Arouca-SC Braga: lobos reagiram, mas guerreiros meteram mesmo a terceira

Eduardo Pedrosa Marques • 11:42 - 03.11.2024/ Atualizado: 20:02 - 03.11.2024

Bruma havia aberto o ativo aos 17 minutos, de penálti, El Ouazzani também fez o gosto ao pé (54'); Morlaye Sylla, em cima do minuto 90, faturou para os arouquenses

Continue na companhia de A BOLA, caro leitor. Dentro de instantes iremos levar até si toda a reportagem deste jogo, bem como a respetiva crónica. Muito obrigado pela companhia que nos quis dispensar.

Final da partida! Arouca 1 SC Braga 2. A vitória dos arsenalistas acabou por ser suada... por culpa dos arouquenses. A formação orientada por Carlos Carvalhal foi quase sempre superior, mas, aqui e ali, passou por alguns calafrios. Bruma, aos 17 minutos, apontou, de penálti (mão de David Simão), o tento que levou os guerreiros do Minho em vantagem para o intervalo, sendo que pouco depois do reinício, El Ouazzani (após assistência de André Horta) aumentou a vantagem bracarense. O jogo parecia estar decidido, mas a formação do estreante Vasco Seabra nunca baixou os braços e foi sempre tentando o golo que lhe permitisse reentrar na discussão pelo resultado. Porém, foi já perto do fim que os lobos conseguiram bater Matheus, com Morlaye Sylla, de cabeça, a reduzir. Faltavam jogar apenas os minutos de compensação e o Arouca não mais conseguiu acercar-se com perigo da baliza contrária, pelo que o SC Braga selou um triunfo que se aceita e que permite aos guerreiros do Minho chegarem à terceira vitória consecutiva.

El Ouazzani, aos 54 minutos, dilatou a vantagem do SC Braga:

92'

Substituição no SC Braga, com a saída de El Ouazzani para a entrada de Roberto Fernández.

90'

Golo do Arouca! Cruzamento da direita de Jason Remeseiro, cabeceou à barra da baliza de Matheus, mas, na recarga, Morlaye Sylla, também de cabeça, atirou para o fundo das redes. Partida relançada na Serra da Freita... 1-2.

83'

Substituição no Arouca, com a saída de José Fontán para a entrada de Pablo Gozálbez.

76'

Outra vez o Arouca! Remate frontal de Morlaye Sylla, com a bola a sofrer um desvio e a sair a rasar a barra da baliza defendida por Matheus. Os lobos da Serra da Freita ainda não atiraram a toalha ao chão...

74'

Dupla substituição no SC Braga, com as saídas de Roger Fernandes e Bruma para as entradas de Ismael Gharbi e Gabri Martínez.

72'

Dupla substituição no Arouca, com as saídas de Amadou Danté e Ivo Rodrigues para as entradas de Mateus Quaresma e Henrique Araújo.

70'

Excelente Matheus! Jason Remeseiro ganhou a linha final, pelo corredor direito, e quando tirou o cruzamento atrasado, que visava levar a bola até um seu companheiro de equipa que estava no coração da pequena área, viu o guarda-redes do SC Braga esgueirar-se ao relvado e fazer uma grande defesa para canto.

69'

Cartão amarelo a Vítor Carvalho (SC Braga).

66'

Grande oportunidade para o SC Braga! Pontapé de canto batido por Ricardo Horta à esquerda e Vítor Carvalho, junto à marca de penálti, atira de cabeça ao poste esquerdo da baliza defendida por Nico Mantl. Os arsenalistas ficaram a milímetros do terceiro...

Ivo Rodrigues, aos 40 minutos, viu Matheus negar-lhe o golo que daria o empate ao Arouca:

Bruma, na conversão do penálti, colocou o SC Braga em vantagem aos 17 minutos:

Eis o lance do penálti cometido por David Simão:

60'

Dupla substituição no Arouca, com as saídas de Taichi Fukui e Guven Yalçin para as entradas de Morlaye Sylla e Pedro Santos.

58'

Primeira aparição de Ricardo Horta! Recém-entrado no jogo, o capitão arsenalista (que recebeu a braçadeira de Matheus assim que foi lançado na partida) tentou o remate de meia distância, mas a bola saiu perto do travessão da baliza contrária.

57'

Dupla substituição no SC Braga, com as saídas de André Horta e Rodrigo Zalazar para as entradas de Gorby e Ricardo Horta.

54'

Golo do SC Braga! Excelente passe de André Horta e El Ouazzani, na cara de Nico Mantl, remata de trivela para o fundo das redes da baliza do guarda-redes alemão. Os guerreiros do Minho aumentam a vantagem na Serra da Freita. 0-2.

53'

Ameaça o Arouca! Livre cobrado por David Simão à esquerda e Tiago Esgaio, ao primeiro poste, desvia de calcanhar, mas a bola saiu muito por cima da barra da baliza de Matheus.

