Aves SAD-Arouca: lobos uivam com sotaque nazareno

Eduardo Pedrosa Marques • 09:49 - 08.03.2025/ Atualizado: 17:43 - 08.03.2025

Tiago Esgaio, já perto do fim, apontou o golo que deu três importantes pontos ao emblema arouquense

FINAL DA PARTIDA!! AVES SAD 0 AROUCA 1. Até ao apito final... tudo pode acontecer. Ou a justiça tarda, mas não falha. Aplique-se o desígnio que se quiser, mas a grande verdade é que o triunfo dos arouquenses foi totalmente justo. Tiago Esgaio, aos 89 minutos, teve a ousadia de integrar-se no ataque para corresponder da melhor forma ao cruzamento de Weverson (o outro lateral dos lobos) e, de primeira, de pé esquerdo, selou os três (importantes) pontos do conjunto orientado por Vasco Seabra. Até esse momento, e mesmo num jogo que deixou muito a desejar sob o ponto de vista qualitativo, Guilhermo Ochoa (que bela exibição!) tinha negado os vários intentos do emblema da Serra da Freita, mas o nazareno acabou por surfar as ondas gigantes... na Vila das Aves.

90+5'

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

90+1'

A segunda parte vai-se prolongar por mais 4 minuto(s).

89'

GOLO DO AROUCA!! Tiago Esgaio, ao segundo poste, aproveitou da melhor forma um cruzamento de Weverson e, de primeira, de pé esquerdo, atirou a contar. 0-1.

89'
Golo

G O O O L O O O - Tiago Esgaio faz o golo!

Assistência
Taichi Fukui
Taichi Fukui

Fernando Fonseca, aos 36 minutos, negou o golo a Dylan Nandín com um corte decisivo em cima da linha:

85'
Substituição

Morlaye Sylla sai do campo e é substituído por Brian Mansilla numa substituição tática.

85'
Substituição

John Mercado sai do campo e é substituído por Yair Mena numa substituição tática.

81'

Agora foi Tiago Esgaio a cheirar o golo! Remate frontal do lateral-direito do Arouca que saiu a rasar o poste direito da baliza defendida por Guillermo Ochoa.

79'

Que oportunidade para o Aves SAD! Passe de Nenê para Tunde, mas o remate do extremo nigeriano saiu por cima da barra da baliza à guarda de Nico Mantl. O camisola 11 dos avenses deveria ter feito muito melhor...

74'

Outra vez o Arouca a ameaçar! Cruzamento de Jason Remeseiro e Morlaye Sylla, junto à marca de penálti, rematou por cima da barra da baliza avense.

Rafael Rodrigues foi ao ataque tentar a sua sorte, aos 26 minutos, mas o remate exterior do lateral-esquerdo do Aves SAD saiu rente ao poste direito da baliza defendida por Nico Mantl:

72'

Segura Ochoa! Remate forte de Guven Yalçin, já dentro da área, mas o internacional mexicano voltou a demonstrar toda a sua qualidade e negou (outra vez) o golo ao Arouca.

Guillermo Ochoa brilhou a remate de Jason Remeseiro, aos 13 minutos:

Rodrigo Ribeiro, aos 9 minutos, saltou... antes de tempo:

68'
Substituição

Dylan Nandín sai do campo e é substituído por Guven Yalcin numa substituição tática.

67'
Substituição

Alfonso Trezza sai do campo e é substituído por Miguel Puche numa substituição tática.

63'
Substituição

Lucas Fernandes sai do campo e é substituído por Nené numa substituição tática.

59'

Perto do poste! Morlaye Sylla tentou a sua sorte de fora da área, mas o remate cruzado do médio do Arouca saiu ligeiramente ao lado do ferro direito da baliza defendida por Guillermo Ochoa.

58'
Substituição

Rodrigo Ribeiro sai do campo e é substituído por Babatunde Akinsola numa substituição tática.

54'

Ochoa a dobrar! Cruzamento da direita de Alfonso Trezza e remate de Jason Remeseiro, ao segundo poste, para defesa do guarda-redes avense. Na recarga, novo duelo entre espanhol e mexicano, com o camisola 13 dos nortenhos a levar (outra vez) a melhor sobre o número 10 dos arouquenses.

Tiago Galleto está em estreia absoluta no futebol português. O jovem médio que tem dupla nacionalidade (espanhola e uruguaia), de apenas 22 anos, está a debutar com a camisola do Aves SAD, tendo sido lançado para esta segunda parte, substituindo Gustavo Mendonça.

46'
Substituição

Gustavo Mendonça sai do campo e é substituído por Tiago Galletto numa substituição tática.

46'
Substituição

Rafael Rodrigues sai do campo e é substituído por Eric Veiga numa substituição tática.

46'

Início da segunda parte.

