Competições e eventos cancelados

OPINIÃO05.04.202002:05

Depois do cancelamento de provas nacionais, do adiamento do Euro-2020 e dos Jogos Olímpicos, esta semana a UEFA decidiu adiar todos os jogos das seleções nacionais, masculinas e femininas, que seriam disputados em junho de 2020, sem data prevista para a sua realização. As competições de seleções nacionais juniores, agendados para os próximos meses, foram igualmente ou cancelados ou adiados sem nova data prevista para a sua realização. Também a final da Champions League de Futsal, agendada para este mês, é adiada.


A UEFA decidiu ainda que os prazos relacionados com todas as competições de clubes da UEFA para a época 2020/2021 são adiados, em especial no que diz respeito ao processo de admissão e registo de jogadores.


Em matéria de licenciamento de clubes e fair play financeiro, o Comité Executivo considerou que as atuais circunstâncias excecionais requerem uma flexibilização relativamente aos prazos de cumprimento das exigências impostas neste âmbito.


Assim, foi decidido conceder às federações mais tempo para concluir o processo de licenciamento de clubes, até que o processo de admissão nas competições de clubes da UEFA da próxima época seja redefinido. Foi igualmente decidido suspender as disposições relativas ao processo de licenciamento de clubes relacionadas com a preparação e avaliação das futuras informações financeiras dos clubes, exclusivamente para participação nas competições de clubes da UEFA em 2020/2021. Por fim, a UEFA decidiu que cada federação tem até 3 de agosto para indicar os clubes participantes nas competições europeias, o que coloca o ónus, em cada uma delas, de definir como e quando - dentro desse limite - pode essa definição ocorrer.