Turquia - Jogadores
Data de Nascimento: 01-03-1989
Posição: Guarda-Redes
Clube: Besiktas
O mais experiente do contingente de guarda-redes, Gunok, com 1.96m, começou no basquetebol antes de mudar para o futebol. Mas não está convencido que o seu talento na quadra o tenha ajudado entre os postes. «Se jogar basquetebol me ajudou com ser guarda-redes? Boa pergunta», disse. «Às vezes acho que teria mais impacto se tivesse começado entre os postes e tivesse mudado para o basquetebol». Talvez pouco surpreendente pelo seu passado no desporto, é um guardião consagrado, mas não é muito prendado com os pés e a sua distribuição não é a melhor. O seu pai, Mahir, também foi guarda-redes, embora sem provas dadas num grande clube. Em 2020, Mert mostrou o seu lado humano, doando 100 pares de luvas de guarda-redes a 100 escolas por toda a Turquia.
Data de Nascimento: 17-02-1997
Posição: Lateral-Direito
Clube: Roma
O lateral-direito veloz nunca jogou na primeira divisão turca. O Lille reconheceu o seu talento quando jogava pelo Istanbulspor e resgatou-o com um contrato de 5 anos, aos 21 anos de idade. Ninguém esperava que se juntasse a uma equipa de topo em França, mas adaptou-se facilmente à Ligue 1 com tranquilidade e ajudou o clube a um improvável título de campeão em 2021. Agora na Roma, tem sido usado como jogador de rotação durante grande parte da época, mas o seu tempo de jogo tem sido maior recentemente. Passa grande parte do seu tempo livre a estudar outros colegas de posição, como Kyle Walker entre aqueles que mais admira. «Às vezes Guardiola fá-lo jogar como central – algo que já fiz.» Um ávido gamer e fã de Pokémon, Celik afirmou que aprendeu inglês ao ver os desenhos-animados.
Data de Nascimento: 05-03-1998
Posição: Central
Clube: Al-Ahli
Marcou um cómico e histórico autogolo na abertura do EURO 2020, sendo a única vez que um torneio começou com alguém a marcar na própria baliza, catalisando a derrota da Turquia por 3-0 frente à Itália. Jogava na Juventus na altura e o erro deu aso a piadas sobre a Vecchia Signora ser a espinha dorsal da seleção italiana, sendo que a carreira de Demiral regrediu imenso desde aí. Joga agora na Arábia Saudita, mas é uma sombra do que era anteriormente. Tem tido dificuldades com lesões, mas tem estado saudável e a jogar regularmente pelo seu clube. O defesa de 1.91m foi criticado recentemente pela sua prestação na derrota por 6-1 frente à Áustria e seria uma surpresa vê-lo como titular no jogo de abertura, frente à Geórgia.
Data de Nascimento: 13-04-1994
Posição: Central
Clube: Panathinaikos (por empréstimo do Fenerbahce)
Vincenzo Montella conhece Akaydin do seu tempo como técnico do Adana Demirspor, quando os dois ajudaram o clube a acabar em 4º lugar no campeonato – a melhor prestação da sua história – na época passada, apesar da cidade ter sido atingida pelo tremor de terra que devastou o sudeste turco e a Síria em fevereiro de 2023. «Os meus jogadores foram acordados por familiares na rua», disse Montella na altura. «Chovia muito em Adana e um cenário apocalíptico de proporções ainda desconhecidas estava a acontecer perante os seus olhos.» Montella introduziu um jogador que outrora descreveu como «o melhor defesa da Turquia» na seleção nacional e Akaydin destacou-se na vitória frente à Croácia, na qualificação. Oferece força e é surpreendentemente rápido, enquanto a sua boa versatilidade no passe oferece algo mais à defesa.
Data de Nascimento: 09-03-1994
Posição: Médio
Clube: WBA
Um médio possante que também pode jogar como central. Foi incluído na seleção para dar uma cobertura defensiva muito necessitada. Vincenzo Montella viu as suas opções defensivas diminuídas, pelo que ter um jogador experiente como Yokuslu será uma lufada de ar fresco para o selecionador.
