Logo Mike Maignan
Mike Maignan

Data de Nascimento: 03-07-1995

Posição: Guarda-redes

Clube: Milan

Há muito que Maignan aguarda, mas chegou a sua altura. Por bem mais de uma década que Lloris foi inevitável entre os postes pela França. O antigo guardião do Tottenham é o guarda-redes mais internacional de sempre por França, com 145 presenças. Contudo, após a derrota francesa na final do Mundial 2022, Lloris despediu-se da seleção. Maignan, que foi formado no PSG antes de se mudar para o Lille, e depois Milan, herdou sem surpresa a camisola número 1. Não tendo sofrido golos nos seus primeiros 4 jogos, prepara-se agora para o seu primeiro grande torneio como titular na seleção. Ouviu insultos racistas em várias ocasiões durante o seu tempo na Serie A e, em janeiro, publicou um comunicado em três línguas diferentes a questionar se era feito o suficiente para evitar estes casos. «Não sou uma ‘vítima’ do racismo. Sou o Mike, a defender-me, orgulhosamente negro. Sempre que pudermos levantar a voz e fazer a diferença, é o que faremos», escreveu.

Logo Brice Samba
Brice Samba

Data de Nascimento: 25-04-1994

Posição: Guarda-redes

Clube: Lens

A carreira de Samba foi-lhe ‘dada’ desde uma tenra idade. Com apenas 6 anos, o guarda-redes nascido no Congo mudou-se para França. Teve de se aclimatizar, literalmente. «Cheguei a França no inverno. É muito cliché, mas quando aterrei em Villepinte e fui para a casa da minha tia estava muito frio», disse Samba, numa entrevista em 2023. «Tinha as mãos frias e comecei a chorar. Deitei água quente por cima delas, o que não deves fazer. Comecei a chorar outra vez. A minha tia deu-me um par de luvas e umas luvas de guarda-redes. Tenho de lhe perguntar outra vez porque é que me comprou luvas de guarda-redes», acrescentou. Não olhou para trás desde aí, devoto à sua habilidade e nunca perdendo esperança de uma convocatória à seleção francesa que chega, finalmente, aos 28 anos.

Logo Alphonse Areola
Alphonse Areola

Data de Nascimento: 27-02-1993

Posição: Guarda-redes

Clube: West Ham

Areola está habituado a não ser a primeira escolha. Durante a sua carreira, no Real Madrid, PSG e até no seu atual clube, West Ham, o guarda-redes francês tem sido o suplente, raramente titular. Chegando ao 30º aniversário, as coisas finalmente parecem mudar. Esta época finalmente tirou o lugar de número 1 a Lukasz Fabianski no West Ham. Com uma nova geração de guarda-redes franceses, liderada por Lucas Chevalier, do Lille, ganhar essa batalha irá certamente garantir o lugar de Areola no EURO. As suas chances de jogar são, contudo, poucas. Como historicamente tem sido o caso pelos seus clubes, Areola é suplente por Le Bleus, mas é uma opção viável e experiente caso seja chamado.

Logo Ibrahima Konate
Ibrahima Konate

Data de Nascimento: 25-05-1999

Posição: Defesa Central

Clube: Liverpool

Todos os rituais pré-jogo são únicos, mas há poucos tão raros como o de Konaté. O central do Liverpool revelou recentemente que, por vezes, vê filmes de Manga. «Coloco cenas de luta e dá-me determinação», disse, apesar dos seus colegas dizerem que é «demasiado crescido» para ver bandas-desenhadas japonesas. Contudo, é difícil contrariar a sua rotina quando se encontra no seu melhor nível. Disse anteriormente que Sergio Ramos era o seu ídolo, contudo, como um central calmo e composto, faz lembrar mais alguém que joga a seu lado, Virgil van Dijk, ou Raphael Varane. Desde a retirada deste último do futebol internacional que Konaté tem alinhado consistentemente por França, apesar de uma época inconstante pelo clube.

