Boavista-Santa Clara: escreveu-se história no Bessa!

Eduardo Pedrosa Marques • 01:00 - 02.03.2025/ Atualizado: 17:36 - 02.03.2025

Panteras conquistaram a primeira vitória em casa na presente edição da Liga - e apenas a terceira em todo o campeonato. Lystsov foi o herói e fez explodir de alegria as bancadas do anfiteatro axadrezado

Muito obrigado por ter estado na nossa companhia, caro leitor. Continue desse lado porque dentro de instantes iremos trazer-lhe toda a reportagem e também a crónica deste jogo.

FINAL DA PARTIDA!! BOAVISTA 1 SANTA CLARA 0. Escreveu-se história no Estádio do Bessa. Os axadrezados acabam de conquistar a primeira vitória em casa na presente temporada! A este dado, acresce ainda o facto de as panteras terem somado apenas o terceiro triunfo nesta Liga - haviam ganho nos terrenos de Casa Pia (1-0) e Gil Vicente (2-1). E o que pode dizer-se de mais fiel é que o sucesso boavisteiro é justíssimo. Depois de uma primeira parte muito nivelada por baixo - Salvador Agra atirou ao poste e Vinícius Lopes ficou muito perto de ser feliz -, a etapa complementar ofereceu um Boavista mais audaz, ainda que o Santa Clara tentasse sempre as transições. Os axadrezados foram somando oportunidades, mas Gabriel Batista esteve gigante entre os postes. Até que, já nos 10 minutos finais, Lystsov foi ao segundo andar para corresponder a um pontapé de canto de Salvador Agra e dar uma alegria indescritível aos fiéis adeptos boavisteiros. Renasce a esperança da permanência para os lados do Bessa...

90+6'

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

90+5'
Amarelo

Cartao amarelo para Abdoulay Diaby.

Número oficial de espectadores: 5.864

90+1'

A segunda parte vai-se prolongar por mais 5 minuto(s).

Vukotic, no último suspiro do primeiro tempo, tentou de meia distância:

Ibrahima Camará, nos descontos da primeira parte, também cheirou o golo para as panteras:

85'
Substituição

Robert Bozenik sai do campo e é substituído por Seba Pérez numa substituição tática.

84'
Amarelo

Cartao amarelo para Robert Bozenik.

83'

Cartao amarelo para Sidney Lima.

83'
Substituição

Adriano sai do campo e é substituído por Serginho numa substituição tática.

81'

GOLO DO BOAVISTA!! Pontapé de canto batido por Salvador Agra do lado esquerdo e Lystsov subiu mais alto do que toda a gente e cabeceou certeiro para o 1-0.

81'

G O O O O O O L O - O Vitali Lystsov do Boavista marca um golo de cabeça.

80'

Outra vez Gabriel Batista! Remate cruzado de Robert Bozenik para defesa do brasileiro.

Marco van Ginkel também tentou colocar o Boavista em vantagem, ainda antes da meia hora de jogo:

74'
Substituição

Vinícius Lopes sai do campo e é substituído por João Costa numa substituição tática.

74'
Substituição

Frederico Venâncio sai do campo e é substituído por Sidney Lima numa substituição tática.

74'
Substituição

Diogo Calila sai do campo e é substituído por Lucas Soares numa substituição tática.

72'

Cartao amarelo para Frederico Venâncio.

70'

Brilha Gabriel Batista! Remate de Diaby, já dentro da área, com o guarda-redes do Santa Clara a voar autenticamente para, com uma palmada com a luva esquerda, negar o golo ao avançado das panteras. Esteve à vista...

69'
Substituição

Ricardinho sai do campo e é substituído por Matheusinho numa substituição tática.

66'

Boa oportunidade para o Santa Clara! Cruzamento de Matheus Pereira e cabeceamento de Adriano Firmino, ligeiramente por cima da barra da da baliza contrária.

64'
Substituição

Joel Silva sai do campo e é substituído por Steven Vitória numa substituição tática.

63'
Substituição

Marco van Ginkel sai do campo e é substituído por Abdoulay Diaby numa substituição tática.

62'

O que desperdiça Robert Bozenik! Passe fantástico de Marco van Ginkel e Robert Bozenik, completamente isolado, na cara de Gabriel Silva, permite uma extraordinária defesa do guarda-redes do Santa Clara.

59'

Cartao amarelo para Vinícius Lopes.

59'

O jogo é reiniciado.

59'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

Vinícius Lopes, aos 10 minutos, ficou muito perto de desviar com sucesso, após cruzamento da esquerda de Gabriel Silva:

55'

Tenta de longe Vukotic! Remate de meia distância do médio montenegrino do Boavista, mas a bola sofre um desvio num adversário e sai pela linha final.

53'

O jogo é reiniciado.

