Arouca-Famalicão: Aranda encarnou Panenka e Topic decidiu

Eduardo Pedrosa Marques • 23:34 - 04.04.2025/ Atualizado: 20:01 - 05.04.2025

Extremo espanhol assinou uma obra de arte, de penálti - já depois de Jason Remeseiro falhar um castigo máximo. Mirko Topic selou o triunfo famalicense - já depois de Henrique Araújo não falhar dos 11 metros

Muito obrigado por ter estado desse lado, caro leitor. Continue na nossa companhia porque dentro de instantes vamos trazer-lhe a crónica e a reportagem deste duelo entre arouquenses e minhotos.

FINAL DA PARTIDA!! AROUCA 1 FAMALICÃO 2. Se a primeira parte foi boa, a segunda foi... ainda melhor. Jason Remeseiro falhou um penálti aos 20 minutos, mas Óscar Aranda não desperdiçou dos 11 metros. E fê-lo com classe suprema: à Panenka. Henrique Araújo, também de penálti, empatou (72'), mas Mirko Topic, pouco depois, sentenciou o triunfo do emblema minhoto, que, desta forma sobe provisoriamente ao 7.º lugar da tabela classificativa - está dependente do que faça o Casa Pia nesta ronda, uma vez que os gansos têm menos um ponto do que os famalicenses. Já o Arouca mantém os mesmos 29 pontos com que entrara para esta ronda e ainda não está totalmente tranquilo no que concerne às contas da permanência.

90+7'

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

90+4'
Amarelo

Cartão amarelo para Gil Dias.

90+1'

O quarto árbitro mostra 5 minuto(s) de descontos

90+1'
Amarelo

Cartão amarelo para Loum.

90'

Que enorme oportunidade para Alex Pinto!! O lateral direito surgiu isolado à entrada da pequena área, após cruzamento da esquerda de Alfonso Trezza, mas desviou por cima da barra.

84'
Substituição

Jason Remeseiro sai do campo e é substituído por Boris Popovic.

84'
Substituição

Gustavo Sá sai do campo e é substituído por Samuel Lobato.

84'
Substituição

Sorriso sai do campo e é substituído por Pedro Bondo.

84'
Substituição

Simon Elisor sai do campo e é substituído por Václav Sejk.

82'
Amarelo

Cartão amarelo para Guven Yalcin.

Óscar Aranda, à Panenka (que categoria!), colocou o Famalicão em vantagem, aos 35 minutos:

81'

O jogo é reiniciado.

Foi desta forma que Chico Lamba derrubou Gustavo Sá (34'), lance que motivou o penálti a favor do Famalicão:

80'
Substituição

Henrique Araújo sai do campo e é substituído por Guven Yalcin.

80'
Substituição

Pedro Santos sai do campo e é substituído por Loum.

80'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

Jason Remeseiro atirou à barra, de livre direto (31'):

76'

GOLO DO FAMALICÃO!! Cruzamento da direita de Rafa Soares, Gustavo Sá, ao segundo poste, amorteceu de cabeça, e Mirko Topic, no coração da área, rematou de primeira, de pé direito, para nova vantagem minhota. 1-2.

76'

G O O O O O L O - Mirko Topic marca de pé direito!

Assistência
Gustavo Sá
Gustavo Sá

Alfonso Trezza também viu Lazar Carevic negar-lhe os intentos, aos 28 minutos:

71'

GOLO DO AROUCA!! Henrique Araújo assumiu a responsabilidade e não desperdiça. Tudo novamente empatado na Serra da Freita. 1-1.

71'
Golo (P)

G O O O O O L O - Henrique Araújo do Arouca de pé direito marca o penalti para o meio da baliza. Lazar Carevic saltou para a direita.

69'

Penálti para o Arouca!! Alfonso Trezza foi travado em falta por Lazar Carevic e o árbitro da partida volta a apontar para a marca dos 11 metros:

Chamado à marcação do castigo máximo, Jason Remeseiro permitiu a defesa a Lazar Carevic (26'):

68'
Substituição

Óscar Aranda sai do campo e é substituído por Gil Dias.

Enea Mihaj cometeu penálti sobre Miguel Puche, aos 19 minutos:

65'
Substituição

Taichi Fukui sai do campo e é substituído por Morlaye Sylla.

