Seleção Toti Gomes: conheça melhor a surpresa de Roberto Martínez
Toti Gomes é um ilustre desconhecido para a maior parte dos adeptos portugueses e, como tal, foi com natural surpresa e curiosidade que se assistiu à chamada de Roberto Martínez deste futebolista que atua no Wolverhampton à convocatória da Seleção Nacional.
Defesa-central de 24 anos, esquerdino, nascido em Bissau, rumou muito cedo a Portugal, tendo, na formação, passado por Fontainhas (Cascais), GDS Cascais e ingressado, em idade júnior no Estoril, atuando pelos sub-19 e sub-23 dos canarinhos, com destaque para três jogos pela equipa principal em 2018/2019.
O promissor jogador foi, posteriormente, em 2020/21, vendido ao português Wolverhampton que o cedeu aos suíços do Grasshoppers por duas épocas. Aí, o central afirmou-se em absoluto: 54 jogos e três golos, números que levaram os lobos a chamá-lo de regresso a casa na temporada 2021/22.
Esta temporada, sob as ordens do espanhol Julen Lopetegui, que rendeu Bruno Lage no comando, Toti Gomes encontrou o seu espaço na equipa (20 jogos, 1 golo), muito por culpa da polivalência que lhe permite atuar com eficiência a lateral-esquerdo, posição na qual jogou regularmente nos últimos jogos, apesar de tratar-se de um central de raiz.
Defesas centrais com capacidade para sair a jogar de pé esquerdo são, como se sabe, mais difíceis de encontrar que destros e ainda mais difícil se torna juntar esta qualidade ao facto de possuir capacidade tática e técnica para atuar como lateral, características que, sem dúvida, terão estado na origem desta chamada do selecionador nacional, Roberto Martínez, que tem optado por um sistema de três defesas na retaguarda.