Número oficial de espectadores: 759

Intervalo! Aves SAD 0 Arouca 0. Em tempo de descanso, o resultado é o espelho fiel dos primeiros 45 minutos. A tarde invernosa - ao muito frio juntou-se a imensa chuva - que se faz sentir na Vila das Aves tem tido um tremendo impacto no (mau) espetáculo a que temos assistido, com as aproximações às balizas contrárias a serem uma raridade. David Simão rematou ao lado (4'), Rodrigo Ribeiro saltou antes de tempo (9'), Ochoa negou os intentos a Jason Remeseiro (13') e Rafael Rodrigues atirou à malha lateral (25'). O momento mais quente da gélida tarde nortenha aconteceu aos 37 minutos, quando os lobos estiveram verdadeiramente perto de marcar, mas Fernando Fonseca, em cima da da linha, impediu os lobos de chegarem à vantagem. Pede-se mais (e melhor) para a etapa complementar...

45+7'

Terminou! O árbitro apita para o intervalo

45+5'
Amarelo

Dylan Nandín do Arouca recebe um cartão amarelo após uma entrada dura sobre um adversário.

45+1'

O jogo é reiniciado.

45+1'

A segunda parte vai-se prolongar por mais 5 minuto(s).

44'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

43'
Amarelo

Lucas Fernandes comete uma falta grave no adversário e é admoestado.

Chove torrencialmente na Vila das Aves!

37'

NÃO HÁ GOLO! Depois de analisar a situação, o árbitro anuncia que o golo do Arouca é anulado.

37'

Incrível!! Como é que esta bola não entra?? Pontapé de canto batido por David Simão do lado direito, há uma enorme confusão no interior da pequena área, cabendo depois da Fernando Fonseca cortar em cima da linha de golo. Foi (literalmente) por milímetros que o Arouca não inaugurou o marcador...

29'

O jogo está interrompido para que seja prestada assistência médica a David Simão.

25'

À malha lateral! Tiro exterior de Rafael Rodrigues, mas o remate do lateral-esquerdo do Aves SAD bateu na malha da baliza arouquense... do lado de fora.

24'

Grande corte de José Fontán! Cruzamento da direita de Lucas Piazón e valeu aos arouquenses a atenção do defesa-central espanhol, a evitar que o esférico seguisse na direção de Zé Luís, que estava em boa posição para visar a baliza de Nico Mantl.

13'

Que enorme oportunidade para o Arouca! Jason Remeseiro apareceu isolado no coração da área, mas o espanhol viu o seu remate travado por uma extraordinária intervenção de Guillermo Ochoa. Os lobos estiveram muito perto de abrir o ativo...

9'

Reage o Aves SAD! Cruzamento da esquerda de John Mercado e Rodrigo Ribeiro não consegue o cabeceamento certeiro porque... perdeu o tempo de salto.

4'

Primeiro sinal de perigo do Arouca! Pontapé de canto batido à esquerda por Jason Remeseiro, corte incompleto de Cristian Devenish e David Simão, à entrada da área, tentou a sua sorte com um remate de primeira, mas o tiro do capitão dos lobos da Serra da Freita saiu ao lado do poste esquerdo da baliza à guarda de Guillermo Ochoa.

1'

O Arouca sai com a bola, a partida começou!

1'

O árbitro inicia o jogo.

Início da partida!

Entram as três equipas no relvado. Depois da tradicional saudação ao público e da escolha de campo e bola, estará tudo a postos para o apito inicial.

As três equipas já realizam os habituais exercícios de aquecimento. A tarde está invernosa, com chuva e (muito) frio, mas, para já, o tapete verde do anfiteatro avense parece estar em boas condições para a prática do futebol. Pouco público ainda nas bancadas.

Vasco Seabra, técnico do Arouca, mexe em duas peças relativamente à equipa que tinha escalado de início para a receção ao FC Porto (0-2), na ronda anterior: saem João Valido e Alex Pinto, entram Nico Mantl e Tiago Esgaio.

Rui Ferreira, treinador do Aves SAD, procede a três alterações no onze tendo como termo de comparação a partida da última jornada, no terreno do Farense (1-0): saem Tomás Tavares, Aderllan Santos e Jaume Grau, entram Fernando Fonseca, Nacho Rodríguez e Gustavo Mendonça.