65'
Substituição

Miguel Puche sai do campo e é substituído por Brian Mansilla.

Justin de Haas, com um grande corte, aos 16 minutos, impediu o golo (quase certo) de Alfonso Trezza:

64'
Amarelo

Cartão amarelo para Rafa Soares.

59'

Ai, ai, ai, ai, ai... Nico Mantl quase dava um frango daqueles!! Gustavo Sá rematou de fora da área, a bola até saiu à figura do guarda-redes do Arouca, mas Mantl largou-a por entre as pernas e deixou que o esférico lhe fugisse... para trás. Rápido de movimentos, o germânico reagiu e impediu o segundo golo do Famalicão.

59'

O jogo é interrompido por um breve momento, pois a bola foi tocada pelo árbitro.

54'
Vermelho

EXPULSO! - Vasco Seabra é expulso, por palavras dirigidas ao árbitro.

54'
Vermelho

EXPULSO! - Hugo Oliveira é expulso, por palavras dirigidas ao árbitro.

54'
Amarelo

Cartão amarelo para Tom van de Looi.

48'

Ameaçam os lobos! Jason Remeseiro tentou a nota artística, mas o remate de pontapé de bicicleta do avançado espanhol saiu à figura de Lazar Carevic.

46'
Substituição

Mathias de Amorim sai do campo e é substituído por Mirko Topic.

46'

Início da segunda parte.

INTERVALO!! AROUCA 0 FAMALICÃO 1. Que bela primeira parte na Serra da Freita. Arouquenses e minhotos entraram em campo sem quaisquer amarras táticas e proporcionaram uns 45 minutos iniciais de grande intensidade, bastante emoção e considerável espetacularidade. Aos remates de Henrique Araújo, de um lado, e de Sorriso, do outro, seguiu-se um corte providencial de Justin de Haas, a evitar que o tiro de Alfonso Trezza fosse na direção da baliza (e ia mesmo...), até que aos 19 minutos chegou o primeiro caso do jogo: Enea Mihaj derrubou Miguel Puche dentro da área. Depois de alguns minutos a ver as imagens, o árbitro da partida confirmou a sua primeira decisão e mandou mesmo marcar penálti a favor do Arouca. Porém, Jason Remeseiro, chamado à conversão, permitiu a (excelente) defesa de Lazar Carevic. Os lobos continuaram a tentar, mas Alfonso Trezza viu o guarda-redes dos famalicenses voltar a brilhar e Jason Remeseiro atirou com estrondo à barra, de livre direto. Até que foi o Famalicão a dispor de ocasião soberana para marcar: falta de Chico Lamba sobre Gustavo Sá e... penálti. Dos 11 metros houve... espetáculo: Óscar Aranda bateu à Panenka e, com classe, colocou os minhotos na frente. O jogo está bom e a etapa complementar promete (ainda mais)...

45+6'

O árbitro apita para o intervalo

45+1'

O quarto árbitro mostra 5 minuto(s) de descontos

45'

Por cima! Remate exterior de Miguel Puche, de pé esquerdo, com a bola a ganhar muito altura e a não oferecer qualquer tipo de perigo a Lazar Carevic.

35'

GOLO DO FAMALICÃO!! Óscar Aranda não desperdiça o castigo máximo e coloca os minhotos em vantagem. Mas não foi um penálti qualquer: foi à Panenka!! Golaço do extremo espanhol. 0-1.

35'
Golo (P)

G O O O O O L O - Óscar Aranda do Famalicão de pé direito marca o penalti. Nico Mantl escolheu mal o lado.

35'

O jogo é reiniciado.

34'

Penálti para o Famalicão!! Chico Lamba derruba Gustavo Sá dentro da área e o árbitro da partida aponta de imediato para a marca dos 11 metros. Agora são os minhotos que irão beneficiar de uma soberana ocasião para chegarem à vantagem...

34'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

34'
Amarelo

Cartão amarelo para Chico Lamba.

31'

Na barra!! Livre direto apontado por Jason Remeseiro, com a bola a embater com estrondo no travessão da baliza à guarda de Lazar Carevic.

30'
Amarelo

Cartão amarelo para Rodrigo Pinheiro.

