A ESEL-IPLUSO promove uma formação pós-graduada em “Educação Desportiva, Corpo e Ética” (artigo de Vítor Rosa, 79)

Espaço Universidade 03-02-2020 22:28
Por Vítor Rosa

Os progressos da ciência e da técnica, o desenvolvimento da máquina, da divisão do trabalho, a concentração urbana e as condições de alojamento, o aumento dos tempos de lazer e a melhoria dos níveis de vida transformaram a existência dos indivíduos. A civilização tecnicista fez nascer nele a necessidade crescente de movimento, da necessidade de uma atividade física compensadora, de um jogo e fonte de descontração e de distração. Nesta perspetiva, o desporto surge como uma espécie de refúgio, permitindo preservar a integridade física e moral do Homem, face a certas ameaças do mundo moderno. Ele é o antídoto da uniformização imposta pelas estruturas sociais atuais e a passividade nascida das novas formas de trabalho e de lazer.

 

Tendo em conta a importância do desporto, como fato social, e a necessidade de se promover formação avançada, a ESEL-IPLUSO (Escola Superior de Educação da Lusofonia do Instituto Politécnico da Lusofonia) promoveu a criação um curso de Pós-Graduação em “Educação Desportiva, Corpo e Ética”. Esta formação articula-se com a ReLeCo (Comunidade de Investigação e de Aprendizagem), com o mesmo nome da Pós-Graduação, que se insere no CeiED/ULHT. A Coordenação desta Formação é da responsabilidade do autor desta notícia. Para mais informação, veja: https://www.ipluso.pt/pos-graduacoes/educacao-desportiva-corpo-e-etica

 

Vítor Rosa

Sociólogo, Doutor em Educação Física e Desporto, Ramo Didática. Investigador Integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares de Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona de Lisboa

A PAIXÃO CONTINUA EM CASA


O momento particular que vivemos determina a permanência das pessoas em casa além do fecho de todas as lojas comerciais alterando dramaticamente os hábitos das pessoas no que toca à leitura e ao acesso à informação.

Neste momento de grandes dificuldades para todos, estamos a trabalhar a 100% para continuar a fazer-lhe companhia todos os dias com o seu jornal A Bola , o site ABOLA.pt e no canal A Bola Tv.

Mas este trabalho só vale a pena se chegar aos seus clientes de sempre sem os quais não faz sentido nem é economicamente sustentável.

Para tanto precisamos que esteja connosco, que nos faça companhia, assinando a versão digital de A Bola e aproveitando a nossa campanha de assinaturas.

ASSINE JÁ

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias