Portugal - Jogadores
Data de Nascimento: 15.02.1988
Posição: Guarda-redes
Clube: AS Roma
Já tinha perdido o estatuto de n.º 1 na seleção portuguesa, e este ano viveu o mesmo na Roma, mas continua a ser uma opção muito válida para Roberto Martínez, ou não fosse o guarda-redes que mais vezes representou Portugal. É casado com uma psicóloga (Vera), mas já antes tinha percebido a importância de trabalhar a mente. É praticante de Atma Kriya Ioga e tem Sri Swami Vishwananda como guru espiritural. «É importante treinar estratégias e ferramentas para lidar com as coisas quando elas acontecem, e antecipar cenários. Se rebentasse uma bomba ali ao lado, ia continuar focado. É arranjar estratégias de foco e aprender a gerir as emoções. Acho que toda a gente devia fazer esse trabalho. O autoconhecimento é indispensável», explicou o guarda-redes.
Data de Nascimento: 16.11.1993
Posição: Lateral
Clube: Wolverhampton
65 jogos pelo Benfica foram suficientes para ser votado pelos adeptos como um dos 20 jogadores do ‘Mural dos Campeões’, lançado para assinalar os 20 anos do Estádio da Luz. «Jamais conseguirei retribuir o que o clube me deu. Fez-me crescer e deu-me asas para voar muito mais além do que alguma vez sonhei» disse o lateral, que já assumiu o desejo de voltar um dia.
Esteve três anos no Barcelona mas desde 2020 que é jogador do Wolverhampton, clube pelo qual assinou um novo contrato em maio de 2023, um mês antes de assinar o vínculo de casamento com Marlene, namorada de 12 anos, que recebeu em lágrimas no altar.
Os problemas físicos de Raphael Guerreiro e Nuno Mendes deram-lhe novo fôlego na seleção, tirando proveito também da versatilidade de João Cancelo e Diogo Dalot.
Data de Nascimento: 26.02.1983
Posição: Defesa Central
Clube: FC Porto
Aos 41 anos é normal dar prioridade à vida para além do trabalho e, quiçá, começar a fazer planos para a reforma. Não no caso de Pepe. Jogador de campo mais velho de sempre a competir na Liga dos Campeões, e o mais velho a marcar na prova, o central é como o vinho do Porto. Continua a correr e a jogar como um miúdo de 18 anos, e rabugento como um idoso de 80 anos.
«É o jogador mais competitivo com o qual trabalhei. Abdica de muitos prazeres da vida para se manter como está. É um orgulho e um prazer muito grande trabalhar com um jogador como ele», disse Sérgio Conceição, treinador do FC Porto e mestre de competitividade e exigência.
Para além da longa relação com o clube e com a Seleção, é também casado há muitos anos com Ana Sofia Moreira. Uma lealdade que se vê até com os óculos que fez para um árbitro, recentemente.
Data de Nascimento:14.05.1997
Posição: Defesa Central
Clube: Manchester City
Nenhum jogador alcança aquilo que Rúben Dias já conquistou sem esforço, mas o elogio mais comum é a dedicação do defesa ao trabalho, dentro e fora do campo. Líder por natureza, teve um gesto na gala da Bola de Ouro que o define bem: o Manchester City foi distinguido como Equipa do Ano, após a conquista do treble, e os jogadores presentes foram chamados ao palco para receber o prémio, altura em que o português convidou Ilkay Gundogan a acompanhá-los, embora o alemão – que gentilmente recusou o convite - tivesse saído entretanto para o Barcelona.
Sonha sagrar-se campeão europeu também por Portugal - «A mínima coisa que conseguirmos fazer pelo país, é eterno», diz -, mas se tal acontecer é preciso cuidado com os festejos: o pai de Rúben já chocou com Noel Gallagher a celebrar uma Premier League, e há um ano o próprio internacional português vomitou para cima da mala da mãe do colega Jack Grealish, após a conquista da Liga dos Campeões.
Data de Nascimento: 18.03.1999
Posição: Lateral
Clube: Manchester United
«Dalot tem sido o melhor jogador do Manchester United esta época». Não é um elogio qualquer quando vem de Gary Neville, antigo lateral e capitão dos red devils, que logo em março destacou o jogador português, cada vez mais consistente, mesmo a alternar entre o lado direito e o lado esquerdo da defesa.
O ano passado criou um clube de padel no Porto, para o qual contribuíram os conselhos de Zlatan Ibrahimovic, investidor nesta área, com quem Dalot jogou no Milan.
