Vídeos: Sismo de 7,7 atinge Myanmar e é sentido na Tailândia
Abalo foi seguido de réplica de 6,4
Um forte terramoto atingiu o centro de Myanmar esta sexta-feira, com fortes ecos na Tailândia.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o sismo teve uma magnitude de 7,7 e uma profundidade de 10 km, com epicentro a cerca de 17,2 quilómetros de Mandalay. Cerca de 12 minutos depois, houve uma réplica de magnitude 6,4, perto da cidade de Sagaing.
Segundo o USGS, o sismo foi sentido com bastante intensidade em Banguecoque, a mais de mil quilómetros, e ainda em Chiang Mai, na Tailândia, e também em algumas províncias da China.
A maioria dos vídeos que já circulam são de danos na Tailândia:
A CNN refere a queda de um arranha céus em construção e cita os serviços de emergência locais, que dizem que 50 pessoas estavam no interior do edifício no Parque Chatuchak. O Instituto Nacional de Medicina de Emergência diz que 43 pessoas ficaram presas no edifício e sete feridas.
Banguecoque é «zona de emergência»
O primeiro-ministro da Tailândia declarou a capital, Banguecoque, uma «zona de emergência». Paetongtarn Shinawatra «deu imediatamente instruções ao Ministério do Interior para declarar Banguecoque como zona de emergência e para notificar as províncias de todo o país para tratarem a situação como uma emergência nacional, permitindo a assistência pública imediata, se necessário», refere um comunicado do Gabinete do Primeiro-Ministro.
(atualizado às 9 horas)