52'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

Aos 4 minutos, Salvador Agra teve nos pés a mais flagrante ocasião de golo, mas o remate do extremo do Boavista, na sequência de um livre direto, bateu no poste esquerdo da baliza à guarda de Gabriel Batista:

47'
Amarelo

Cartao amarelo para Sidoine Fogning.

Diogo Calila cometeu falta sobre Moussa Koné, logo no primeiro minuto de jogo, e o árbitro da partida marcou penálti. Porém, depois de ouvir a indicação do VAR, Bruno Vieira reverteu a decisão, uma vez que a infração tinha sido fora da área:

46'

Início da segunda parte.

Intervalo! Boavista 0 Santa Clara 0. Resultado que se ajusta. A partida está intensa, os duelos individuais vão-se sucedendo, mas ao excesso de entrega dos jogadores junta-se a falta de inspiração. Salvador Agra dispôs da oportunidade mais flagrante de golo, com um livre direto ao poste, logo aos 4 minutos, cabendo a Vinícius Lopes assinar a maior ameaça para os açorianos, com o avançado brasileiro a ficar a milímetros do desvio certeiro após cruzamento de Gabriel Silva (10'). Depois desses dois momentos, houve algumas aproximações (relativamente) perigosas de parte a parte às balizas contrárias, mas a verdade é que ainda não houve arte para fazer funcionar o marcador. As panteras precisam de pontos como que de pão para a boca, os insulares querem (continuar a) somar em busca do sonho europeu.

45+6'

Terminou! O árbitro apita para o intervalo

48'

Outra vez as panteras! Remate de ressaca de Vukotic, à figura de Gabriel Batista.

47'

Que perigo! Pontapé de canto batido por Vukotic e cabeceamento de Ibrahima Camará que leva a bola a passar à frente da baliza de Gabriel Batista.

45+2'

O jogo é reiniciado.

45+1'
Amarelo

O árbitro mostra Vitali Lystsov o cartão amarelo por conduta antidesportiva.

45+1'

O jogo é parado, enquanto o árbitro fala com alguns dos jogadores.

45+1'

A segunda parte vai-se prolongar por mais 4 minuto(s).

36'

Por cima! Livre direto cobrado por Gabriel Silva, mas a bola ganhou altura e Tomás Vaclik controlou a saída do esférico por cima do travessão da sua baliza.

34'

O jogo é reiniciado.

33'
Substituição

Moussa Kone está lesionado e é substituído por Gboly Ariyibi.

33'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

Moussa Koné está a ser assistido no relvado e as perspetivas não são boas. É possível que Lito Vidigal seja obrigado a mexer na equipa.

32'

O jogo é reiniciado.

30'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

29'

Responde o Boavista! Cruzamento da direita de Salvador Agra e Marco van Ginkel, já no interior da área, a rematar cruzado, ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza do conjunto açoriano.

29'

O jogo é reiniciado.

28'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

26'

Muito por cima! Passe de Adriano Firmino e remate de Gabriel Silva, à entrada da área e de pé esquerdo, com a bola a ganhar demasiada altura e a não incomodar Tomás Vaclik.

10'

Enorme oportunidade para o Santa Clara! Cruzamento da esquerda de Gabriel Silva e Vinícius Lopes, já dentro da pequena área, não consegue o desvio certeiro por muito pouco...

Penálti revertido! Após ouvir as indicações do VAR, Bruno Vieira anunciou que a falta de Diogo Calila sobre Moussa Koné tinha sido cometida fora da área.

4'

No ferro!! Livre direto batido por Salvador Agra, com a bola a bater no poste esquerdo da baliza à guarda de Gabriel Batista. O Boavista ficou a centímetros de inaugurar o marcador...

Início da partida!

1'

Penálti para o Boavista! Logo no minuto inicial, Bruno Vieira apontou para a marca dos 11 metros por considerar que Diogo Calila puxou ostensivamente Moussa Koné.

1'

O Boavista sai com a bola, a partida começou!

1'

O árbitro inicia o jogo.

As três equipas realizam os habituais exercícios de aquecimento no relvado do Estádio do Bessa. Os adeptos vão chegando ao anfiteatro axadrezado e apoio não faltará, sobretudo, aos jogadores do Boavista. Mas também há simpatizantes do Santa Clara já instalados no recinto nortenho.

Vasco Matos, técnico do Santa Clara, faz apenas uma mudança na equipa que havia apresentado no empate com o Estrela da Amadora (0-0): sai Serginho, entra Pedro Ferreira.

Lito Vidigal, treinador do Boavista, faz duas alterações no onze em relação à partida da jornada anterior, diante do Benfica (0-3): saem Seba Pérez e Miguel Reisinho, entram Ibrahima Camará e Vukotic.