Vasco Seabra e Carlos Carvalhal não mexem nas equipas. Os técnicos de Arouca e SC Braga, respetivamente, fazem regressar para a etapa complementar os mesmos jogadores que haviam escolhido para iniciarem a partida.

Início da segunda parte!

Número oficial de espectadores: 1.631

Intervalo! Arouca 0 SC Braga 1. Está bom o jogo na Serra da Freita. Os guerreiros do Minho entraram melhor na partida e chegaram à vantagem aos 16 minutos. David Simão tocou a bola com a mão numa disputa aérea com Niakaté, na sequência de um pontapé de canto batido por André Horta do lado esquerdo, e Bruma, chamado à conversão do castigo máximo, não perdoou: o internacional português colocou a bola junto ao poste esquerdo da baliza defendida por Nico Mantl, o guarda-redes alemão lançou-se para o lado contrário. A vantagem fez bem aos arsenalistas, mas, pouco depois, os arouquenses também reagiram. Aqui e ali os comandados do estreante Vasco Seabra foram explorando as transições, sendo que o empate esteve muito perto de ser uma realidade aos 40 minutos, quando Ivo Rodrigues, muito bem servido por Yalçin, rematou para uma extraordinária defesa de Matheus. O jogo está interessante e o resultado totalmente em aberto. A etapa complementar promete...

Tempo adicional mínimo: 1 minuto

40'

Que grande oportunidade para o Arouca! Cruzamento da direita de Yalçin e Ivo Rodrigues, no coração da área, a rematar de primeira para uma enorme intervenção de Matheus! Mas que grande defesa do guarda-redes do SC Braga a negara autenticamente o empate aos lobos!

36'

Defende Nico Mantl! Arrancada a todo o gás de Roger Fernandes pela direita, após grande passe de Vítor Carvalho, com o jovem extremo a cruzar já em cima da linha final, à procura de El Ouazzani, que estava no interior da pequena área, mas o atenção do guarda-redes alemão dos lobos evitou males maiores para a sua baliza.

Está cumprida a primeira meia hora na Serra da Freita com o SC Braga a controlar as operações. Apesar de sem estarem a deslumbrar (longe disso!), a verdade é que os arsenalistas têm sido a equipa mais mandona e com mais chegadas a zonas de finalização. O golo de Bruma, na marcação de um penálti (mão de David Simão), deu corpo à supremacia do conjunto orientado por Carlos Carvalhal, mas a formação de Vasco Seabra, sempre que pode, espreita as transições para poder acercar-se da baliza de Matheus. O jogo está interessante...

28'

Cartão amarelo a Rodrigo Zalazar (SC Braga)

24'

Cartão amarelo a David Simão (Arouca).

17'

Golo do SC Braga! Bruma, chamado à conversão do castigo máximo, atirou para o fundo das redes da baliza defendida por Nico Mantl. Os bracarenses estão na frente do marcador na Serra da Freita. 0-1.

15'

Penálti para o SC Braga! Ricardo Baixinho, árbitro da partida, entendeu que David Simão tocou a bola com o braço numa disputa aérea com Niakaté, na sequência de um pontapé de canto batido por André Horta à esquerda, e os arsenalistas vão ter uma oportunidade soberana para abrirem o ativo.

9'

Cartão amarelo a José Fontán (Arouca).

9'

Outra vez o SC Braga! Rodrigo Zalazar rematou de pé esquerdo, à entrada da área, mas a bola saiu ao lado do poste direito da baliza defendida por Nico Mantl.

6'

Cartão amarelo a Alfonso Trezzza (Arouca).

3'

Primeira chegada do SC Braga à baliza do Arouca! Livre batido por André Horta da meia-esquerda e Paulo Oliveira, ao segundo poste, cabeceou ligeiramente ao lado.

Início da partida!

Entram as três equipas no relvado. As bancadas do Estádio Municipal de Arouca estão muito bem compostas - há muitos adeptos do SC Braga na Serra da Freita - e o relvado parece estar em ótimas condições para a prática do futebol. Depois da tradicional escolha de campo e bola, estará tudo pronto para que role a bola neste duelo entre lobos e guerreiros.

Do lado do Arouca, Ivo Rodrigues (que vai ser titular) terá de ter especial atenção à questão disciplinar. O extremo tem, por esta altura, quatro cartões amarelos na presente edição da Liga, pelo que uma eventual admoestação na partida desta tarde deixá-lo-á imediatamente de fora do próximo compromisso dos arouquenses, que será no terreno do Famalicão (sábado, às 18 horas).

João Moutinho é baixa de última hora nos arsenalistas. Segundo as últimas informações, o experiente médio ficou de fora dos convocados por motivos de ordem física. Trata-se, naturalmente, de uma baixa de vulto para a formação orientada por Carlos Carvalhal, uma vez que o antigo internacional português (que tinha recuperado recentemente de lesão) tem sido um dos destaques do setor intermediário dos guerreiros do Minho.

