Coisas que só o desporto proporciona
Fernando Pimenta (IMAGO)

Coisas que só o desporto proporciona

OPINIÃO14.05.202408:21

Fernando Pimenta, canoísta de 34 anos de Ponte Lima, começa a esgotar adjetivos que possamos gastar para o elogiar

As últimas semanas têm sido férteis em novidades no mínimo atípicas, que só o desporto consegue realmente proporcionar. Entre situações francamente positivas e elogiáveis, outras mais desconfortáveis, que nada abonam em relação à imagem que queremos que este universo tenha (e mantenha). Fica a classificação por partes:

O mais inesperado

- A situação que ocorreu no Real FC-Brasiliense, da 4.ª Divisão Brasileira: o treinador do clube visitante, Paulo Roberto Santos, decidiu demitir-se ao intervalo do jogo, deixando a sua equipa refém de orientação para a etapa complementar. O médico do clube chegou-se à frente e desempenhou o papel de técnico principal, com resultados imediatos: a equipa ganhou mesmo, com golos marcados após o minuto 80. Quando a vontade é grande, tudo tem solução.

O nosso orgulho

- Jorge Jesus e Ricardo Sá Pinto, treinadores portugueses agora a trabalharem além-fronteiras, sagraram-se campeões nacionais de futebol nos países onde agora treinam. O primeiro na já muito competitiva Liga Saudita, na qual a sua equipa bateu recorde de vitórias consecutivas (direto para o Guinness); já o ex-jogador do Sporting venceu o duro campeonato cipriota, ao serviço do APOEL. Estão os dois de parabéns pelas conquistas desportivas e merecem a nossa gratidão e reconhecimento por elevarem bem alto a qualidade técnica dos nossos treinadores. Muito bem.

O mais caricato

- É uma notícia não confirmada, mas amplamente divulgada em vários órgãos de comunicação nacionais e internacionais: o jogador Edgar Ié está a ser acusado pelo seu próprio clube, o Dínamo Bucareste (da Roménia), de alegadamente ter trocado de lugar com o seu irmão gémeo, Edelino, em vários jogos ao longo da presente época. Já se fala na realização de testes ADN! Além de inédita (digo eu, que nunca ouvi antes semelhante coisa), a acusação é bastante grave e deve ser esclarecida de forma cabal, para defesa do bom-nome dos envolvidos. O futebol não deixa de nos surpreender com coisas absolutamente inimagináveis.

O mais preocupante

- A justiça portuguesa voltou ao norte do país, desta vez através da denominada Operação Bilhete Dourado, onde alegadamente alguns adeptos do FC Porto terão beneficiado financeiramente da venda ilegal de bilhetes para jogos nacionais e internacionais da equipa. A espaços, o futebol português continua a receber visitas pontuais das autoridades policiais, sendo que nalgumas circunstâncias as diligências efetuadas expuseram esquemas se não ilícitos, pelo menos muito pouco éticos. É preciso que uma indústria tão apelativa como esta consiga ser o mais clara e transparente possível. Só assim terá credibilidade real e, claro, perceção de credibilidade aos olhos de todos os que estão cá fora: adeptos, operadores televisivos, patrocinadores, etc...

O mais elogiável

- Desta vez foi o Portimonense (como noutras ocasiões foram outros clubes, é importante referi-lo): a equipa algarvia mobilizou-se para ajudar as vítimas da catástrofe natural que assolou o Rio Grande do Sul (no Brasil), doando uma tonelada de roupa nova para quem mais precisava. Nestes momentos de maior aperto, a capacidade de mobilização dos clubes portugueses é quase sempre impressionante, atuando com um nível de solidariedade que devia ser exemplo para outras áreas da nossa sociedade. O futebol português, quando quer, é capaz de coisas absolutamente admiráveis.

Chapeau.

O mais notável

- Fernando Pimenta, canoísta de 34 anos natural de Ponte Lima, começa a esgotar adjetivos que possamos gastar para o elogiar. Desta vez venceu a Taça do Mundo de Velocidade (K5000), em prova realizada na Hungria. O atleta português já tinha vencido prata e bronze noutras etapas da competição. Fernando Pimenta é já um dos mais maiores desportistas portugueses de todos os tempos e merece esse reconhecimento por parte de quem de direito. É um profissional notável, um trabalhador incansável e dono de uma ambição inesgotável. Um campeão a sério, que por acaso ainda faz o favor de ser meu amigo. Fantástico!