«Derrota na final com a Grécia foi o pior momento que tive»
Gilberto Madaíl foi presidente da FPF de 1996 a 2011 (Foto: Eduardo Oliveira)

«Derrota na final com a Grécia foi o pior momento que tive»

SELEÇÃO12.06.202410:35

Gilberto Madaíl mostrou orgulho pela organização do Euro 2004

Gilberto Madaíl, antigo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), admitiu que a final perdida para a Grécia (0-1), no Euro 2004, realizado em Portugal, foi o episódio que mais o marcou pela negativa no mundo do futebol.

«Foi o momento pior que eu tive, aquela derrota na final no Estádio da Luz. Até as pessoas da UEFA que estavam cá a trabalhar, pois tínhamos uma sociedade em parceria com a UEFA para organizar o Euro 2004, choraram por Portugal não ter ganhado o Campeonato da Europa», contou o ex-dirigente à Lusa.

«[Faço agora] O balanço que fiz na altura, que foi um momento de grande alegria e, ao mesmo tempo, de frustração, porque faltou-nos, de facto, conquistar a taça de campeões da Europa. Mas de grande alegria por tudo aquilo que o futebol foi capaz de proporcionar aos portugueses, uma alegria imensa», acrescentou Madaíl, que liderou a FPF de 1996 a 2011.

«Naturalmente que me deixa orgulhoso que as pessoas me associem ao Euro 2004, porque trabalhei muito, e passei por muitas situações complicadas, para que o Euro 2004 viesse para Portugal», disse na mesma entrevista.

Quanto ao que isso envolveu, lembra que «os estádios estão aí, uns mais utilizados, outros menos utilizados», e que «três deles, o Estádio da Luz, o Estádio de Alvalade e o Estádio Dragão, vão servir de base» ao Mundial de 2030, que terá organização conjunta com Espanha e Marrocos, e que contará com jogos na Argentina, no Paraguai e no Uruguai.

«Gostava [que fosse como o Euro 2004], mas tenho algumas dúvidas, porque não há envolvência, não há o carinho, não há a afetividade que houve com o Euro 2004. O Mundial são quatro ou cinco jogos cá, em Marrocos, no Uruguai, na Argentina, é uma coisa híbrida, que não é português apenas, é diferente», considerou.