Um onze de luxo que traduz percurso de excelência da Liga
Pedro Proença é o presidente da Liga Portugal. Foto IMAGO

Um onze de luxo que traduz percurso de excelência da Liga

OPINIÃO28.10.202411:40

Pedro Proença começou a moldar o futuro do Futebol Profissional em 2015, com o apoio e cumplicidade dos clubes

Vivemos, hoje, novos tempos no Futebol português, fruto de uma metamorfose que começou em 2015, quando Pedro Proença assumiu os destinos da Liga Portugal e começou a moldar o futuro do Futebol Profissional, com o apoio e a cumplicidade dos Clubes.

1 — Recuperação financeira

Em 2015, a Liga Portugal registava três anos seguidos de resultados financeiros negativos e hoje está no 9.º ano consecutivo com resultados positivos e com uma previsão histórica de rendimentos de €31,5 milhões em 2024-25. Contas certas que encontram paralelo na European Leagues (aprovadas na sexta-feira por unanimidade), também presidida por Pedro Proença.

2 — Alteração dos quadros competitivos

Foi reduzido o número de emblemas na Liga 2 Meu Super (de 24 para 18), foi criada a Final Four da Allianz CUP, prova esta época reformulada como resposta aos desafios da nova calendarização internacional, e foi criado o play-off da Liga Betclic/Liga 2 Meu Super.

3 — Celeridade da Justiça Desportiva

Aposta na profissionalização da Comissão de Instrutores da Liga Portugal, que terminou a época 2023-24 com zero processos pendentes, registo inédito, e com o prazo médio de instrução a baixar de 88 para 15 dias.

4 — Centralização dos Direitos Audiovisuais

A insistência e determinação da Liga Portugal deram frutos em 2021, quando o Governo impôs por Decreto-Lei a Centralização dos Direitos Audiovisuais.

5 — Aposta na tecnologia

O Futebol Profissional português tem estado na vanguarda tecnológica, ao ser um dos primeiros países a introduzir o VAR e, mais recentemente, o áudio VAR.

6 — Aumento das assistências nos estádios

O Futebol Profissional registou, em 2023-24, o maior número de adeptos nos estádios desde que há registo: mais de 4,2 milhões, ou seja, mais 10 por cento do que em 2022-23. E essa tendência continua a verificar-se esta época, com um incremento adicional de 7 por cento.

7 — Crescimento comercial

Em 2023 foi assinado o mais robusto contrato de naming sponsor da Liga Portugal, com a Betclic, e no mesmo ano foi estabelecido o contrato com a Puma.

8 — Afirmação internacional

A eleição de Pedro Proença para a Presidência da European Leagues, e consequente entrada no Comité Executivo da UEFA, foi um momento de importante reconhecimento e afirmação internacional para o Futebol Profissional português.

9 — Responsabilidade Social, Formação Profissional e Arena LP

Três apostas claras em diferentes domínios: Responsabilidade Social (através da Fundação do Futebol), profissionalização (através da Liga Portugal Business School) e construção de uma nova casa para o Futebol Profissional (Arena Liga Portugal).

10 — Debate e reflexão

O Futebol Profissional tem hoje espaços de reflexão que lhe conferem densidade crítica essencial, como a Comissão de Diálogo Social, a Cimeira de Presidentes, o Fórum de Treinadores ou o Thinking Football Summit.

11 — Valorização do Talento

A valorização do Talento tem sido um princípio inegociável, quer seja o Talento do passado (Liga Portugal Legends e aposta em ex-jogadores para Embaixadores), o Talento do presente (Liga Portugal Awards) ou o Talento do futuro (Liga Portugal Youth).

Um percurso de excelência traduzido num onze de luxo.