Logo Adrien Rabiot
Adrien Rabiot

Data de Nascimento: 03-04-1995

Posição: Médio

Clube: Juventus

Pelo clube ou seleção, a controvérsia sempre acompanhou Rabiot. De uma ida a uma discoteca após a derrota do PSG na Liga dos Campeões frente ao Manchester United, que trilhou o caminho a uma saída acrimoniosa do clube, ao continuado envolvimento da mãe na sua carreira. Rumores sobre onde irá jogar na próxima temporada são incessantes todos os verões. Ao nível da seleção, após recusar-se a ficar em ‘standby’ para o Mundial 2018, Rabiot passou dois anos afastado. Tendo sido chamado novamente, o médio da Juventus tornou-se numa presença regular e parte de um pequeno círculo dos jogadores mais viáveis para Didier Deschamps. Apesar da riqueza das opções à disposição do técnico, Rabiot é indiscutível e assim se espera que aconteça este verão.

Logo Ousmane Dembélé
Ousmane Dembélé

Data de Nascimento: 15-05-1997

Posição: Extremo

Clube: Paris Saint-Germain

Frequentemente criticado pela sua falta de substância, Dembélé é bem considerado por aqueles que mais importam. O antigo extremo do Barcelona foi designado de «jogador mais desestabilizador do mundo» pelo técnico do PSG, Luis Enrique, referenciando a capacidade de drible de Dembélé, e a capacidade de tirar os adversários do caminho. Também Didier Deschamps o tem em elevada estima e complementa Kylian Mbappé na ala oposta, fazendo dele um indiscutível para Les Bleus. Tendo feito 27 anos, Dembélé já não é uma promessa; chegou ao PSG este verão como um jogador bastante experiente – uma presença de grande valor num plantel jovem. Com 43 internacionalizações pela França, a sua experiência pode-se provar importante na Alemanha, também.

Logo Warren Zaire-Emery
Warren Zaire-Emery

Data de Nascimento: 08-03-2006

Posição: Médio

Clube: Paris Saint-Germain

Com apenas 16 anos, 4 meses e 29 dias, Zaïre-Emery tornou-se no mais jovem de sempre a jogar pelo PSG. Em novembro de 2023 fez então a estreia na seleção com 17 anos e 8 meses, tornando-se no mais jovem de sempre a fazê-lo desde 1914. Parece justo dizer que a ascensão meteórica de Zaïre-Emery não passou despercebida ao treinador do PSG, Luis Enrique, que descreveu o jogador como um «diamante». Contudo, os maiores elogios vieram do treinador dos sub-21 de França, Thierry Henry, que deu ao inexperiente médio a braçadeira de capitão na sua efémera passagem por Les Bleuets, antes de subir à seleção principal. «O céu é o limite. Nunca vi um jogador tão jovem a ser tão maduro», disse. A norma da ‘idade ser apenas um número’ é particularmente adequada a Zaïre-Emery.

Logo Bradley Barcola
Bradley Barcola

Data de Nascimento: 02-09-2002

Posição: Extremo

Clube: Paris Saint-Germain

Não foi preciso muito por parte do PSG para convencer Barcola. O substancial investimento de 45 milhões de euros no jogador baseou-se na segunda metade da sua época revelação no Lyon. Os parisienses pensavam estar a investir no futuro e não no presente. Contudo, Barcola rapidamente se adaptou à vida no Parc des Princes. As suas prestações pelo PSG, especialmente na Liga dos Campeões, apesar do clube não chegar à final, ficaram na retina da equipa técnica de França. Didier Deschamps não tem o hábito de convocar jogadores com tão pouca experiência para os grandes torneios, mas um jogador que convenceu o PSG a apostar nele acabou por convencer Deschamps a fazer o mesmo.