Data de Nascimento: 29-12-2000
Posição: Benfica
Clube: Médio
Kokçu nasceu nos Países Baixos, mas escolheu não jogar pelo país. «Sinto-me mais em casa na Turquia, por isso jogo por eles», disse. «Além disso senti que ia haver maior competição por um lugar na seleção neerlandesa.» Agora, contudo, enfrenta competição no meio-campo turco e encontra-se numa posição curiosa. O jovem médio tem estado em evidência no Benfica, a mostrar a sua criatividade e habilidade ofensiva, mas tem dificuldades em replicar essa forma pela seleção nacional. Essa inconsistência não desencorajou o técnico, que reconhece o talento de Kokçu, mas o maior desafio é desbloquear todo o seu talento nos palcos internacionais e encontrar a sua melhor posição na disposição tática para otimizar as suas qualidades. O antigo capitão do Feyenoord só se juntou ao Benfica no último verão, mas já há rumores de que se poderá reencontrar com Arne Slot no Liverpool.
Data de Nascimento: 21-10-1998
Posição: Médio
Clube: Galatasaray
Foi apelidado de Harry Potter pelos adeptos pelas suas semelhanças à personagem: «Tudo começou depois de aparecer com óculos no Instagram», explica. «Os adeptos chamaram-me de Harry Potter e depois celebrei um golo abanando uma varinha imaginária e foi assim. Sou fã dos filmes e gosto da ideia de trazer isso para os relvados.» Um médio ofensivo enérgico que aterroriza os defesas pelo meio ou flancos, Akturkoglu impressionou na Liga dos Campeões pelo Galatasaray. Montella é fã do seu talento apesar de por vezes ser questionada a sua capacidade finalizadora por ser, por vezes, perdulário. É esperado que traga a sua magia para o torneio.
Data de Nascimento: 25-02-2005
Posição: Médio ofensivo
Clube: Real Madrid
Em 2022, Mesut Özil disse-lhe: «Vais ser uma estrela mundial.» Dois anos depois está no Real Madrid e voltou à seleção mesmo a tempo do EURO 2024, depois de uma primeira metade da época marcada por lesões. Enquanto a sua forma física continua em dúvida, o seu talento é inegável: pode sozinho mudar um jogo com o seu incrível trabalho de pés e tendência a marcar golos espetaculares. A habilidade de Guler em criar algo do nada faz dele um pesadelo para os defesas adversários e traz esperança aos adeptos turcos, injetando imprevisibilidade e entusiasmo ao ataque de Vincenzo Montella. Tem potencial para ser uma das referências do EURO se encontrar a sua melhor forma física a tempo.
Data de Nascimento: 07-06-1991
Posição: Avançado
Clube: Besiktas
O veterano da equipa. Fez uma época razoável no Besiktas, mas tem imensa experiência internacional, para além de um registo bem assinalável de 20 golos e 7 assistências em 50 internacionalizações. Com Enes Unal de fora, devido a lesão, as opções ofensivas de Montellas ficaram diminuídas, e Tosun pode ter mais tempo de jogo do que esperado.
Data de Nascimento: 08-02-1994
Posição: Médio
Clube: Inter
A Çalhanoglu não faltará confiança. «Sou o melhor playmaker neste momento», disse, em fevereiro. «Atrás de mim o Rodri, depois o Toni Kroos, o Kimmich e o Enzo Fernández.» O coração criativo da Turquia traz experiência ao meio-campo. Cresceu e recuou no terreno no Inter e a sua visão e habilidade de ditar o ritmo de jogo são inestimáveis para Vincenzo Montella na Turquia. A sua capacidade na bola parada continua a ser a sua maior arma, sendo uma ameaça constante nos livres e cantos. Terá as rédeas do meio-campo, orquestrando ataques e a ligar setores. Os golos surgem menos frequentemente atualmente, mas a sua experiência e liderança serão cruciais para guiar os jovens talentos turcos no EURO 2024.
Data de Nascimento: 29-01-1997
Posição: Médio
Clube: Lille
Yazici teve uma infância pouco comum para um futebolista. «Costumava passar os verões como pastor com a minha avó», revelou, mas as coisas mudaram assim que o seu talento emergiu. Ajudou a sua equipa de escola a sagrar-se campeã mundial de escolas secundárias em 2015, foi estrela no Trabzonspor depois de aparecer na equipa principal e mereceu uma grande transferência para o Lille. A carreira do médio ofensivo estagnou por uns anos, mas está de volta ao seu melhor nível no Lille e a forçar a sua presença na convocatória turca novamente. Criativo e perigoso na bola parada, Yazici foi destaque em dezembro quando a sua casa foi assaltada pela segunda vez enquanto disputava um jogo da Liga Conferência. Dois relógios de elevado valor, roupa e itens de cabedal foram roubados enquanto marcava de penálti na vitória do Lille frente ao Klasvik, por 3-0.
