Éder acredita em novo título europeu para Portugal: «Podemos sonhar com isso»
Éder e o golo mais famoso do futebol português (IMAGO)

Éder acredita em novo título europeu para Portugal: «Podemos sonhar com isso»

SELEÇÃO20.11.202320:27

Histórico avançado, que apontou o golo que valeu a conquista do Euro 2016, acredita ser possível sonhar com no triunfo em função da qualidade de atual geração lusa

Uma das presenças que mais se fez notar na black carpet que serviu de passagem para os muitos convidados da gala Quinas de Ouro, realizada no Centro de Congressos de Lisboa, foi a de Éder, autor do famoso golo que garantiu a Portugal a conquista do Euro 2016. Antes de ser galardoado pela Federação Portuguesa de Futebol com o estatuto de embaixador para a instituição, o antigo avançado confessou-se sensibilizado por perceber que o momento de glória que conheceu há mais de sete anos é ainda recordado com heroísmo.

«Estou muito contente, ainda por cima por ter feito o golo, mas claro que é uma vitória de todos os portugueses, dá-me muito orgulho saber que as pessoas ainda se lembram e me acarinham muito por isso», reconheceu o ponta de lança, que fez parte da equipa que alcançou a maior conquista da seleção portuguesa e acredita que mais momentos como esses se repetirão para a equipa nacional.

Éder salientou que, em seu entender, repetir a conquista do Euro 2016 ao fim de oito anos, no Euro 2024, na Alemanha, está ao alcance de Portugal dada a capacidade da equipa e a elevada quantidade de jogadores capacitados para o fazer. «A seleção tem sempre capacidade, tem sempre qualidade e, claro, se assim acontecer eu não ficaria surpreso pela geração de talentos que tem surgido, muitos deles jogam em grandes clubes. Por isso, acho que podemos sonhar com isso e com certeza concretizá-lo», assumiu, convicto.

Para sustentar as hipóteses lusas para a conquista da competição, o histórico avançado português recorda o poderio apresentado pela equipa na recente fase de apuramento para o Euro 2024. «Muitos diziam que era um grupo acessível, mas há que trabalhar, demonstrar qualidade e a seleção assim o fez, muito bem em praticamente todos os jogos. No último não foi assim tão brilhante, mas bateu-se bem e demonstrou toda a sua qualidade e passou da forma que todos esperávamos», analisou, em tom elogioso.