Cenas de violência alastraram a outras zonas da Grande Lisboa (vídeo)

Para além da tensão no bairro do Zambujal, na Amadora, há também registo de incidentes em Carnaxide e Sintra

O epicentro continua a estar localizado no bairro do Zambujal, na Amadora, mas as cenas de violência alastraram a outras zonas da Grande Lisboa, nas últimas horas.

Os protestos estão associados à morte de Odair Moniz, residente nesta zona da Amadora, de 43 anos, baleado por um agente da Polícia de Segurança Pública.

Já na segunda-feira as forças de segurança tinham cercado o Bairro do Zambujal, no intuito de travar a violência da revolta dos locais, mas esta terça-feira os confrontos escalaram, e um autocarro da Carris foi mesmo incendiado.

A cena repetiu-se depois na Portela de Carnaxide, onde foram registados também outros focos de incêndio, sendo que a PSP acredita que os desacatos estão relacionados também com atos de retaliação perante a morte de Odair Moniz.

Foram reportados outros incidentes na região de Lisboa, nomeadamente no concelho de Sintra, mas também em zonas mais centrais da capital. Em declarações à CNN Portugal, o subintendente Sérgio Soares, porta-voz da PSP, confirmou caixotes incendiados também em Carnide ou Campo de Ourique. Foi também anunciada uma detenção, de um indivíduo que estaria a preparar-se para atear um fogo no Bairro do Zambujal.