Espanha-Portugal: Vigo foi para esquecer (ou para recordar...) para as Navegadoras

Eduardo Pedrosa Marques • 12:42 - 08.04.2025/ Atualizado: 19:57 - 08.04.2025

Equipa das Quinas foi goleada por esclarecedores 1-7 e complicou as contas pelos dois primeiros lugares do Grupo A3 da Liga das Nações

Muito obrigado por ter estado na nossa companhia, caro leitor. Continue desse lado porque dentro de instantes iremos trazer-lhe a crónica e a reportagem deste jogo (de má memória) entre Portugal e Espanha.

FINAL DA PARTIDA!! ESPANHA 7 PORTUGAL 1. Quando o resultado diz tudo... Uma tarde para esquecer (ou para recordar...) das Navegadoras no Estádio Balaídos, em Vigo. O conjunto espanhol entrou a todo o gás e antes da meia hora já vencia por 4-0, com golos de Salma Paralluelo (2'), Aitana Bonmatí (8' e 12') e Alexia Putellas (28'). Durante este período e até ao intervalo, a Seleção Nacional não fez um único remate à baliza. Na etapa complementar voltou a sentir-se a fúria espanhola e Mariona Caldentey (47'), Alexia Putellas (51') e Esther González (60') continuaram a pintar o quadro de horror oferecido à turma das quinas. O melhor que Portugal conseguiu fazer foi chegar ao tento de honra, no caso, por intermédio de Beatriz Fonseca (71'), na sequência de uma excelente assistência de Andreia Norton. As contas das Navegadoras no que concerne aos dois primeiros lugares deste Grupo A3 da Liga das Nações ficam agora bem mais complicadas, mas ainda há seis pontos em disputa e tudo é possível.

90+1': No poste! Remate de Esther González, já no interior da área, com a bola a bater no ferro da baliza de Patrícia Morais.

TEMPO ADICIONAL MÍNIMO: 2 MINUTOS

77': Cristina Martín-Prieto, internacional espanhola que representa o Benfica, é lançada para o último quarto de hora, entrando para o lugar de Alexia Putellas.

71': GOLO DE PORTUGAL! Assistência de Andreia Norton e Beatriz Fonseca, já na área, rematou certeiro para o tento de honra das Navegadoras. 7-1.

67': Segura Patrícia Morais! Remate de Vicky López, à entrada da área, para intervenção segura da guarda-redes de Portugal.

64': Dupla substituição em Portugal, com as saídas de Joana Marchão e Ana Dias e para as entradas de Beatriz Fonseca e Stephanie Ribeiro.

60': GOLO DE ESPANHA! Remate de Athenea para defesa de Patrícia Morais e, na recarga, Esther González, encosta para o 7-0.

56': Substituição em Portugal, com a saída de Tatiana Pinto para a entrada de Andreia Norton.

51': GOLO DE ESPANHA! Cruzamento da esquerda de Aitana Bonmatí e Alexia Putellas, depois de rodar sobre Carole Costa, chegou também ao bis. 6-0.

47': GOLO DE ESPANHA! Patrícia Morais ainda aliviou um cruzamento de Clàudia Pina, mas, na recarga, Mariona Caldentey aumenta a vantagem espanhola. 5-0.

Dupla substituição em Portugal, com as saídas de Ana Borges e Andreia Faria para as entradas de Andreia Jacinto e Ana Capeta.

INÍCIO DA SEGUNDA PARTE!

INTERVALO! ESPANHA 4 PORTUGAL 0. Primeira parte de autêntico pesadelo para as Navegadoras. Uma entrada absolutamente imparável da equipa espanhola ficou consubstanciada em quatro golos em menos de meia hora - Salma Paralluelo (2'), Aitana Bonmatí (8' e 12') e Alexia Putellas (28') - e a história do jogo está praticamente contada. Além da incapacidade defensiva da equipa nacional, há também a registar a total inoperância no processo ofensivo, uma vez que só por uma vez a formação orientada por Francisco Neto conseguiu chegar junto da baliza de Catarina Coll, momento em que a guarda-redes saiu dos postes e amarrou com segurança um cruzamento da direita de Catarina Amado.

TEMPO ADICIONAL MÍNIMO: 1 MINUTO

41': Grande corte de Catarina Amado! Salma Paralluelo fugiu em velocidade pela esquerda, entrou na área pronta a disparar à baliza à guarda de Patrícia Morais, valendo às Navegadoras a reação rápida da ala nacional, que impediu mais um golo para a seleção espanhola.

A seleção espanhola continua (altamente) dominadora, apesar de nos últimos minutos não ter conseguido chegar à baliza de Patrícia Morais com a mesma frequência da primeira meia hora. Ainda assim, Portugal continua a não conseguir ter bola e, por consequência, não consegue chegar ao último terço ofensivo e criar situações de perigo.

30': Grande defesa de Patrícia Morais! Clàudia Pina tirou Ana Seiça do caminho e, já dentro da área, rematou de pé esquerdo para uma excelente intervenção da número 12 de Portugal.

28': GOLO DE ESPANHA! Alexia Putellas entrou na área pelo lado esquerdo e, à saída de Patrícia Morais, colocou a bola por baixo das pernas da guarda-redes portuguesa. 4-0.