Logo Eduardo Camavinga
Eduardo Camavinga

Data de Nascimento: 10-11-2002

Posição: Médio

Clube: Real Madrid

Antes de Warren Zaïre-Emery havia Eduardo Camavinga; o primeiro está a quebrar todos os recordes que tinham sido estabelecidos por este último. Na altura, Camavinga tornou-se no mais jovem a estrear-se por França desde 1914 e o mais jovem de sempre a ganhar o prémio de jogador do mês da Ligue 1. A competição no setor, quer no clube, quer na seleção, limitou-o a apenas 15 internacionalizações, embora haja poucas dúvidas que será fundamental para a seleção nos próximos anos. Já ganhou todos os troféus possíveis pelo Real Madrid; procura agora fazer o mesmo com a França. Tem estado muito bem como lateral-esquerdo em várias ocasiões pelo seu clube, mostrando o quão inteligente é como jogador.

Logo Randal Kolo Muani
Randal Kolo Muani

Data de Nascimento: 05-12-1998

Posição: Ponta de Lança

Clube: Paris Saint-Germain

«Vou ser sempre aquele que falhou no um-para-um na final do Mundial. É para a vida toda. Até quando terminar a carreira, as pessoas vão falar disso. Obviamente é algo pelo qual ainda estou destroçado», disse Kolo Muani em fevereiro. Mais de um ano depois daquele falhanço – ou brilhante defesa de Emiliano Martínez – durante a final do Mundial do Qatar, frente à Argentina, o avançado não se esqueceu desse momento; e porventura nunca o fará. Kolo Muani apareceu com tudo no Qatar. Desde que se juntou ao PSG, no verão de 2023, contudo, falhou em justificar o preço de 90 milhões de euros. «Eles vão ver», disse Kolo Muani, que acredita que consegue silenciar quem duvida dele e da sua elevada transferência. Didier Deschamps não é certamente um desses críticos: talvez seja o seu maior apoiante, especialmente na imprensa. Contudo, é hora de o avançado de 25 anos corresponder à fé que lhe é depositada.

Logo Ferland Mendy
Ferland Mendy

Data de Nascimento: 08-06-1995

Posição: Lateral Esquerdo

Clube: Real Madrid

A carreira de Mendy na seleção foi marcada pelo ‘para/arranca’. Apesar de se ter estreado pela França em 2018, tem, na altura em que este perfil é escrito, apenas 9 internacionalizações pelo país. Um registo impressionante para um jogador que foi recentemente descrito pelo seu treinador, Carlo Ancelotti, como o «melhor lateral-esquerdo defensivo do mundo». Contudo, as lesões têm-no travado e, antes desta convocatória ter sido anunciada, não tinha jogado pela França desde setembro de 2022. Ironicamente, para um jogador tão propício a lesões, Mendy pode desta vez beneficiar da lesão de outro jogador. Lucas Hernandez terminou a época com uma lesão no joelho frente ao Borussia Dortmund e, por isso, estará fora do torneio. É outro golpe cruel para o defesa do PSG que sofreu a mesma lesão minutos antes da estreia da França no Mundial do Qatar. Mendy, que evitou lesões para se impor no Real Madrid esta época, beneficiou do infortúnio do seu colega e recebeu uma improvável chamada à seleção.

Logo Olivier Giroud
Olivier Giroud

Data de Nascimento: 30-09-1986

Posição: Ponta de Lança

Clube: Milan

Aos 37 anos, espera-se que a seja a ‘last dance’ de Olivier Giroud. O goleador máximo da história da seleção francesa vai querer distanciar-se de Mbappé que irá, inevitavelmente, quebrar esse recorde de 57 golos por Le Bleus num futuro próximo. Mesmo apesar da falhada reintegração de Benzema no esquema da seleção no último EURO, Giroud continuou como o indiscutível para Deschamps. O que – por vezes – não oferece em golos, oferece em ligar o jogo; durante o Mundial 2018 não marcou um golo, mas a sua contribuição foi muito influente. O ex-avançado do Arsenal e Chelsea deu a entender que talvez se retire da seleção após o EURO e vai para a MLS.