A celebração «check the pulse» surgiu a jogar cartas Uno com alguns colegas na seleção sub-20 de Portugal.
Data de Nascimento: 09.07.1995
Posição: Médio Defensivo
Clube: Fulham
«Em Portugal sentia que não podia fazer nada. Qualquer toque num adversário dava cartão amarelo. Em Inglaterra é completamente diferente», disse o médio ao Daily Mail, pouco depois de trocar o Sporting pelo Fulham. Palhinha sente-se como peixe na água na Premier League, onde é rei dos tackles, mas no fecho do mercado de verão de 2023 chegou a estar em Munique, a fazer exames médicos e a tirar fotografias, mas a transferência para o Bayern acabou por fracassar. «Foi algo que mexeu muito comigo e com a minha família. Mas são águas passadas, não quero relembrar muito isso. Obviamente que é um grande orgulho. Na minha vida tudo tem acontecido por alguma razão, gosto de pensar que o futuro dir-me-á se o que aconteceu era o que tinha de acontecer ou não», afirmou.
Data de Nascimento: 05.02.1985
Posição: Avançado
Clube: Al Nassr
Uma semana antes do Mundial 2022, Cristiano Ronaldo deu uma polémica entrevista a Piers Morgan, na qual disse sentir-se traído pelo Manchester United e acusou o treinador, Erik ten Haag, de falta de respeito. Remetido a um papel secundário nos red devils, o capitão de Portugal chegou ao Catar em má condição física e foi substituído nos três jogos da fase de grupos. No último deles reagiu mal e foi apanhado pela transmissão a dizer ao selecionador: «Está com uma pressa do c**** para me tirar». Perdeu a titularidade na fase a eliminar e quando Portugal caiu nos quartos de final, frente a Marrocos, saiu logo para o balneário a chorar copiosamente. No dia seguinte deixou uma mensagem nas redes sociais a dizer que ganhar o Mundial era «o maior e mais ambicioso sonho da carreira», e manifestou a esperança de que o tempo fosse «bom conselheiro».
Ficou no ar a possibilidade de Ronaldo, então com 37 anos, dizer adeus à seleção, mas poucos dias depois foi anunciada a saída de Fernando Santos. «Da minha parte a relação é a mesma e ele continua a ser como um filho ou um irmão mais novo para mim. No dia que o telefone tocar ele sabe sempre que eu estou cá», disse o antigo selecionador em entrevista recente a A BOLA.
Cristiano recuperou protagonismo com uma milionária transferência para o Al Nassr, da Arábia Saudita, e recuperou o sorriso na seleção, ao retribuir a confiança de Roberto Martínez, o sucessor de Fernando Santos, com 10 golos na fase de apuramento para o Europeu. «É um capítulo diferente para todos nós. As energias são boas, positivas, isso é o mais importante. Há um ar fresco agora», disse o capitão português.
Data de Nascimento: 08.09.1994
Posição: Médio
Clube: Manchester United
Nascido na Maia, a meia hora de distância de carro do Porto, deu os primeiros pontapés na bola no Infesta, antes de ser descoberto pelo Boavista quando tinha apenas 10 anos. Fez grande parte da formação no emblema axadrezado, mas aos 17 anos foi contratado pelo Novara, da Serie B italiana, por cerca de 40 mil euros. Um tudo ou nada que o preparou para o resto da carreira, como o próprio já reconheceu diversas vezes. Saltou do Novara para a Udinese e daí para o Sporting, com um empréstimo à Sampdoria pelo meio, tornando-se capitão e melhor jogador dos leões.
No Manchester United tornou-se rapidamente um líder, primeiro sem braçadeira, com tremendo impacto na equipa, mesmo sem troféus. As reações em campo motivaram muitas críticas, mas Bruno Fernandes respondeu, em entrevista a A BOLA, que «os jogadores intensos são difíceis de compreender».
Na Seleção também assumiu estatuto de líder, após o Mundial, e Roberto Martínez deu-lhe missão de construtor de jogo na posição 8.
Data de Nascimento: 20.06.2001
Posição: Avançado
Clube: Paris Saint-Germain
Ganhou a titularidade a Cristiano Ronaldo no Mundial do Catar e no final dessa época – em que marcou 27 golos pelo Benfica – foi contratado pelo PSG por 65 milhões de euros. Nas primeiras entrevistas em Paris só arriscou falar em inglês, e desafiado a dizer uma palavra em francês – sem ser ‘Bonjour’ – respondeu… «baguete». Poucos meses depois o clube fez um vídeo em jeito de ‘curso’ com Danilo como professor de francês e Gonçalo Ramos arrancou algumas gargalhadas ao compatriota.