Data de Nascimento: 14-04-1998
Posição: Guarda-Redes
Clube: Manchester United
Bayindir começou como avançado, mas a sua vontade ganhadora ‘empurrou-o’ para entre os postes. «Comecei a jogar nas ruas. Era avançado, mas ia à baliza para proteger a vantagem depois de estarmos a ganhar porque era o miúdo mais alto», explicou. Provavelmente sentir-se-á algo frustrado por ter passado a época como suplente de André Onana no Manchester United, apesar de alguns erros crassos do camaronês que custou 47 milhões de libras. Caso Bayindir tivesse tido mais minutos, seria provavelmente o titular na Turquia no EURO. Aos 26
Data de Nascimento: 16-01-2003
Posição: Defesa
Clube: Ajax
O jovem defesa central passou grande parte da época de fora, devido a lesões, mas regressou em grande, como titular em 10 dos últimos 11 jogos do Ajax na Eredivisie. Kaplan foi recompensado com uma chamada para o Euro, e arrisca-se a ter mais tempo de jogo do que seria esperado há duas semanas, não mais do que isso.
Data de Nascimento: 07-09-1994
Posição: Central
Clube: Galatasaray
A rocha defensiva do Galatasaray apareceu como uma estrela esta época. Mais do que força, o poderoso central possui um talento surpreendente com a bola para alguém com um físico tão impressionante. Foi um passe longo seu em Berlim que deixou Ferdi Kadioglu isolado para fazer o golo inaugural da Turquia na surpreendente vitória sobre a Alemanha em novembro, por 3-2, deliciando os 3 milhões de turcos que residem na Alemanha e que acreditam que a equipa pode ser forte no EURO 2024. A bravura e liderança de Bardakci fazem dele uma referência na defesa e a sua presença na equipa é um exemplo da fé que Montella tem em jogadores da liga turca.
Data de Nascimento: 11-01-1998
Posição: Médio
Clube: Borussia Dortmund
Um de vários jogadores da seleção nascidos na Alemanha, Özcan optou pela seleção turca, o país dos seus pais, após os sub-21, e captou a atenção de Vincenzo Montella. Oferece experiência como escudo defensivo em frente à linha defensiva, mas tem tido dificuldades a superar Emre Can na batalha como número 6 titular do Borussia Dortmund. Frequentemente utilizado a partir do banco por Edin Terzic, a sua habilidade para ganhar duelos e perturbar o ataque adversário será crucial se Montella optar por ele ao lado de opções mais atacantes à sua frente como Orkan Kokcu, do Benfica, e Hakan Calhanoglu, do Inter.
Data de Nascimento: 26-01-1999
Posição: Médio
Clube: Fenerbahce
No coração do meio-campo turco, Vincenzo Montella confia na presença energética do seu incansável dínamo defensivo. A ética de trabalho de Yuksek é singular. Atua como a sala de máquinas, constantemente em movimento a ganhar duelos e a perturbar ataques adversários. Possui uma impressionante qualidade de passe, permitindo que inicie ataques e varie o jogo. É um médio moderno completo e o seu talento tem sido requisitado e atraído interesse de vários clubes da Premier League, onde o seu estilo todo-o-terreno parece assentar bem. O jogador já terá uma preferência. «O clube para o qual gostaria de ir é o Manchester United», disse à TRT Spor. «O meu sonho de criança é jogar por eles.»
Data de Nascimento: 15-07-1995
Posição: Médio
Clube: Fenerbahce
Em jovem, o pai de Kahveci ameaçava-o de se juntar a ele numa oficina a mudar óleo de carros se não se focasse no futebol. Parece que funciona. O temperamental médio box-to-box trabalha arduamente, tendo a capacidade técnica e criatividade para ameaçar as defesas contrárias. O seu maior problema é a disciplina: no seu melhor é um jogador de pensamento linear, mas é propício a amealhar cartões desnecessários. Esse temperamento fogoso faz dele um caso bicudo, mas estatisticamente é um dos melhores médios da Europa, contribuindo com muitos golos e assistências durante uma boa época, e a ser alvo de interesse do Newcastle. Montella gosta de jogadores de elevada ética de trabalho, mas terá de avaliar o risco. Se se mantiver disciplinado, Kahveci será uma arma no meio-campo da Turquia.