29'

Outra vez enorme Lazar Carevic! Alfonso Trezza entrou na área pelo lado direito, rematou forte e colocado, mas o guarda-redes dos minhotos fez a mancha e negou (novamente) o golo ao Arouca.

27'

ELE FALHA - Jason Remeseiro marca o penálti, mas o guarda-redes defende.

26'

DESPERDIÇA JASON REMESEIRO!! O (hoje) capitão do Arouca rematou para o lado esquerdo de Lazar Carevic, mas o guarda-redes do Famalicão adivinhou o lado e travou o remate do avançado espanhol.

25'

Depois de alguns minutos a ver as imagens, Gonçalo Neves, árbitro da partida, confirma a decisão: há mesmo penálti para o Arouca!

O lance está a ser avaliado pelo VAR que, neste instante, chama Gonçalo Neves, árbitro da partida, para que este possa ver as imagens. Em causa está o facto de a falta de Enea Mihaj poder ter sido cometida fora da área e não dentro. Dentro de instantes chegará a decisão final...

19'

Penálti para o Arouca! Miguel Puche ganhou o lance a Enea Mihaj, sobre a esquerda, entrou na grande área e, nesse momento, foi travado em falta pelo capitão do Famalicão. Os arouquenses vão ter uma soberana oportunidade para chegarem à vantagem...

19'
Amarelo

Cartão amarelo para Enea Mihaj.

16'

Grande corte de Justin de Haas! Cruzamento da esquerda de Amadou Danté, remate de Alfonso Trezza em zona frontal, já no interior da área, valendo ao Famalicão o bom posicionamento do defesa-central neerlandês, que impediu que o tiro do avançado uruguaio do Arouca pudesse ferir Lazar Carevic.

13'

Responde o Famalicão! Sorriso fletiu da direita para o centro e, ainda de fora da área, rematou em arco, de pé esquerdo, mas a bola saiu à figura de Nico Mantl.

12'

De novo o Arouca! Henrique Araújo aproveitou um mau passe de Mathias de Amorim e, ainda de fora da área, tentou a sua sorte, mas o remate do ponta de lança internacional sub-21 português saiu muito por cima da barra da baliza à guarda de Lazar Carevic.

O Famalicão também vai tentando acercar-se do último terço ofensivo e já conquistou três pontapés de cante nestes minutos iniciais. Os minhotos ainda não conseguiram, porém, incomodar Nico Mantl.

6'

Ao lado! Transição rápida do Arouca, passe de Taichi Fukui para Alex Pinto e o lateral-direito dos lobos, que havia integrado a manobra ofensiva, remata de primeira, à entrada da área, mas sem a melhor direção. Alex Pinto estava, porém, em posição irregular, pelo que o lance acabou por ser invalidado.

1'

Arouca sai com a bola, a partida começou!

1'

O árbitro dá início à partida.

Entram as três equipas no tapete verde do reduto arouquense. Depois da escolha de campo e bola, feita, naturalmente, pelos dois capitães junto da equipa de arbitragem, ficará tudo a postos para o apito inicial.

O céu está escuro na Serra da Freita, há muitas nuvens a pairar sobre o anfiteatro arouquense, mas, para já, a chuva vai dando tréguas. Veremos se os aguaceiros não são convidados indesejados para este embate. As bancadas do Estádio Municipal de Arouca estão relativamente bem preenchidas, sendo que além dos sócios e simpatizantes dos lobos há também a registar uma considerável falange de apoio dos aficionados famalicenses.

As três equipas já terminaram os respetivos períodos de aquecimento e dentro de instantes regressarão ao relvado do Estádio Municipal de Arouca para que seja dado o pontapé de saída neste segundo jogo da 28.ª ronda da Liga.

Já Hugo Oliveira, técnico do Famalicão, repete a equipa inicial que tinha apresentado na última jornada, aquando da goleada imposta ao Aves SAD (4-1).

Vasco Seabra, treinador do Arouca, procede a três mudanças no onze comparativamente com o jogo da ronda anterior, diante do SC Braga (1-2): saem Tiago Esgaio, Weverson e Guven Yalçin, entram Alex Pinto, Amadou Danté e Henrique Araújo.

