Desafios para 2019

OPINIÃO28.12.201803:27

Quando um ano acaba, por norma fazem-se balanços e lançam-se desafios para o que aí vem. Os dos três grandes para 2019 são um bocadinho diferentes.

O Sporting foi em 2018 salvo pelos sócios quando Bruno de Carvalho pensou ter colocado o clube debaixo do braço e estava à beira do penhasco, correndo em alta velocidade para se atirar. O objetivo agora é reencontrar, outra vez, o caminho do sucesso, sendo certo que nos labirintos em que o leão se tem colocado ainda não conseguiu encontrar a porta do sucesso desportivo no futebol profissional. Frederico Varandas já fez muito, mas será necessário muito mais para se encontrar essa luz, que continua a parecer longínqua.

O Benfica deverá querer pegar numa borracha para apagar 2018. Embrenhado em múltiplos processos judiciais, nada ganhou no futebol profissional e viu o nome - ou a reputação da marca, em termos modernos - atingido. Luís Filipe Vieira pensou em despedir Rui Vitória mas viu uma luz e recuou. O plano para 2019 passa por recuperar credibilidade em todos os meios. Caso contrário, a luz que Vieira viu pode encandear os sócios.

O FC Porto sai de 2018 em alta. Ganhou o campeonato após jejum prolongado, mas Sérgio Conceição teve de dar uns murros valentes na mesa quando a política de contratações se transviou outra vez. O treinador é o homem que ilumina os adeptos, agora o desafio é dar um bocadinho mais de cor a umas contas que continuam escurinhas....