Santa Clara (treinador): Vasco Matos

Santa Clara (suplentes): Neneca (12), Matheusinho (7), João Costa (17), Edney Silva (20), Sidney Lima (23), Guilherme Ramos (27), Serginho (35), Daniel Borges (41) e Lucas Soares (42)

Santa Clara (titulares): Gabriel Batista (1) C; Frederico Venâncio (21), Luís Rocha (143) e MT (32); Diogo Calila (2), Adriano Firmino (6), Pedro Ferreira (8) e Matheus Pereira (3); Ricardinho (10), Vinícius Lopes (70) e Gabriel Silva (11)

Boavista (treinador): Lito Vidigal

Boavista (suplentes): César (1), Gboly Ariyibi (11), Pedro Gomes (15), Manuel Namora (17), Steven Vitória (19), Abdoulay Diaby (21), Seba Pérez (24), Augusto Dabó (25) e João Barros (71)

Boavista (titulares): Tomás Vaclik (31); Lystsov (5), Rodrigo Abascal (26) C e Fogning (13); Salvador Agra (7), Ibrahima Camará (2), Vukotic (18), Marco van Ginkel (8) e Joel Silva (16); Robert Bozeník (9) e Moussa Koné (14)

Árbitro: Bruno Vieira (AF Beja); Assistentes: Pedro Mota e Rúben Silva; 4.º Árbitro: Gonçalo Neves; VAR/AVAR: Cláudio Pereira e Sérgio Jesus

Já há equipas oficiais!

Eis a projeção de Vasco Matos, técnico do Santa Clara:

Recorde a antevisão de Lito Vidigal, treinador do Boavista, ao duelo desta tarde:

Na primeira volta, nos Açores, o Santa Clara bateu o Boavista por 1-0. A 29 de setembro de 2024, jogava-se, então a 7.ª jornada da Liga, um golo de Vinícius Lopes foi o suficiente para que os três pontos ficassem em território insular.

Apesar de estar a realizar uma campanha extraordinária na temporada em curso, o Santa Clara não vence há dois jogos e pretende evitar igualar a pior série da época. Da 17.ª à 19.ª jornada, os encarnados de Ponta Delgada não conseguiram qualquer vitória - empates com Farense (0-0) e FC Porto (1-1) e derrota diante do Estoril (2-3) -, tendo sido esse o período de menos fulgor até à data. Agora, os açorianos querem retomar o caminho dos êxitos, isto depois do desaire sofrido com o Benfica (0-1) e do empate consentido frente ao Estrela da Amadora (0-0), na jornada passada.

E se quisermos encontrar o último triunfo do Boavista nesta Liga 2024/2025, então temos de recuar... quatro meses! Foi a 2 de novembro de 2024 que as panteras bateram o Gil Vicente (2-1), numa partida relativa à 10.ª jornada. Vukotic e Joel Silva marcaram os golos dos boavisteiros, Cauê dos Santos (agora ao serviço do Casa Pia) apontou o tento dos gilistas.

A última vez que o Boavista conquistou pontos num jogo da presente edição da Liga foi a 21 de dezembro de 2024. Na altura, as panteras - ainda orientadas por Cristiano Bacci (atualmente ao serviço do Moreirense) - empataram (0-0) na receção ao Aves SAD - formação então comandada por Daniel Ramos (entretanto já substituído por Rui Ferreira). Já lá vão... dois meses e meio!

O Boavista está numa crise que parece não ter fim e vai já em 8 derrotas consecutivas! Antes de serem derrotados pelo Benfica (0-3), na última jornada, há haviam perdido com Estrela da Amadora (0-1), Estoril (1-2), Famalicão (0-2), SC Braga (0-3), Casa Pia (2-3), Arouca (1-3) e FC Porto (0-4).

Em situação exatamente inversa está o Santa Clara. Os açorianos têm realizado uma temporada a todos os títulos notável e estão num tão tranquilo quanto meritório 5.º posto da classificação, com 39 pontos somados em 23 rondas. A formação orientada por Vasco Matos pode aproveitar a derrota do Casa Pia no terreno do Vitória de Guimarães (0-1) para aumentar distâncias relativamente aos gansos, e, em simultâneo, tem também esperanças num deslize do SC Braga - desloca-se, esta noite (20h30) ao reduto do Rio Ave - para poder diminuir a desvantagem que tem em relação aos guerreiros do Minho (39 pontos para os insulares, 47 para os bracarenses).

Será mais uma autêntica final para o Boavista. Tal como, de resto, têm sido praticamente todos os jogos (quase) desde o início da época. As panteras continuam mergulhadas no último lugar da tabela classificativa, com apenas 12 pontos conquistados em 23 jornadas, pelo que a tábua para o salvamento é cada vez menor. A matemática diz que ainda é possível os nortenhos manterem-se na Liga na próxima temporada, mas, para isso, é absolutamente crucial que a equipa (agora) orientada por Lito Vidigal comece... a somar.

A 24.ª jornada da Liga passa pela cidade do Porto, mais concretamente pelo Estádio do Bessa. A partir das 15.30 horas, Boavista e Santa Clara medem forças no recinto axadrezado e A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este embate. E tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!