Logo Dayot Upamecano
Dayot Upamecano

Data de Nascimento: 27-10-1998

Posição: Defesa Central

Clube: Bayern Munique

O futebol permitiu a Upamecano encontrar a sua voz. O central cresceu gago, o que admitiu tê-lo feito «com medo de falar». Contudo, jogar na posição em que joga, fez com que seja forçado a comunicar. «Como um defesa, tenho de falar. É o teu papel ver o jogo, todos os jogadores, então não tive escolha», disse ao Guardian em 2023. No relvado, o que na sua infância era uma espécie de porto seguro, o defesa do Bayern não gaguejava. Esses difíceis anos de formação fizeram dele o jogador que é hoje. Um líder composto, encontrou o seu lugar na linha defensiva de Didier Deschamps, mas perdeu a titularidade no Bayern nesta primavera.

Logo Antoine Griezmann
Antoine Griezmann

Data de Nascimento: 21-03-1991

Posição: Médio/Avançado

Clube: Atlético Madrid

Insubstituível pelo clube e seleção, Griezmann viu o seu papel pela França ser alterado significativamente, embora seja mais importante do que nunca para Didier Deschamps. Dizer que Griezmann tem sido fulcral na França será pouco. O jogador do Atlético esteve 7 anos e 84 jogos sem falhar uma partida pela seleção, registo incrível que terminou por lesão em março deste ano, na última data FIFA. Contudo, a sua ausência sublinhou a sua importância. Ao nível internacional moldou-se como um número 8 e tem sido excelente. Não é apenas simplesmente a forma como liga o jogo no último terço, mas sim a experiência que faz com que Griezmann seja o jogador mais importante da França, excluindo Mbappé.

Logo Marcus Thuram
Marcus Thuram

Data de Nascimento: 03-07-1995

Posição: Avançado

Clube: Inter

«Estou orgulhoso por usar o nome Thuram nas costas», disse Marcus, rejeitando a ideia de que as conquistas do pai, Lilian, lhe trazem mais pressão. A personalidade alegre de Marcus contrasta com a do seu pai, que conservava uma imagem mais séria. Como jogador não tem semelhanças a Lilian, que era um defesa e que fez umas impressionantes 142 partidas pela seleção; só Hugo Lloris tem mais. Contudo, Marcus assegura que tem um lado sério, o qual herdou do seu pai e do qual necessitou para chegar ao topo. «Quando ele era um jovem profissional no Sochaux, disse-lhe que não podia ter sucesso a rir-se, porque ele estava sempre a rir-se», disse Lilian Thuram. Enquanto o laço familiar pode não se notar dentro de campo, a influência paternal existe e foi útil para o sucesso de Marcus.

Logo Jules Koundé
Jules Koundé

Data de Nascimento: 12-11-1998

Posição: Defesa Central / Lateral Direito

Clube: Barcelona

Koundé não é o único lateral francês que não se vê necessariamente como tal. Benjamin Pavard está no mesmo barco, mas, ao contrário do jogador do Inter, não parece que Koundé irá receber a sua oportunidade no centro, a sua posição favorita, tão cedo. A mudança de Pavard para o Inter no verão passado permitiu-lhe ter a oportunidade de jogar a central, como sempre quis, enquanto Koundé é frequentemente lateral-direito no Barcelona. Mais uma vez, em contraste com Pavard, Koundé aceitou a sua conversão para a lateral, apesar de inicialmente ter achado a posição «difícil». «Nunca jogo como lateral relutantemente. Estou a melhorar, especialmente no ataque, mas não estou reticente», disse antes do Mundial 2022. É provável que jogue mesmo nessa posição pela França no EURO.

Logo Benjamin Pavard
Benjamin Pavard

Data de Nascimento: 28-03-1996

Posição: Lateral Direito / Defesa Central

Clube: Inter

Durante uma altura, a ideia popular era que a carreira de Pavard pela França ia sempre viver daquele golo inacreditável frente à Argentina no Mundial 2018. Essa perceção mudou, contudo, e agora é mais equiparada à forma como Deschamps vê o jogador. Pavard teve uma espécie de ‘birra’ no Mundial 2022, com Deschamps a dizer que o defesa do Inter não estava «no melhor estado de espírito para jogar», acrescentando que Pavard «não estava feliz com a situação». Apesar disso, Pavard nunca perdeu a confiança de Deschamps. «Quando o convoco para a seleção é, primeiro do que tudo, para lateral-direito. Se isso mudasse teria de pensar, porque temos muitos centrais», disse Deschamps em setembro de 2023. Contudo, o desejo de Pavard de jogar a central tornou-se desde aí uma realidade e, tendo jogado nessa posição na mais recente data FIFA, esperará continuar na mesma função.

