Ambição de Bernardo Silva: «Sonho ganhar um Europeu ou um Mundial por Portugal»

Seleção Ambição de Bernardo Silva: «Sonho ganhar um Europeu ou um Mundial por Portugal»

SELEÇÃO15.06.202319:23

Em conferência de Imprensa ao serviço da Seleção Nacional, Bernardo Silva afirmou querer ganhar um grande troféu pela equipa das Quinas, isto depois de, recentemente, ter sido campeão europeu pelo Manchester City.

«Ganhei a Liga das Nações, falhei o Euro por lesão. A importância da Liga das Nações não é a mesma que a de um Euro, ainda que um título seja um título. É um dos meus grandes sonhos, que espero concretizar. Não é uma missão fácil, mas sem dúvida que sonho um dia ganhar um Mundial ou um Europeu por Portugal. É o que me falta e vou trabalhar para conseguir isso», afirmou o centrocampista.

Sobre Roberto Martínez e o novo esquema tático da Seleção Nacional, Bernardo Silva declarou estar feliz: «Gosto, claro que gosto. O primeiro estágio correu muito bem. Quando se trabalha com equipas técnicas diferentes as coisas mudam e não há uma correta e uma incorreta porque há várias formas de ganhar. O que temos visto é que as coisas têm corrido bem e vamos dar o nosso melhor para que as coisas funcionem bem com o novo selecionador e possamos juntos dar muitas alegrias aos portugueses, que é o mais importante. O sistema e se jogas mais aqui ou mais ali, isso é pouco relevante e o que posso garantir é que eu e os meus colegas de equipa, que conheço bem, vamos dar o nosso melhor, em todos os momentos, para representar Portugal da melhor maneira e ganhar o máximo possível de jogos para garantir o nosso objetivo que, como disse, é ganhar um Europeu ou um Mundial.»

Quanto ao cansaço, proveniente da sobrecarga de jogos, o criativo afirmou sentir-se bem e deu o exemplo de Bruno Fernandes: «Nem foi das épocas mais duras para mim porque joguei muitos jogos, mas também é verdade que fiz muitos jogos a entrar (do banco). No final da época conseguimos ter algum descanso, mas, para alguns jogadores, sem dúvida que pode ser difícil porque o calendário está cada vez mais sobrecarregado, com muitas competições, de clubes e seleções. Dou o exemplo do Bruno Fernandes, porque, estando eu em Inglaterra, vi que jogou quase os jogos todos e calculo que esteja estafado, porque isso aconteceu-me há dois ou três anos. Jogadores que jogam 70 jogos por época 90 minutos acaba por não ser fácil, mas é o que é e é um esforço final para conseguirmos seis pontos para Portugal numa qualificação muito importante para nós, portanto tenho a certeza de que todos, uns mais cansados que outros, vão fazer este esforço final para estar bem e ajudar a Seleção a conseguir o seu objetivo.»

Ainda sobre o tema, acrescentou: «Sinto-me muito bem. 29 anos, estou numa fase em que o meu corpo corresponde muito bem a tudo o que é solicitado e, portanto, espero, nesta fase, poder corresponder.»