Mas o maior obstáculo na adaptação foi mesmo um problema de saúde sofrido em dezembro, que o fez estar vários dias a vomitar, a sangrar e com febre, provocando também uma acentuada de peso. Ainda assim marcou três golos na caminhada de Portugal para o Europeu e foi merecendo elogios do treinador do PSG, Luis Enrique: « Não posso deixar de expressar minha admiração. Ele traz consigo um espírito incrível, uma ambição que não conhece limites e um talento verdadeiramente cativante.»
Data de Nascimento: 10.08.1994
Posição: Médio
Clube: Manchester City
Um grande jogador para grandes jogos. Bernardo tem sido constantemente elogiado por Pep Guardiola como das figuras mais importantes do Manchester City, mas humilde também. «Gosto de treinadores que exigem muito de mim», disse o esquerdino a A BOLA.
Brilhou na Liga dos Campeões até à eliminação diante do Real Madrid, quando falhou um penálti de forma bizarra. Uma má decisão que pode ser vista como rara, e que choca com os elogios que tem acumulado pelo seu rendimento em várias posições: extremo direito, número 8, número 6 e ala esquerdo, embora faça questão de dizer, relativamente a esta última tarefa, que jogou bem alto no terreno. Toda a gente recorda a história de Jorge Jesus, que pensou em Bernardo para lateral esquerdo, o que levou o jogador a rumar ao Mónaco.
No que diz respeito à Seleção, Bernardo joga preferencialmente a partir da ala direita, com liberdade de movimentos, especialmente para permutas com Bruno Fernandes, que chega melhor à área.
Bernardo aponta à conquista do Euro 2024 como o derradeiro passo para cumprir o destino de ficar consagrado como um dos melhores jogadores da história do futebol português.
Data de Nascimento: 10.11.1999
Posição: Avançado
Clube: Barcelona
A mudança para Barcelona deixou-o mais feliz, sem o colete de forças que Diego Simeone insistia em vestir-lhe todos os jogos. Na Catalunha revelou vislumbres do seu talento natural. Continua a faltar consistência e continuidade, mas ficou mais próximo dos tempos do Benfica. Vale a pena recordar que tinha apenas 17 anos quando fez a estreia pela equipa encarnada, e uma semana depois estava a tornar-se o mais jovem de sempre a marcar num dérbi com o Sporting.
O menino de ouro (Golden Boy) somou 11 golos e oito assistências nos últimos 19 jogos dessa época, para ajudar o Benfica a conquistar o título, e saiu para o Atlético de Madrid por 120 milhões de euros.
Roberto Martínez está dividido entre Félix e Rafael Leão para o lado esquerdo, sendo que há ainda Diogo Jota para a equação. Um fantasista.
Data de Nascimento: 17.01.1993
Posição: Guarda-redes
Clube: Wolverhampton
A barba ruiva é a sua imagem de marca. Assumiu a sucessão de Rui Patrício na baliza do Wolverhampton, em 2021, e tem feito belas épocas no clube inglês, somando mais de 100 jogos na Premier League. Foi chamado pela primeira vez à Seleção em 2017, mas teve de esperar até 2023 para fazer a estreia. «Vou levar isto para toda a vida, foi uma noite incrível», disse José Sá após o jogo no Liechtenstein. É a terceira opção de Roberto Martínez para a baliza.
Data de Nascimento: 09.09.1991
Posição: Defesa Central / Médio Defensivo
Clube: Paris Saint-Germain
Viveu afastado da mãe entre os dois e os cinco anos de idade, até trocar a Guiné por Portugal. Já jogou em cinco países e fala seis línguas, o que vai ao encontro da versatilidade que revela em campo, tão habituado que está a alternar entre o centro da defesa e o meio-campo. «Não é assim tão importante. Sempre estive habituado, não é novidade. Quando me perguntam sobre isso nem levo a mal, pois o importante é mostrar valor», diz.
Como mais velho dos portugueses do Paris Saint-Germain ganhou a alcunha de ‘paizinho’ no balneário. «A sua vontade não conhece barreiras, a sua classe atravessa fronteiras», resumiu Papillon, rapper português, quando foi desafiado pelo canal 11 a dedicar umas rimas ao amigo de infância.
