Espaço Universidade O desporto escolar em Portugal (artigo de Vítor Rosa, 85)
No artigo 79 da Constituição da República Portuguesa é referido que “todos têm direito à cultura física e ao desporto” e “incumbe ao Estado, em colaboração com as escolas e as associações e coletividades desportivas, promover, estimular, orientar e apoiar a prática e a difusão da cultura física e do desporto, bem como prevenir a violência no desporto”. Assim sendo, o desporto escolar procura contribuir para a formação e realização pessoal de cada aluno. O desenvolvimento da prática desportiva no quadro escolar assume uma vertente de política educativa. Com o desporto escolar, procura-se:
· Favorecer a aprendizagem de valores de cidadania;
· Promover o respeito por si mesmo, das regras, do adversário e do árbitro;
· Favorecer a noção de equipa;
· Promover espaços de socialização e de concertação, formando o (futuro) cidadão;
· Contribuir para a igualdade de oportunidades e de integração, dando a todos os alunos os mesmos direitos e os mesmos deveres;
· Melhorar a higiene de vida, participando na prevenção de condutas aditivas e de educação para a saúde.
Os tempos dos encontros desportivos são uma fonte de promoção de amizades, de alegrias, de emoções fortes, de teatro de experiências inesquecíveis, entre outros aspetos. Com o propósito de refletir sobre o desporto escolar, a Comunidade de Investigação e Aprendizagem (ReLeCo) “Educação Desportiva, Corpo e Ética”, inserida no CeiED/ULHT, vai promover uma mesa-redonda, no dia 20 de abril de 2020, pelas 17h30, no Edifício U, da ULHT. Contará com três excelentes oradores convidados: Professores Luís Bom e Mário Guimarães, da ULHT, e Nuno Ferro, da Sociedade Portuguesa de Educação Física. A moderação do evento estará a cargo da Investigadora Teresa Teixeira Lopo, CeiED/ULHT, e membro da ReLeCo. A Entrada é Livre!
Vítor Rosa
Sociólogo, Doutor em Educação Física e Desporto, Ramo Didática. Investigador Integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares de Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona de Lisboa