Data de Nascimento: 03-04-1999
Posição: Lateral-Direiro
Clube: Fenerbahce
O único jogador do plantel nascido na Áustria oferece a Montella a velocidade que pretende pelos flancos. Pode atuar como lateral-direito ou central, mas ainda está para ser decidido se merece a confiança do treinador após ser titular nas derrotas nos amigáveis de março. Tendo crescido em Viena, a derrota por 6-1 frente à Áustria não deve ter sido fácil de digerir, mas nunca se arrependeu de representar o país dos seus pais. «Ouço o meu coração e é um prazer especial para mim ter escolhido a Turquia», disse antes de se estrear pela Turquia, como adolescente. «Além disso, quem não quer usar o equipamento com a estrela crescente?» Escolheu Sergio Ramos como o seu ídolo. «É um jogador completo com todas as características que adoro: controlo sob bolas no ar, força e habilidade sair a jogar desde trás.»
Data de Nascimento: 04-05-2005
Posição: Extremo/Ponta-de-lança
Clube: Juventus
De promessa da academia a regular na primeira equipa num piscar de olho, a ascensão de Yidiz na Juventus tem sido meteórica. Tornou-se num favorito dos adeptos depois de dedicar as suas celebrações de golo a Alessandro Del Piero. A lenda do clube respondeu, dizendo: «Dar-lhe-ia a camisola 10». Avançado poderoso, Yildiz não tem receio de enfrentar os defesas. Possui uma aptidão natural pelo golo e é designado como o futuro da seleção. Nasceu na Bavaria com pai turco e mãe alemã, juntando-se à academia do Bayern Munique com 7 anos e, uma década depois, a Juventus ganhou a corrida por ele. Foi incluído na lista do The Guardian como um dos melhores 60 jogadores nascidos em 2005 e marcou o seu primeiro golo pela seleção na vitória por 3-2 frente à Alemanha. Embora a sua experiência internacional seja limitada, a sua confiança e habilidade de se dar bem sob pressão sugerem que pode ser uma referência nos grandes palcos.
Data de Nascimento: 07-10-1999
Posição: Lateral-esquerdo
Clube: Fenerbahce
O versátil lateral pode jogar em qualquer dos flancos, como central ou na ala. Foi indiscutível no Fenerbahce esta época e é provável que seja a primeira opção pela Turquia este verão. Nascido em Arnhem, começou no futebol neerlandês e teve a hipótese de jogar pelo Canadá, Países Baixos ou Turquia internacionalmente. Kadioglu oferece a Montella uma mentalidade atacante, mas capaz a defender. O jogador de 24 anos está em grande forma e tem possibilidades de impressionar os seus pretendentes no EURO, mas poderia ter tido uma carreira diferente. «Costumava jogar ténis», explica. «Ia a torneios por todo o país [quando estava nos Países Baixos], mas eventualmente tive de escolher entre o ténis e o futebol.»
Data de Nascimento: 23-05-2000
Posição: Extremo
Clube: Galatasaray
A explosiva ascensão no Galatasaray não passou despercebida. O jovem extremo forçou a sua inclusão na seleção após impressionantes prestações no campeonato e Liga dos Campeões. Tem uma combinação potente de velocidade, força e habilidade, permitindo-lhe atormentar os defesas adversários com a sua capacidade de drible. É solidário com a equipa e contribui defensivamente, ajudando os laterais. Tem sido ligado a transferências para o Manchester United, Tottenham ou Aston Villa, e já foi comparado a jogadores especiais. «Comparo-o ao Gareth Bale em termos da sua força», disse um antigo treinador, Ilker Puren. «Um dia irá definitivamente jogar na Premier League porque lá o físico é bastante importante. Também melhorou o seu conhecimento posicional. O nível a que está neste momento é próximo ao do Phil Foden».
