o flanco direito, não se intimidou com a pressão de Tchamba e rematou na direção da baliza, mas Ricardo Batista, atento, controlou a trajetória da bola e amarrou com segurança.
Entrou de forma mais afirmativa na etapa complementar a equipa da casa, com duas tentativas de incursão de Léo Jabá na grande área contrária, valendo aos gansos, em ambos os casos, o bom sentido posicional de Zolotic, que impediu males maiores para a baliza de Ricardo Batista.
Não há alterações em nenhuma das equipas. Sérgio Vieira e Gonçalo Santos, treinadores de Estrela da Amadora e Casa Pia, respetivamente, trazem para esta segunda parte os mesmos jogadores que haviam escalado para os onzes iniciais.
Início da segunda parte.
Na resposta, apenas três minutos depois, Diogo Fonseca, em estreia absoluta com a camisola tricolor, fez estremecer a barra da baliza de Ricardo Batista:
Miguel Lopes, aos 35 minutos, tirou, literalmente, o pão da boca a Nuno Moreira:
Primeira parte interessante, mas muito longe de ser espetacular. Nuno Moreira deu o primeiro sinal de vida do Casa Pia, mas o remate do extremo saiu à figura de Bruno Brígido. Reagiu, e bem, o Estrela da Amadora, e foram dos tricolores as duas melhores situações de golo da primeira parte: Regis Ndo, que, em boa posição, rematou para defesa atenta de Ricardo Batista, e Diogo Fonseca, com um cabeceamento à barra, estiveram perto de abrir o ativo. Os pontos são necessários às duas equipas - especialmente aos tricolores... -, pelo que é de prever uma segunda parte tão ou mais equilibrada do que a primeira.
Terminou! O árbitro apita para o intervalo
Posse de bola: Estrela da Amadora: 59%, Casa Pia: 41%.
Três minutos de tempo adicional mínimo para esta primeira parte!
A segunda parte vai-se prolongar por mais 3 minuto(s).
Posse de bola: Estrela da Amadora: 60%, Casa Pia: 40%.
Regis Ndo, bem servido por Nanu, podia ter inaugurado o marcador neste lance:
Léo Jabá, do meio da rua, tentou a sua sorte, mas o remate do número 8 dos estrelistas saiu muito por cima da barra da baliza defendida por Ricardo Batista.
Posse de bola: Estrela da Amadora: 63%, Casa Pia: 37%.
Enorme oportunidade para o Estrela da Amadora inaugurar o marcador! Pontapé de canto batido à esquerda e Diogo Fonseca, de cabeça, atirou à barra da baliza de Ricardo Batista! O estreante defesa-central dos tricolores esteve a centímetros de abrir o ativo...
Responde o Casa Pia: investida de Larrazabal pelo flanco direito, cruzamento do lateral espanhol para o coração da área e quando Nuno Moreira se preparava para desviar para a baliza, valeu ao Estrela da Amadora o corte providencial de Miguel Lopes, a ceder canto.
Posse de bola: Estrela da Amadora: 64%, Casa Pia: 36%.
O jogo é reiniciado.
Grande oportunidade para o Estrela da Amadora! Cruzamento da direita de Nanu e Regis Ndo, junto à marca de penálti e com tudo para marcar, remata à figura de Ricardo Batista. Pertence aos tricolores a melhor ocasião de golo até ao momento.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Posse de bola: Estrela da Amadora: 66%, Casa Pia: 34%.
O jogo é reiniciado.
Fernando Andrade caiu mal no relvado depois de um duelo aéreo com Diogo Fonseca e, como tal, o ponta de lança dos gansos está a receber assistência no relvado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Posse de bola: Estrela da Amadora: 67%, Casa Pia: 33%.
Primeiro quarto de hora muito equilibrado, com as duas equipas perfeitamente encaixadas taticamente - ambas em 3x4x3. O único remate enquadrado pertenceu ao Casa Pia, mas a tentativa de Nuno Moreira acabou por ser negada de forma relativamente simples por Bruno Brígido.
Posse de bola: Estrela da Amadora: 70%, Casa Pia: 30%.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
O jogo é reiniciado.
Posse de bola: Estrela da Amadora: 57%, Casa Pia: 43%.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Nuno Moreira, descaído para o flanco esquerdo, entrou na área e rematou cruzado, mas Bruno Brígido, atento, amarrou com segurança.
Posse de bola: Estrela da Amadora: 57%, Casa Pia: 43%.
O Casa Pia sai com a bola, a partida começou!
O árbitro inicia o jogo.
As três equipas já estão no relvado do Estádio José Gomes. Depois de perfilarem para as bancadas, dar-se-á a tradicional escolha de campo e bola e, em seguida, ficará tudo pronto para o pontapé de saída neste dérbi lisboeta.