17': Bela defesa de Patrícia Morais! Passe de Aitana Bonmatí para Salma Paralluelo que, à entrada da área, rematou de primeira para o voo da guarda-redes nacional.

15': Remate de Mariona Caldentey, de fora da área, com a bola a passar perto do poste esquerdo da baliza portuguesa.

12': GOLO DE ESPANHA! Cruzamento da esquerda de Leila Ouahabi, Cláudia Pina assistiu e Aitana Bonmatí, no coração da área, rematou de primeira, de pé direito, para o fundo das redes da baliza à guarda de Patrícia Morais, que nada pôde fazer para evitar o bis da camisola 6 espanhola. 3-0.

11': Agarra Catalina Coll! Cruzamento da direita de Catarina Amado, Diana Silva e Ana Dias estavam no interior da área para tentarem chegar à bola, mas a guarda-redes espanhola foi ao segundo andar e amarrou com segurança.

8': GOLO DE ESPANHA! Remate de meia distância de Aitana Bonmatí, de pé esquerdo, com a bola a entrar junto ao ângulo superior direito da baliza de Patrícia Morais. Golaço! 2-0.

2': GOLO DE ESPANHA! Cruzamento da direita de Mariona Caldentey e desvio de primeira de Salma Paralluelo para o primeiro golo da tarde nos Balaídos.

INÍCIO DA PARTIDA!

Entram as três equipas no relvado do Estádio Balaídos, em Vigo. Seguem as cerimónias protocolares dos hinos de Portugal e Espanha e depois estará tudo pronto para o apito inicial.

Comparativamente ao encontro da passada sexta-feira, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, Francisco Neto, selecionador de Portugal, opera cinco mudanças no onze inicial: saem Inês Pereira, Diana Gomes, Andreia Jacinto, Andreia Norton e Ana Capeta, entram Patrícia Morais, Ana Seiça, Andreia Faria, Dolores Silva e Ana Dias.

Refira-se que também esta terça-feira será jogada a outra partida deste Grupo A3 da Liga das Nações, no caso, entre Bélgica e Inglaterra. O duelo está agendado para as 19h30.

Portugal (selecionador): Francisco Neto

Portugal (suplentes): Inês Pereira (1), Rute Costa (22), Beatriz Fonseca (3), Andreia Jacinto (6), Joana Martins (7), Andreia Norton (8), Stephanie Ribeiro (10), Carolina Mendes (18), Nádia Gomes (19), Ana Rodrigues (20), Ana Capeta (21) e Bárbara Lopes (23)

Portugal (titulares): Patrícia Morais (12); Ana Borges (9), Carole Costa (15) e Ana Seiça (4); Catarina Amado (2), Tatiana Pinto (11), Andreia Faria (17), Dolores Silva (14) C e Joana Marchão (5); Ana Dias (13) e Diana Silva (16)

Espanha (selecionadora): Montserrat Tomé

Espanha (supentes): Adriana Nanclares (1), Eunate Astralaga (23), Silvia Lloris (3), María Mendez (5), Olga (7), Esther González (9), Athenea (10), Maite Zubieta (16), Cristina Martín-Prieto (17), Vicky López (19), Sheila García (21) e Macarena Portales (22)

Espanha (titulares): Catalina Coll (13); Jana Fernàndez (2), Irene Paredes (4) C, Laia Aleixandri (14) e Lela Ouahabi (15); Aitana Bonmatí (6), Patri Guijarro (12) e Alexia Putellas (11); Clàudia Pina (20), Salma Paralluelo (18) e Mariona Caldentey (8)

Árbitra: Stéphanie Frappart; Assistentes: Camille Soriano e Elodie Coppola (França); 4.ª Árbitra: Emeline Rochebiliere (França)

Já há equipas oficiais!

Recorde a antevisão de Francisco Neto, selecionador de Portugal, e de Dolores Silva, média nacional, ao embate de hoje diante de Espanha:

Telma Encarnação, uma das avançadas da Seleção Nacional, é baixa garantida para o duelo ibérico desta tarde:

Recorde a crónica de Vítor Maia, jornalista de A BOLA, ao jogo entre Portugal e Espanha, realizado na passada sexta-feira, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira:

As Navegadoras já conheceram todos os resultados possíveis nesta fase da prova. Começaram com um empate diante de Inglaterra (1-1), venceram, depois, a Bélgica (1-0), e baquearam na passada sexta-feira, frente à Espanha (2-4).

Portugal está no 3.º lugar do Grupo A3 da Liga das Nações, com 4 pontos somados em três jogos - a Inglaterra está na frente, com 7 pontos, a Espanha segue logo atrás, com 6 -, continuando na luta pelo apuramento para a final four da competição, onde estarão os quatro primeiros de cada grupo. Além disso, recorde-se, os dois primeiros de cada grupo garantem automaticamente a permanência na Liga das Nações A para a zona de qualificação europeia para o Campeonato do Mundo de 2027. Já os terceiros classificados de cada agrupamento - precisamente a posição ocupada por Portugal nesta altura - irá jogar um play-off a duas mãos diante dos segundos classificados de cada grupo da Liga das Nações B.

A Seleção Nacional feminina defronta esta tarde (18 horas) a Espanha, no Estádio Balaídos, em Vigo, num encontro relativo à 4.ª jornada do Grupo A3 da Liga das Nações. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este duelo ibérico e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!