Arouca (treinador): Vasco Seabra

Arouca (suplentes): João Valido (1), Miguel Puche (11), Boris Popovic (13), Brian Mansilla (24), Mamadou Loum (31), Henrique Araújo (39), Guven Yalçin (50), Alex Pinto (78) e Pedro Santos (89)

Arouca (titulares): Nico Mantl (58); Tiago Esgaio (28), José Fontán (3), Chico Lamba (73) e Weverson (26); Taichi Fukui (21) e David Simão (5) C; Alfonso Trezza (19), Jason Remeseiro (10) e Morlaye Sylla (2); Dylan Nandín (23)

Aves SAD (treinador): Rui Ferreira

Aves SAD (suplentes): Simão Bertelli (93), Jorge Teixeira (5), Giorgi Aburjania (8), Yair Mena (16), Nenê (18), Tiago Galletto (19), Tomás Tavares (25) e Eric Veiga (27)

Aves SAD (titulares): Guillermo Ochoa (13) C; Fernando Fonseca (2), Nacho Rodríguez (4), Cristian Devenish (42) e Rafael Rodrigues (3); Lucas Fernandes (7), Lucas Piazón (14), Gustavo Mendonça (23) e John Mercado (17); Rodrigo Ribeiro (20) e Zé Luís (29)

Árbitro: Miguel Nogueira (AF Lisboa); Assistentes: Paulo Brás e Nuno Pires; 4.º Árbitro: José Rodrigues; VAR/AVAR: Rui Costa e Inácio Pereira

Já há equipas oficiais!

Olhando às baixas das duas equipas, constata-se que Rui Ferreira, treinador do Aves SAD, está privado de Vasco Lopes, Kiki Afonso e Aderllan Santos, todos por lesão, sendo que Vasco Seabra, técnico do Arouca, também se depara com duas ausências devido a problemas físicos, casos de Nino Galovic e Pablo Gozálbez.

Agora, mais de cinco meses depois, e noutro palco, no caso, na Vila das Aves, os contendores voltam a encontrar-se numa tarde invernal e com as condições atmosféricas a poderem ter influência no desempenho dos artistas. Veremos como reage o relvado do recinto avense à intempérie que se tem feito sentir um pouco por todo o País.

Na primeira volta, na Serra da Freita, Arouca e Aves SAD empataram a uma bola. As mudanças relativamente a essa partida são significativas, desde logo porque, na altura, as duas formações tinham outros treinadores: Gonzalo García comandada os arouquenses, Vítor Campelos liderava os avenses. Nesse duelo da 8.ª jornada

, realizado a 5 de outubro de 2024, Jason Remeseiro colocou o Arouca na frente do marcador, Gustavo Assunção (de penálti) selou o 1-1 final.

Já analisar o Arouca é constatar que Vasco Seabra tem vindo a trilhar uma curva ascendente nos últimos meses. É certo que os lobos da Serra da Freita até vêm de uma derrota na jornada anterior (0-2, frente ao FC Porto), mas também não é menos verdade que antes da receção aos dragões os arouquenses tinham conseguido uma (fantástica) série de oito jogos sem qualquer derrota: empates com Gil Vicente (1-1), Vitória de Guimarães (2-2), Rio Ave (1-1), Sporting (2-2) e Farense (2-2), e vitórias sobre Boavista (3-1), Moreirense (1-0) e Nacional (2-1). Foram 14 pontos em 24 possíveis e a confirmação de que o Arouca tem todas as condições para permanecer na elite do futebol português na próxima temporada. E durante esse período, refira-se, a crença dos dirigentes do Arouca no trabalho de Vasco Seabra foi reforçada com a... renovação de contrato do técnico.

E olhar para este Aves SAD é olhar para Rui Ferreira. O técnico substitui recentemente Daniel Ramos no cargo e desde que chegou ao clube... pontuou sempre: empates com Rio Ave (1-1) e Sporting (2-2) e vitória sobre o Farense (1-0). A maré parece estar em alta no seio do emblema nortenho e

o desejo passa, naturalmente, por surfar mais uma onda, neste caso, na receção aos arouquenses.

As duas equipas entram nesta ronda separadas por apenas dois pontos: Arouca (25), Aves SAD (23). Estão ambas fora dos lugares de descida, mas, ainda assim, sem o conforto que, por certo, desejariam. Boavista (15 pontos) e Farense (16) estão, por esta altura, nas duas posições mais indesejadas - as que dão descida direta -, seguindo-se, em lugar de play-off, o Estrela da Amadora (23), que ontem empatou na receção ao Gil Vicente (1-1). Ora, com o ponto conquistado, tricolores e galos igualaram, precisamente, o Aves SAD, pelo que um eventual triunfo dos comandados de Rui Ferreira permitir-lhes-á ganhar vantagem sobre a concorrência. Já os lobos seguem ligeiramente melhor, sendo certo que um triunfo da formação orientada por Vasco Seabra significará um belo salto nesta jornada.

A 25.ª jornada da Liga passa pela Vila das Aves, onde, a partir das 15h30, Aves SAD e Arouca lutam pelos pontos para a fuga aos lugares perigosos. A luta pela permanência, crê-se, vai ser até final, mas nada melhor do que vencer um adversário direto para poder respirar um pouco melhor. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este duelo e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!