Pontapés da marca de penálti no Mundial
Porque o Mundial pode levar-nos a atenção para essa fase, fique a par de algumas dessas premissas
Ocaro leitor seguramente já viu muitos jogos serem decididos através de pontapés da marca de penálti, mas o mais certo é que não conheça todas as regras subjacentes àquele que é seguramente o momento mais delicado do encontro. Porque o Mundial pode levar-nos a atenção para essa fase, fique a par de algumas dessas premissas:
1. A menos que existam outros fatores a ter em conta (condições do terreno, segurança, etc.), o árbitro efetua um primeiro sorteio para definir qual a baliza que será utilizada e um segundo para decidir se o vencedor pretende executar o primeiro ou o segundo pontapé. Ambos são feitos por moeda ao ar;
2. O árbitro não tem de ser informado sobre quem será selecionado para executar os pontapés (nem a ordem com que o fará). Só tem que anotar o resultado dos pontapés;
3. Se, no final do prolongamento, antes ou durante os pontapés, uma equipa tiver mais jogadores do que a adversária, aquela deve reduzir o seu número para que fiquem em igualdade numérica. O árbitro deve ser sempre informado do nome e número do(s) jogador(es) excluído(s);
4. Durante a execução dos pontapés, só os jogadores habilitados - aqueles que se encontravam no terreno (ou temporariamente fora por lesão, por exemplo) quando o jogo terminou - e os elementos da equipa de arbitragem podem permanecer em campo. Todos os atletas (exceto o executante e os dois guarda-redes) devem permanecer no círculo central;
5. O GR, colega do executante, deve aguardar a sua vez dentro do terreno de jogo, fora da área de penálti onde decorre a execução, sobre a linha de baliza, junto da interceção desta com a linha da área de penálti (atrás do árbitro assistente);
6. Qualquer jogador pode trocar de lugar com o GR, que é o único jogador que pode ser substituído caso se lesione ou seja expulso (se a substituição ainda for possível);
7. Caso o guarda-redes cometa uma infração e o pontapé for repetido (se ele defender, por exemplo), será avisado na primeira infração. Se reincidir, verá o cartão amarelo;
8. Se o executante for punido por infração cometida após o árbitro ordenar a execução do pontapé (por fazer a chamada paradinha ilegal, por exemplo), o remate será considerado como falhado e ele advertido;
9. Se GR e executante cometerem uma infração no mesmo pontapé, esse será considerado como falhado e o executante advertido;
10. Os pontapés não devem sofrer atrasos se um jogador tiver que sair do terreno de jogo (por lesão, por exemplo). O seu pontapé será considerado falhado se ele não regressar a tempo de o executar.
11. Um jogador (suplente, substituído ou elemento oficial) pode ser advertido ou expulso no decurso dos pontapés;
12. O árbitro não pode interromper definitivamente o jogo, se uma equipa estiver reduzida a menos de sete jogadores. Os pontapés continuam até que se apure o vencedor (nem que seja com apenas um jogador de cada equipa a rematar e defender).