Líder do Governo de Portugal visitou A BOLA nas Torres de Lisboa
0 seconds of 33 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
00:33
00:33
 

80 anos de A BOLA: o dia em que o primeiro-ministro ajudou na festa

DIVERSOS29.01.202514:59

Luís Montenegro e o ministro dos Assuntos Parlamentares visitaram as instalações das Torres de Lisboa e cantaram os parabéns ao jornal

O momento que antecedeu os «parabéns a você» a A BOLA, que esta quarta-feira celebra 80 anos, foi sintomático da descontração que o primeiro-ministro de Portugal aplicou na visita realizada às instalações do jornal em Lisboa: sendo necessário deslocar as mesas onde repousava o bolo de aniversário, Luis Montenegro não se fez rogado e ajudou ele mesmo no reposicionamento da mobília.

Mensagem do Presidente da República pelos 80 anos de A BOLA

29 janeiro 2025, 09:20

Mensagem do Presidente da República pelos 80 anos de A BOLA

Ler A BOLA era uma obrigação. Ler A BOLA era obrigatório. Foi obrigatório antes do 25 de abril, durante a ditadura e a Censura, foi obrigatório na revolução e foi obrigatório depois da revolução. Fui sempre leitor, serei leitor até ao fim da minha vida

Depois foi o próprio a dar o mote para a canção tradicional, acompanhado a capella por dezenas de colaboradores do jornal, pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, e pela comitiva governamental que acompanhou a visita.

José Pedro Aguiar-Branco enviou mensagem endereçada ao nosso jornal
0 seconds of 1 minute, 4 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
01:04
01:04
 

Luís Montenegro e o ministro, que acumula as pastas do Desporto e da Comunicação Social, passaram mais de uma hora nas Torres de Lisboa. Conheceram as instalações, distribuindo simpatia e demonstrando interesse na nova estratégia multiplataforma de um jovem jornal de 80 anos. A mensagem de parabéns do presidente da FIFA, dita em Português por Gianni Infantino, cativou particularmente o interesse dos governantes.

A mensagem de Gianni Infantino, presidente da FIFA, por ocasião do 80.º aniversário do jornal A BOLA
0 seconds of 1 minute, 59 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
01:59
01:59
 

Trinta minutos antes da hora marcada, mais coisa menos coisa, tinha tido início a azáfama discreta deste tipo de visitas: conferir percursos, garantir acessos, ultimar os pormenores — apresentação à direção e à administração, conhecer a redação e os escritórios, cumprimentar funcionários, participar na comemoração, que incluiu entrega de lembranças a Luís Montenegro, e finalmente conceder uma entrevista que A BOLA publicará no próximo sábado, em torno de vários temas entre os quais o desporto, naturalmente, prevaleceu.

«Vocês fazem anos e eu é que recebo presentes?», solta entre a boa disposição que marcou toda a visita. Luís Montenegro tinha na zona de convívio do 7.ª andar das Torres de Lisboa, à espera e em destaque, uma moldura com a capa que celebrou a conquista da primeira Taça dos Campeões Europeus pelo seu FC Porto, em 1987. Recebeu depois dois livros publicados por A BOLA (um sobre a vida de Eusébio, da autoria do jornalista António Simões, outro sobre o Mundial de 1966, um álbum fotográfico). Para o final, um momento inédito: pela primeira vez, alguém que não marcou golos no campeonato nacional recebeu A Bola de Prata, troféu extra-oficial mais antigo do futebol português. «Fica bem, para se lembrarem que fui ponta-de-lança», exclamou Montenegro, praticante assíduo de futebol até há bem poucos anos.

Já as redes sociais de A BOLA e do governo iam dando conta da visita quando Luís Montenegro entrou no estúdio de podcasts para ser entrevistado por José Manuel Delgado. Estava prometida uma conversa sem prolongamento, mas sabe-se como são o tempo e as palavras quando o assunto é interessante. Para ler e ver este sábado no site, no jornal e em A BOLA TV.