Rali de Portugal Rovanpera a 55,42 km da vitória
Kalle Rovanpera, em Toyota GR Yaris Rally1, está ‘só’ a quatro especiais e 55,42 km da vitória na edição 56 do Rali de Portugal, ronda 5 do WRC de 2023. O finlandês de 22 anos, campeão em título e vencedor da etapa portuguesa do Mundial o ano passado, dominou o segundo dia da competição, cumprido, integralmente, no Norte e aumentou, passo a passo, a vantagem sobre toda a concorrência direta.
Rovanpera tem oito vitórias no WRC (duas em 2021 e seis em 2022), mas continua sem ganhar no campeonato de 2023 – segundo no Monte Carlo, no arranque da temporada, e quarto na Suécia, no México e na Croácia. Ganhando em Portugal, finlandês no topo da classificação do Mundial.
Hoje, Rovanpera venceu cinco das sete especiais do dia, colocando-se a salvo de todos os ataques dos Hyundai i20 N Rally1 de Dani Sordo, Esapekka Lappi e Thierry Neuville, respetivamente, segundo, terceiro e quarto classificados no Rali de Portugal. O espanhol está a 57,5 s de Kalle, o finlandês a 1.08,6 m e o belga a 1.10,9 m.
Hoje, ponto final na competição após quatro especiais (Paredes, Fafe 1, Cabeceiras de Basto e Fafe 2) e 74,59 km ao cronómetro. A segunda passagem pela mítica especial com o salto da Pedra Sentada corresponde à Power Stage (11,18 km de extensão), que distribui pontos de bónus, de 5 a 1, aos cinco mais rápidos.
Armindo Araújo, em Skoda Fabia Rally2 Evo, é 16.º na classificação absoluta e lidera, confortavelmente, a corrida ao 'título' de melhor português, depois do abandono do comandante do CPR, Miguel Correia, por problema mecânico.