Data de Nascimento: 25.08.2001
Posição: Defesa Central
Club: Sporting CP
Chegou a ser convocado por Fernando Santos para a Seleção ainda antes do Mundial 2022, mas não foi incluído na lista para o Catar e só fez a estreia por Portugal na campanha de apuramento para este Europeu, já com Roberto Martínez no banco. «Tem o perfil mais pesquisado do futebol europeu. Central, pé esquerdo, pode jogar por dentro, com qualidade, marca golos, tem inteligência», resumiu o técnico espanhol.
Fora de campo é muito reservado, e quando dá entrevistas o desconforto é notório. Não é grande fã de redes sociais e quando não está a treinar passa horas a jogar playstation. «Vou treinar, venho para casa e sou capaz de ficar a jogar até ir dormir. É um escape. Não sou pessoa de redes sociais, se fosse possível nem tinha Instagram, não gosto nada da exposição pública ou de me exibir em fotografias», disse ao DN.
Data de Nascimento: 27.09.2004
Posição: Médio
Clube: Benfica
Aos 19 anos já é indiscutível no onze do Benfica. Uma das maiores figuras da equipa encarnada, sempre focado, dinâmico e resiliente. Os adeptos adoram-no, aplaudem cada passe e cada recuperação de bola, mesmo se vierem na sequência de uma má decisão.
Perdeu a mãe horas antes da decisiva segunda mão com o Toulouse, para a Liga Europa, e mesmo assim quis jogar, revelando-se decisivo para o empate que colocou o Benfica nos quartos de final. «Foi um jogo muito emotivo, não é segredo», disse depois à UEFA. Recebeu o carinho dos adeptos, e quando teve a oportunidade de descansar chorou ao lado de António Silva, de luto também, pela morte do avô.
Na Seleção está ainda a dar os primeiros passos, mas integrou-se tão facilmente que é fácil prever que se tornará fundamental, mais tarde ou mais cedo.
Data de Nascimento: 27.08.1998
Posição: Médio
Clube: Manchester City
O presidente do Sporting, Frederico Varandas, disse certa vez que a futura transferência de Nunes pagaria os 10 milhões de euros que o clube foi forçado a ceder ao Braga para contratar Rúben Amorim como treinador. A resposta de Amorim? «Ele, por sua vez, pagará um apartamento para a mãe. Ele só se deve preocupar com o que fazer quando a bola começar a rolar. Mas é bom ter um presidente que acredita nos jovens jogadores.» Em 2022, os Wolves pagaram 45 milhões de euros pelo médio e um ano depois venderam-no ao Manchester City por 62 milhões de euros. Pep Guardiola finalmente colocou as mãos num jogador que descreveu como «um dos melhores médio do mundo» alguns anos antes, mas Nunes demorou a adaptar-se aos métodos do seu novo treinador. Não é o primeiro, mas o jogador nascido e criado no Rio de Janeiro até os 12 anos deve ser uma boa opção para a equipa titular de Roberto Martínez pelo seu perfil: um jogador muito vertical, que consegue avançar rápido com a bola e distribuir com facilidade .
Data de Nascimento: 10.06.1999
Posição: Avançado
Clube: Milan
«Fast and furious». Mas no bom sentido. Leão é velocidade, talento e criatividade, ainda que em Itália seja muitas vezes criticado por não marcar muitos golos. Já sabem como são os italianos, pragmáticos como tudo no que diz respeito ao calcio.
Rafael – o pintor, não o jogador – era admirado pela simplicidade da forma, inspirada nos clássicos. Uma obra do avançado português poderia ser assinada por Caravaggio e seria um retrato de realidade cruel e emoção pura.
A arte de Leão, para além do futebol, é a música. Filho de um cantor de semba e sobrinho de um DJ, Leão é também um rapper que se apresenta como Way 45, nome inspirado no código postal do bairro da Jamaica, no Seixal, onde cresceu. «Para mim significa: “Nunca te esqueças de onde vieste”».
Formado no Sporting, rescindiu contrato e assinou pelo Lille após a invasão à academia de Alcochete. Perdeu o caso nos tribunais e foi preciso um acordo entre clubes – incluindo o Milan – para compensar os leões.
Roberto Martínez pode dar-lhe o lado esquerdo do ataque da Seleção.
Data de Nascimento: 13.03.1997
Posição: Médio
Clube: Al Hilal
«Sempre disse que uma das minhas referências era o Andrea Pirlo. Foi a ler o livro dele que aprendi mais inglês, quando cheguei ao Wolverhampton. E ele tem lá uma frase que é “I think, therefore i play” (“Eu penso, portanto eu jogo”), e comecei a festejar assim», revelou, em tempos, o médio, que aponta para a cabeça quando marca um golo.
Durante os seis anos de ligação aos Wolves foi constantemente associado aos principais emblemas da Premier League, mas quando saiu, há um ano, o destino foi o Al Hilal, da Arábia Saudita, treinado pelo compatriota Jorge Jesus. «O projeto do clube aliciou-me, mas também a possibilidade de dar à minha família a vida que eu sempre sonhei para eles. Essa foi, para mim, a principal razão que me fez não ter qualquer tipo de dúvidas em aceitar esta proposta. Tenho três filhos, a minha mulher, e cuidar deles é o meu maior troféu, a minha maior conquista», justificou.
É dono de um pavilhão de futsal decorado por um artista urbano (Mr. Dheo) com alusões aos emblemas que já teve ao peito, e até as balizas têm a assinatura do jogador.
Data de Nascimento: 19.06.2002
Posição: Lateral Esquerdo
Clube: Paris Saint-Germain
Só começou a época em fevereiro, após dez meses parado por lesão, e no regresso teve direito a um caloroso tributo dos exigentes adeptos do PSG. Roberto Martínez não perdeu tempo e incluiu-o na última convocatória pré-Europeu, em março. «O Nuno recuperou muito bem e representa um grande clube, com muita exigência, e os seus desempenhos estão ao máximo nível», justificou então o selecionador de Portugal.
Tímido, o internacional português não escondeu o embaraço com algumas revelações da namorada ao PSG: «O Nuno adora dançar, mas sobretudo cantar, e não desafina numa única nota. Ainda é uma criança que adora livros de colorir, construir legos e tem o vicio de chuchar no dedo.»
Data de Nascimento: 27.05.1994
Posição: Lateral
Clube: Barcelona
Em março teve de fazer exames para despistar um eventual problema cardíaco genético, após o irmão ter sido forçado a encerrar a carreira de futebolista, mas não foi detetada qualquer anomalia. Depois de ter sido campeão em Portugal, Inglaterra e Alemanha, cumpriu o sonho de jogar no Barcelona, novamente emprestado pelo Manchester City, onde entrou em conflito com Pep Guardiola. «Mentiras foram contadas. Foram ingratos comigo», disse a A BOLA.
Dedica todas as conquistas à mãe, que perdeu quando tinha 18 anos, num acidente de carro (João estava na viatura, tal como o irmão). Não esconde o desejo de voltar ao Benfica, mas ainda quer acabar a carreira no Barreirense, clube da cidade natal, a jogar como extremo ou ‘10’.
Data de Nascimento: 04.12.1996
Posição: Avançado
Clube: Liverpool
É um avançado discreto mas versátil e muito fiável, que aos 27 anos acredita que o melhor ainda está por chegar: «Olho sempre para o que Cristiano Ronaldo faz, porque me parece que ele marcou mais golos a partir dos 30 anos do que antes dessa idade. E isso mostra que é possível melhorar sempre.»
Não fossem as lesões e Jota teria um destaque ainda maior no Liverpool e na seleção portuguesa. Falhou o Mundial do Catar, de resto, e só na última época perdeu mais de 20 jogos dos reds devido a problemas físicos.
Em contrapartida fica com mais tempo livre para a equipa de eSports que criou, assim como para a família, incluindo o irmão André, jogador do Penafiel da Liga 2.
Data de Nascimento: 19.09.1999
Posição: Guarda-redes
Clube: FC Porto
Já conquistou dois títulos europeus por Portugal, em sub-17 e sub-19, para além da UEFA Youth League, ao serviço do FC Porto. Roubou a baliza da Seleção a Rui Patrício no playoff de apuramento para o Mundial do Catar. É tão sereno e seguro a jogar com os pés que no Mundial 2022 pregou um susto a Portugal, ao colocar uma bola no chão quando tinha Iñaki Williams nas costas, mas o avançado ganês escorregou ao tirar a bola ao guarda-redes e Portugal segurou a vitória por 3-2, a abrir a fase de grupos. Teve responsabilidade no golo com que Marrocos eliminou Portugal, nos quartos de final, mas é um guarda-redes muito estável. Em março o Transfermarkt classificou-o como o guarda-redes mais valioso do mundo. «É um guarda-redes moderno, que tem o melhor nível que o futebol mundial está a conhecer», diz o treinador nacional, Roberto Martínez, que acredita que Diogo pode chegar ao nível de Courtois, com quem trabalhou na seleção belga.
Data de Nascimento: 03.02.2000
Posição: Médio
Clube: PSG
Temos de reconhecer que Vítor Ferreira não é um nome com “star quality”. Para além disso, Vitinha soa muito melhor em francês, pelo que os adeptos do Paris Saint-Germain habituaram-se rapidamente a cantar pelo médio português, que, aos 24 anos, assinou uma das melhores épocas da carreira.
«É perfeito para um treinador como eu. Não perde a bola, que é precisamente o que eu quero», disse Luis Enrique sobre Iniesta. Sobre Vitinha! Perdão.
Recentemente levou a filha, Mafalda, à Eurodisney, em Paris, mas o seu futebol é que tem sido uma diversão.
Data de Nascimento: 30.10.2003
Posição: Defesa Central
Clube: Benfica
Foi recrutado pelo Benfica com apenas 11 anos, mas a adaptação não foi fácil. Chegou a voltar à terra natal (Penalva do Castelo, Viseu) mas regressou ao fim de alguns meses, e hoje em dia é um dos preferidos dos adeptos.
Regressou poucos meses depois e conseguiu tornar-se um dos preferidos dos adeptos. Aqui e ali aparece um erro, mas António sabe que isso faz parte do crescimento. «Não vou passar uma época toda sem cometer erros, vão sempre acontecer. O mais importante é aprender com eles e tentar reduzi-los ao máximo», disse a A BOLA.
O perfil de líder ficou bem patente no dérbi de novembro com o Sporting, no Estádio da Luz. O Benfica conseguiu fazer o golo do empate já ao minuto 90+4, por João Neves, mas no meio da festa António Silva foi agarrar o amigo para que o jogo fosse retomado rapidamente. Queria mais, e o Benfica ainda conseguiu o golo da vitória, aos 90+7, num lance validado por VAR, com o central à espera da decisão de joelhos, no relvado.
Data de Nascimento: 09.03.2000
Posição: Avançado
Clube: Wolverhampton
As lesões já tinham arrumado as possibilidades de disputar o Euro 2020 e o Mundial 2022, pelo que os 12 minutos de utilização frente ao Liverpool, na última jornada da Premier League 2023/24, podem ter sido decisivos para mostrar a Roberto Martínez que estava fisicamente apto para o torneio na Alemanha. Filho de um antigo hoquista e de uma ex-jogadora de voleibol, Pedro tem infinitas ligações ao desporto na família. Só aos 12 anos é que largou os patins e optou pelo futebol. Foi o primeiro jogador nascido nos anos 2000 a representar a seleção portuguesa, e marcou logo na estreia (em novembro de 2020, com 20 anos de idade, frente a Andorra). «A esperança é sempre a última a morrer. Claro que tínhamos algumas dúvidas até por não estar 100 por cento fisicamente ainda nesta fase. Sempre que apareceu este tipo de eventos não teve sorte, devido a lesões, mas felizmente agora correu bem», disse o pai.
Data de Nascimento: 14.02.2002
Posição: Extremo
Clube: FC Porto
Fez a estreia pela Seleção em março, na Eslovénia, no último jogo de preparação antes da lista para o Euro, mas teve direito a bilhete para a Alemanha. Convenceu Roberto Martínez graças a uma segunda metade da época de grande nível, sob o comando do pai, Sérgio Conceição, na sequência do empréstimo do Ajax ao FC Porto, que entretanto recomprou o passe. É um jogador explosivo em vários sentidos: tanto pode aplaudir o árbitro após ser expulso e acabar a dar pontapés na porta do balneário como decidir um jogo com uma fantástica gincana pela direita, ao estilo de Messi. «Tem pé esquerdo, gosta de ser vertical, tem uma boa personalidade para mudar o jogo, é um espalha-brasas e fá-lo a um nível excecional, é um jogador diferente», disse Roberto Martínez.
Textos de Nuno Travassos, Catarina Pereira e Luís Mateus, no âmbito da Guardian Experts' Network, rede de troca de conteúdos para o Euro 2024 liderada pelo jornal inglês 'The Guardian', e que tem A BOLA como representante português.