Árbitro: Gonçalo Neves (AF Coimbra); Assistentes: Pedro Felisberto e Carlos Campos; 4.º Árbitro: José Rodrigues; VAR/AVAR: Manuel Oliveira e André Dias

Famalicão (treinador): Hugo Oliveira

Famalicão (suplentes): Ivan Zlobin (1), Léo Realpe (3), Mirko Topic (8), Otar Mamageishvili (15), Yassir Zabiri (21), Gil Dias (23), Václav Sejk (29) e Samuel Lobato (88)

Famalicão (titulares): Lazar Carevic (25); Rodrigo Pinheiro (17), Enea Mihaj (4) C, Justin de Haas (16) e Rafa Soares (5); Tom van de Looi (6) e Mathias de Amorim (14); Sorriso (7), Gustavo Sá (20) e Óscar Aranda (11); Simon Elisor (12)

Arouca (treinador): Vasco Seabra

Arouca (suplentes): João Valido (1), Jakub Vinarcik (30), Morlaye Sylla (2), Boris Popovic (13), Pedro Moreira (20), Brian Mansilla (24), Mamadou Loum (31) e Guven Yalçin (50)

Arouca (titulares): Nico Mantl (58); Alex Pinto (78), Jose Fontán (3), Chico Lamba (73) e Amadou Danté (27); Taichi Fukui (21) e Pedro Santos (89); Alfonso Trezza (19), Jason Remeseiro (10) C e Miguel Puche (11); Henrique Araújo (39)

Já há equipas oficiais!

Eis a projeção de Hugo Oliveira, técnico do Famalicão, para o duelo diante dos lobos da Serra da Freita:

Recorde a antevisão de Vasco Seabra, treinador do Arouca, à partida deste sábado:

Vasco Seabra: «Aqui ninguém chora sobre o leite derramado»

4 abril 2025, 17:16

Vasco Seabra: «Aqui ninguém chora sobre o leite derramado»

Treinador quer o Arouca, este sábado frente ao Famalicão, a esquecer os pontos perdidos nos últimos minutos das três anteriores partidas e admite que, apesar das muitas contrariedades com lesões, não nota quebra na equipa

Na primeira volta, no Minho, Famalicão - na altura ainda orientado por Armando Evangelista, técnico que entretanto cedeu o seu lugar a Hugo Oliveira - e Arouca não conseguiram desatar o nó e a partida, referente à 11.ª jornada da Liga e que se realizou a 9 de novembro de 2024, terminou... como começou: 0-0.

Já o Famalicão, que passa por um bom momento, pretende dar continuidade ao excelente resultado alcançado na jornada anterior: 4-1 ao Aves SAD.

O Arouca vai procurar, esta tarde, regressar às vitórias, isto porque não ganhou nos dois jogos mais recentes: derrota frente ao SC Braga (1-2) e empate diante do Estoril (1-1). O último triunfo do conjunto liderado por Vasco Seabra foi a 8 de março, no terreno do Aves SAD (1-0).

Já o Famalicão não só tem a sua vida (mais do que) resolvida no que concerne ao selo do convívio entre os grandes do futebol português na próxima temporada, como ainda continua a olhar (legitimamente) para cima. Nomeadamente para a metade superior da tabela classificativa. Onde estava, de resto, até ontem à noite, mas de onde saiu após o triunfo do Estoril no reduto do Aves SAD (3-0). Os canarinhos chegaram ao 8.º posto (39 pontos), mas os famalicenses podem recuperar esse lugar caso derrotem, hoje, o Arouca.

Não estando ainda a salvo da descida de divisão, o Arouca tem, ainda assim, alguma almofada relativamente aos lugares de risco. A formação orientada por Vasco Seabra soma 29 pontos e está já bastante distante de Farense (17) e Boavista (15), as duas equipas que estão em lugares de despromoção. No entanto, os lobos também querem tentar aumentar o fosso relativamente ao lugar de play-off, que é ocupado pelo Aves SAD (23), sendo que pelo meio aparecem ainda Estrela da Amadora (23) e Gil Vicente (26) - com a adenda de que os avenses já perderam ontem, na receção ao Estoril (0-3), resultado que agradou, claro, aos arouquenses.

A 28.ª jornada da Liga tem passagem pela Serra da Freita, palco do duelo desta tarde (18 horas) entre Arouca e Famalicão. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este duelo e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!