Logo Aurelien Tchouaméni
Aurelien Tchouaméni

Data de Nascimento: 27-01-2000

Posição: Médio

Clube: Real Madrid

Um jogador maduro, composto e físico, Tchouaméni é a personificação de um médio defensivo de elite. Era óbvio que estava destinado a grandes coisas quando jogava pelo Mónaco, mas porventura a velocidade em que essas coisas aconteceram foi a maior surpresa. Um elemento de sorte certamente contribuiu. Tchouaméni foi colocado numa posição-chave após Kanté e Pogba serem forçados a abandonar o Mundial 2022 por lesão enquanto, no Real Madrid, após a sua transferência de 100 milhões de euros, Casemiro partiu para o Manchester United. Pela sua própria admissão, a saída do brasileiro acelerou a sua ascensão no Bernabéu. Contudo, embora esteja seja frequentemente suplente, tem mostrado estar no sítio certo à altura certa e tem ganho todas as suas oportunidades por mérito.

Logo Kingsley Coman
Kingsley Coman

Data de Nascimento: 13-06-1996

Posição: Extremo

Clube: Bayern Munique

Não tem sido o ano de Coman. Em todas as suas 11 épocas como profissional antes desta, o francês foi coroado como campeão nacional. É um registo que vem da sua época de estreia no PSG, que continuou na Juventus e durante o seu tempo no Bayern Munique. O Bayer Leverkusen de Xabi Alonso venceu esta edição da Bundesliga terminando essa marca incrível. Não apenas isso, mas Coman está numa corrida contra o tempo para estar apto para o EURO após uma lesão no adutor em abril. Enquanto o seu lugar como titular está em dúvida, com Ousmane Dembélé a impressionar na época de estreia pelo PSG, Coman é ainda assim um membro importante do plantel.

Logo William Saliba
William Saliba

Data de Nascimento: 24-03-2001

Posição: Defesa Central

Clube: Arsenal

Há uma clara diferença na perceção de Saliba em ambas as partes do Canal da Macha. Em Inglaterra é visto como um dos melhores centrais da Premier League e a sua presença na equipa da época 22/23 foi prova disso. Contudo, não é visto com a mesma estima em França, ou – mais importante – por Didier Deschamps. «Tem tido uma boa época, mas também faz coisas que não gosto muito. Pela seleção tem um tempo de jogo limitado, mas, quando joga, não tem corrido necessariamente bem. A hierarquia não está a seu favor, mas está cá», disse Deschamps quando o convocou na última data FIFA. Embora seja parte do plantel de Les Bleus este verão, as chances de ser titular são curtas, apesar de mais uma época de grandes exibições pelo Arsenal.

Logo N'Golo Kante
N'Golo Kante

Data de Nascimento: 29-03-1991

Posição: Médio

Clube: Al-Ittihad

Nenhuma convocatória foi mais surpreendente do que a de N’Golo Kanté. Já antes da mudança para a Arábia Saudita no último verão, o médio, tão importante no meio-campo de França durante a conquista do Mundial 2018, estava em território selvagem. Falhou o Mundial 2022 por lesão e, não conseguindo reconquistar a sua aptidão física, saiu do Chelsea – e da Europa – pela porta das traseiras. Contudo, no Al-Ittihad, Kanté recuperou a forma física, jogando por 44 vezes na sua época de estreia, convencendo Didier Deschamps de que é digno de voltar à seleção. «Acredito que a seleção é melhor com ele», assinalou Deschamps, sem hesitar. A carreira internacional de Kanté parecia ter terminado, mas agora tem uma segunda oportunidade.