Por outro lado, há uma baixa de vulto no Casa Pia: Clayton. O ponta de lança brasileiro, de 25 anos, foi transferido esta semana para o Vasco da Gama - por uma verba a rondar os 3,5 milhões de euros -, pelo que este será o primeiro jogo dos gansos sem aquela que era, até agora, a sua principal referência ofensiva. Afinal, Clayton era (e ainda continua a ser, em bom rigor) o melhor marcador da formação casapiana em 2023/2024: 12 golos em todas as competições. Gonçalo Santos contará, até final da época, com três soluções para a frente de ataque: Fernando Andrade, Felippe Cardoso e André Lacximicant. Esta noite, na Amadora, o primeiro é titular, os outros dois vão começar o desafio no banco de suplentes.
Diogo Fonseca, jovem defesa-central, de apenas 21 anos de idade - completa 22 no próximo dia 10 de abril -, vai estrear-se oficialmente com a camisola do Estrela da Amadora. O número 3 foi reforço de inverno do plantel tricolor, mas tem estado lesionado e, por isso, ainda não tinha podido dar o seu contributo à equipa. Está, esta noite, no onze inicial escalado por Sérgio Vieira.
A noite está fria e chuvosa na Amadora, algo que acontece, de resto, um pouco por todo o País. Resta perceber como responderá o tapete verde do Estádio José Gomes, na Reboleira, que, para já, parece estar em boas condições.
Também Gonçalo Santos, técnico do Casa Pia, promove quatro mudanças na equipa que havia apresentado na última ronda, frente ao Gil Vicente. João Nunes (por opção), Ângelo Neto (castigado), Rafael Brito (lesionado) e Clayton (entretanto transferido para o Vasco da Gama, do Brasil) são substituídos por Fernando Varela, Beni, Rúben Lameiras e Fernando Andrade.
Sérgio Vieira, treinador do Estrela da Amadora, procede a quatro alterações no onze inicial, tendo como comparação a partida da jornada anterior, diante do SC Braga. Pedro Mendes, Hevertton, Pedro Sá e Ronaldo Tavares são, esta noite, preteridos, entrando para os seus lugares Diogo Fonseca, Miguel Lopes, Aloísio Souza e Kikas.
Casa Pia (treinador): Gonçalo Santos
Casa Pia (suplentes): Lucas Paes (68), João Nunes (3), André Lacximicant (9), Yuki Soma (11), Kevin Krygard (14), André Geraldes (18), Telasco Segovia (21), Felippe Cardoso (30) e Samuel Justo (96)
Casa Pia (titulares): Ricardo Batista (33); Tchamba (2), Fernando Varela (15) C e Zolotic (19); Larrazabal (72), Beni (16), Pablo Roberto (80) e Leonardo Lelo (5); Rúben Lameiras (10), Fernando Andrade (23) Nuno Moreira (7)
Estrela da Amadora (treinador): Sérgio Vieira
Estrela da Amadora (suplentes): António Filipe (1), Pedro Mendes (5), Ronaldo Tavares (9), André Luiz (10), Pedro Sá (21), Leonel Bucca (26), Hevertton (27), Mansur (70) Nílton Varela (75)
Estrela da Amadora (titulares): Bruno Brígido (30); Diogo Fonseca (3), Kialonda Gaspar (4) e Rúben Lima (28); Miguel Lopes (13) C, Léo Cordeiro (22), Aloísio Souza (6) e Nanu (31); Léo Jabá (8), Kikas (29) e Regis Ndo (7)
Árbitro: António Nobre (AF Leiria); Assistentes: Paulo Brás e José Mira; 4.º Árbitro: Flávio Lima; VAR/AVAR: Bruno Esteves e André Campos
Já há equipas oficiais!
Ao invés, o Casa Pia está numa fase de maior estabilidade. O 10.º posto (27 pontos) significa um ligeiro conforto no que concerne à luta pela permanência, mas, além disso, desde a chegada de Gonçalo Santos ao comando técnico os gansos só sabem... somar: vitórias diante de Arouca (1-0) e Vitória de Guimarães (2-0) e empate com o Gil Vicente (0-0). E pelo exposto está fácil de constatar um outro dado: a equipa ainda não sofreu qualquer golo com Gonçalo Santos ao leme!
O conjunto orientado por Sérgio Vieira chega a este embate mais pressionado, não só pelo facto de estar no 16.º e antepenúltimo lugar da tabela classificativa (22 pontos), mas também porque vem de uma série de três jogos sem vencer: derrotas com FC Porto (0-2) e SC Braga (0-3) e empate frente ao Chaves (1-1). Urge, pois, iniciar a retoma...
O duelo entre tricolores e casapianos promete ser intenso, não só pelo ambiente geralmente proporcionado pelos adeptos no recinto amadorense, mas também pelo facto de a luta pelos pontos começar a ser cada vez mais forte. Afinal, estamos a 10 jornada do final do campeonato e Estrela da Amadora e Casa Pia precisam de continuar a somar para concretizarem o principal objetivo que delinearam para a época em curso: a permanência na elite nacional.
O mítico Estádio José Gomes, na Reboleira, recebe, esta noite, a partir das 20.45 horas, o encontro entre Estrela da Amadora e Casa Pia, a contar para a 25.ª jornada da Liga. Um duelo entre vizinhos. Um dérbi de Lisboa. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este embate entre amadorenses e casapianos. Venha daí connosco, caro leitor. Está convocado e vai ser titular!
Boa noite!