Data de Nascimento: 10-11-1994
Posição: Central
Clube: Galatasaray
Um de vários jogadores do plantel nascidos na Alemanha, Ayhan juntou-se à formação do Schalke aos 4 anos e estreou-se 14 anos depois. Tem sido uma peça integrante na luta do Galatasaray pelo título e dá opções a Vincenzo Montella, já que também pode atuar a lateral-direito e como médio, além de como central. Acredita que se tornou mais calmo com o passar dos anos, mas ainda aspira a liderar pelo exemplo. «Ainda gosto de ver o fogo no meu olhar pela televisão», disse anteriormente. «Sem emoção, sem aquele fogo no estômago, seria difícil para mim ter a linguagem corporal correta no relvado. É parte de quem sou e nunca quero perder isso.»
Data de Nascimento: 05-04-1996
Posição: Guarda-redes
Clube: Trabzonspor
Provavelmente o titular para Vincenzo Montella no EURO, Cakir recusou-se a jogar como guarda-redes quando era criança até o seu treinador na altura convencer o seu pai que a sua elevação felina e mãos grandes iam fazer dele um guarda-redes. O treinador teria claramente olho para o talento, já que Cakir se estabeleceu como um dos grandes talentos entre os postes na Turquia. O número 1 do Trabzonspor deverá protagonizar mudança de clube este verão, com o Celtic interessado em contratá-lo para substituir Joe Hart. Um artigo sugeriu ainda que, quando Brendan Rodgers estava no Leicester, o seu observador na altura, Lee Congerton, lhe indicou que Cakir era o melhor guarda-redes que já tinha visto ao vivo. Este torneio pode dar-lhe a oportunidade para se mostrar nos palcos mundiais.
Data de Nascimento: 15-08-2005
Posição: Ponta-de-lança
Clube: Besiktas
A Turquia foi de ter poucas opções para avançado a uma abundância de jovens emergentes. Montella foi mimado com as opções de escolha e agora tem Kilicscoy como nova opção. O jogador de 18 anos, dos subúrbios de Gaziosmanpasa, em Istambul, forçou a sua inclusão por marcar mais de 10 golos pelo Besiktas no campeonato turco. Quando este perfil foi escrito, ainda está por fazer a sua estreia na seleção, mas desespera por ser incluído na convocatória para o EURO 2024. Tem uma impressionante capacidade técnica e olho para o golo. Foi chamado para os amigáveis de março, mas mais tarde acabou por ser relegado para os sub-21. «Lá terá mais tempo de jogo», disse Montella na altura. Dada a natureza das derrotas frente a Áustria e Hungria, Montella poderá não repetir a sua decisão.
Data de Nascimento: 07-07-2000
Posição: Extremo
Clube: Leicester (por empréstimo do Galatasaray)
Extremo incansável com extrema rapidez, tem sido um dos favoritos de Montella desde os tempos juntos no Adana Demirspor. Enzo Maresca foi adjunto do selecionador turco no clube turco e contratou Akgun por empréstimo assim que se tornou treinador do Leicester no verão passado. Oferece a Montella o que pretende num jogador, trabalhando incansavelmente, recuando defensivamente e a usar a sua velocidade para esticar as linhas defensivas adversárias no contra-ataque. Contribuiu ativamente para a subida de divisão do Leicester à Premier League e desfrutou do desfile de autocarro pela cidade, onde foi saudado por adeptos com camisolas do Galasatasaray, além de adeptos do Leicester. É provável que seja um jogador de rotação durante o torneio, mas deve somar algum tempo de jogo.
Data de Nascimento: 12-07-2012
Posição: Ponta-de-lança
Clube: Rennes
Com 1.85m, Yildrim providencia uma opção tentadora para Montella no ataque. O poderoso homem-alvo está atualmente no Rennes e a sua capacidade no jogo aéreo pode ser uma arma valiosa para a Turquia. A sua força permite reter bem o esférico, envolvendo os colegas no jogo. Oferece um ponto de foco no ataque, é uma referência para cruzamentos e tem capacidade de levar a melhor sobre os defesas no ar. Impressionou no Hatayaspor antes de terem de abandonar o campeonato devido ao tremor de terra de fevereiro de 2023, mas tem tido mais dificuldades a encontrar os golos, assistências e minutos desde a mudança para França. Marcou o golo do empate frente à Armênia ao minuto 88 na qualificação e, talvez também por isso, conseguiu garantir a convocatória para o EURO.
Textos de Emre Sarigul, que escreve para o 'turkish-football.com'. Publicados em A BOLA no âmbito da Guardian Experts' Network, rede de troca de conteúdos para o Euro 2024 liderada pelo jornal inglês 'The Guardian', e que tem A BOLA como representante português.