Logo Kylian Mbappé
Kylian Mbappé

Data de Nascimento: 20-12-1998

Posição: Ponta de Lança / Extremo

Clube: Paris Saint-Germain

Carregou, em todas as equipas em que jogou, o fardo de ser decisivo, de ser o jogador que faz a diferença. Tem sido o caso em todo o lado em que esteve – seja pelo Mónaco, na sua época de estreia como profissional, ou pela França, na final do Mundial 2018. Na Alemanha, neste verão, terá responsabilidade acrescida de ser o líder. Uma figura que une o balneário, é apenas natural que o avançado do PSG herde a braçadeira após a retirada internacional de Hugo Llloris. Com Mbappé a dar o próximo passo ao nível de clube, a sua carreira com Les Bleus também irá ganhar uma nova dimensão no EURO. Chega à competição após nova desilusão na Liga dos Campeões, desta vez nas meias-finais frente ao Borussia Dortmund.

Logo Theo Hernández
Theo Hernández

Data de Nascimento: 06-10-1997

Posição: Lateral Esquerdo

Clube: Milan

«Sempre os vi a jogar futebol, mas mais do que isso, eram inseparáveis quando jogavam», disse Laurence Py, a mãe de Théo e Lucas Hernandez. Houve sempre uma rivalidade de irmãos entre eles. «Eram ambos vencedores que não gostavam de perder, especialmente quando jogavam um contra o outro», disse o treinador dos irmãos no Rayo Majadahonda, Pablo Lopez Salgado. Enquanto percorreram caminhos distintos desde os anos formativos no Atlético de Madrid, a rivalidade está bem viva e acontece à frente dos nossos olhos em cada torneio internacional. Ambos jogaram um contra o outro pela primeira vez na carreira quando o PSG defrontou o Milan na Liga dos Campeões, na época passada. No que toca ao EURO, Lucas irá falhar a competição após nova lesão no joelho.

Logo Jonathan Clauss
Jonathan Clauss

Data de Nascimento: 25-09-1992

Posição: Lateral Direito

Clube: Marselha

Clauss teve um caminho improvável até à seleção. Dispensado pela academia do Estrasburgo aos 10 anos, o lateral-direito jogou 3 anos numa equipa amadora na cidade de Alsacy antes de juntar ao SV Linx, da 6ª divisão alemã. Seguiram-se duas estadias em clubes amadores franceses antes de uma temporada no Quevilly-Rouen, da Ligue 2, lhe ter dado o regresso à Alemanha por intermédio do Arminia Bielefeld, da Bundesliga. Clauss juntou-se depois ao Lens após o regresso a França, onde cresceu ao ponto de ser convocado para a seleção aos 29 anos. Lutando pelo seu lugar, não o conseguiu manter. Clauss foi uma omissão surpresa no plantel que viajou para o Qatar em 2022. «Chorei por isso, mas, desde essa altura, melhorei», disse. Agora no Marselha, o lateral recuperou o seu lugar. Desta vez irá esperar mantê-lo.

Logo Youssouf Fofana
Youssouf Fofana

Data de Nascimento: 10-01-1999

Posição: Médio

Clube: AS Monaco

Clairefontaine tem sido um trampolim para muitos jogadores alcançarem o topo. Isto quase não foi o caso para Fofana, que deixou a prestigiada academia aos 15 anos, ficando sem clube. Enquanto o amigo próximo Moussa Diaby assinava pelo PSG, Fofana entregava pizzas e o seu sonho de se tornar futebolista profissional tinha sido momentaneamente destroçado. Contudo, três anos depois, o Estrasburgo ofereceu-lhe um regresso ao futebol e não olhou para trás. De entregar pizzas em adolescente a uma presença no Mundial 2022, Fofana é a ilustração de que não há apenas um caminho rumo ao topo.

 

Textos de Luke Entwistle, que escreve para o 'Get French Football News'. Publicados em A BOLA no âmbito da Guardian Experts' Network, rede de troca de conteúdos para o Euro 2024 liderada pelo jornal inglês 'The Guardian', e que tem A BOLA como representante português.