Já Carlos Carvalhal, técnico do SC Braga, faz três alterações na equipa titular que havia apresentado na receção ao Vitória de Guimarães (2-1), na passada quinta-feira, para a Taça da Liga: saem João Moutinho (devido a problemas físicos), Ricardo Horta e Roberto Fernández, entram André Horta, Rodrigo Zalazar e El Ouazzani.

Vasco Seabra, treinador do Arouca, promove duas mudanças no onze que havia sido apresentado por Gonzalo García (o seu antecessor) na partida da ronda anterior, no reduto do Estoril (1-4): saem Morlaye Sylla e Henrique Araújo, entram Alfonso Trezza e Guven Yalçin.

SC Braga (treinador): Carlos Carvalhal

SC Braga (suplentes): Lukas Hornicek (91), Víctor Gómez (2), Adrián Marín (19), Ismael Gharbi (20), Ricardo Horta (21), Rafik Guitane (27), Gorby (29), Gabri Martínez (77) e Roberto Fernández (90)

SC Braga (titulares): Matheus (1); João Ferreira (13), Paulo Oliveira (15) C, Niakaté (4) e Yuri Ribeiro (25); Vítor Carvalho (6) e André Horta (10); Roger Fernandes (11), Rodrigo Zalazar (16) e Bruma (7); El Ouazzani (9)

Arouca (treinador): Vasco Seabra

Arouca (suplentes): João Valido (1), Morlaye Sylla (2), Mateus Quaresma (6), Pablo Gozálbez (22), Mamadou Loum (31), Henrique Araújo (39), Chico Lamba (73), Alex Pinto (78) e Pedro Santos (89)

Arouca (titulares): Nico Mantl (58); Tiago Esgaio (28), José Fontán (3), Boris Popovic (13) e Amadou Danté (27); David Simão (5) C e Taichi Fukui (21); Jason Remeseiro (10), Alfonso Trezza (19) e Ivo Rodrigues (7); Guven Yalçin (50)

Árbitro: Ricardo Baixinho (AF Lisboa); Assistentes: Andreia Sousa e Diogo Pereira; 4.º Árbitro: Sérgio Chaves Jesus; VAR/AVAR: Fábio Melo/André Dias

Já há equipas oficiais!

Recorde a antevisão de Carlos Carvalhal a este embate diante do Arouca:

O Arouca está no 15.º lugar da tabela classificativa (7 pontos), ao passo que o SC Braga está no 5.º posto (17 pontos). O duelo desta tarde tem também a curiosidade de colocar frente a frente uma das melhores defesas da Liga - os bracarenses têm apenas 6 golos sofridos, tantos quantos o Benfica e apenas atrás de FC Porto (4) e Sporting (3) - e um dos piores ataques da prova - os arouquenses têm somente 5 golos marcados, estando apenas à frente, neste particular, de Farense e Nacional (ambos com 4).

Antes desse triunfo no dérbi minhoto, os arsenalistas também tinham ganho para o campeonato, vencendo o Farense (2-0), em jogo da 9.ª ronda da Liga. Contas feitas, o SC Braga parte em busca da terceira vitória consecutiva, algo que, a acontecer, permitirá igualar a segunda melhor série da época.

Já o SC Braga entrará em campo com uma confiança muito acima da média. Os comandados de Carlos Carvalhal vêm de um triunfo que dá sempre uma moral acrescida, uma vez que na passada quinta-feira bateram o Vitória de Guimarães (2-1), resultado que lhes permitiu o carimbo no passaporte para a final four da Taça da Liga.

Os arouquenses chegam a este desafio depois de uma goleada sofrida na ronda anterior, no terreno do Estoril (1-4), sendo que o desejo passa, naturalmente, pelo regresso às vitórias na Liga, algo que não acontece há mais de um mês. O último triunfo dos lobos para o campeonato aconteceu no dia 22 de setembro, no reduto do Farense, numa partida da 6.ª jornada. Depois disso, a única vitória foi para a Taça de Portugal, no caso, para a 3.ª eliminatória, e que acabou por ser conseguida com uma goleada clara: 5-0 ao Maria da Fonte, no passado dia 20 de outubro.

Na antevisão a este encontro, Vasco Seabra não escondeu que foi facilmente seduzido pelo projeto do Arouca, mostrando-se muito confiante para esta nova etapa na sua carreira.

O Arouca chega renovado a esta partida. Os lobos da Serra da Freita vão estrear, esta tarde, um novo treinador, com Vasco Seabra a sentar-se pela primeira vez no banco, isto depois de ter substituído no cargo o uruguaio Gonzalo García, que tinha sido o escolhido para iniciar a época. As coisas acabaram por não correr bem ao sul-americano e, dessa forma, os responsáveis dos arouquenses decidiram-se pela mudança, contratando o técnico português, que estava livre.

O Estádio Municipal de Arouca é palco de um dos jogos da 10.ª jornada da Liga, com o Arouca a receber o SC Braga, a partir das 18 horas. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este duelo entre lobos e guerreiros e, tal como é habitual, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!