Selecionador de Portugal justificou a decisão de apenas chamar um atleta do campeão nacional; falou ainda das ausências de Raphael Guerreiro e de Ricardo Horta
Roberto Martínez anunciou os 26 convocados de Portugal para o Euro e só convocou um jogador do Sporting - Gonçalo Inácio. O selecionador explicou depois, em conferência de imprensa, porque é que não chamou jogadores como Trincão ou Pedro Gonçalves.
Selecionador surpreendeu com chamada de Pedro Neto e justificou aposta em Francisco Conceição: «Espalha-brasas de nível excecional»; Raphael Guerreiro, lesionado, 'abriu a porta' a Nélson Semedo; Trincão e Pote «tiveram azar»
«Na minha experiência, de fazer convocados para torneios importantes, como Europeus e Mundias, na nossa convocatória, era muito difícil entrarem jogadores que não fizeram parte dos últimos seis estágios. Tivemos um apuramento impecável e fizemos decisões difíceis para termos uma equipa equlibrada. Trincão e Pedro Gonçalves tiveram uma época excecional, mas são jogadores que tiveram azar porque o estágio de março era importante para eles. E para eles entrarem, era preciso alguém que já cá estivera tivesse de sair», explicou Martínez.
Martínez também afirmou que Ricardo Horta, do SC Braga, esteve perto de ser chamado: «É taticamente e tecnicamente um sonho para qualquer treinador. Mas há outros jogadores especialistas para o que queremos fazer no Euro e não foi possível chamar o Horta.»
O selecionador comentou depois o impacto que diferentes lesões tiveram na sua convocatória: «Só o Raphael Guerreiro, que foi muito importante para nós, não está apto para o começo da preparação, dos treinos. Pedro Neto, Diogo Jota e Pepe estão todos aptos para o começo da preparação, por isso, não estamos a correr nenhum risco com a sua chamada.»
Portugal está no Grupo F do Campeonato da Europa e vai jogar nos dias 18, 22 e 26 de junho, primeiro com a Chéquia, em Leipzig às 20.00 horas, depois com a Turquia, em Dortmund, às 17.00 horas e, por fim, outra vez às 20.00 horas, em Gelsenkirchen, contra a Geórgia.
Quem joga com quem, em que cidade, e onde pode ver as partidas do Campeonato da Europa entre 14 de junho e 14 de julho
Antes do Europeu, Portugal vai realizar três jogos particulares, todos em solo nacional: com a Finlândia (a 4 de junho), Croácia (a 8 de junho) e República da Irlanda (a 11 de junho).