Bolsonaro vai a julgamento por tentativa de golpe de estado
Antigo presidente brasileiro vai ser julgado por conspirar para manter-se no poder, após perder eleições de 2022 para Lula da Silva
O Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil decidiu de forma unânime que o antigo presidente brasileiro entre 2019 e 2922, Jair Bolsonaro, juntamente com outros sete aliados, vão ser julgados por tentativa de golpe de estado. Os acontecimentos remontam a 8 de janeiro de 2023, quando milhares de apoiantes invadiram o Congresso, o Palácio do Planalto e o próprio Supremo Tribunal Federal, em Brasília, entre outros edíficos governamentais.
Jair Bolsonaro está acusado de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, envolvimento em organização criminosa armarda, dano qualificado e deterioração de património, podendo cumprir até 40 anos de prisão.
Entre os arguidos estão ainda, Anderson Torres, antigo ministro da justiça e Paulo Sérgio Nogueira, antigo ministro da justiça no executivo chefiado por Bolsonaro.
A rejeição de recursos e as tentativas de anulamento de testemunhos por parte dos arguidos foi rejeitada e selou o desfecho judicial do caso. Bolsonaro é acusado de conspirar com uma organização armada para se manter no poder, após ter sido derrotado nas eleições brasileiras de 30 de outubro de 2022, e de ter conhecimento de um plano para assassinar o adversário eleito, Lula da Silva.