Automobilismo Fórmula E: Porsche de Félix da Costa falha título
No ExCeL de Londres, Nick Cassidy ganha corrida final da Época 9 e Envision sagra-se campeã de Equipas
A Envision Racing sucedeu à Mercedes-EQ na galeria das equipas campeãs na Fórmula E, com o neozelandês da escuderia inglesa que compete no campeonato de monolugares elétricos desde a temporada de estreia, em 2014/2015 a impor-se na corrida 16 da Época 9, no ExCeL de Londres. Nick Cassidy, vencendo ePrix com arranque atrasado diversas vezes, devido à chuva na capital britânica, terminou o Mundial em segundo, a 30 pontos do inglês Jack Dennis, da Andretti, o sucessor de Stoffel Vandoorne no quadro de honra da categoria, no ano da estreia de máquina nova (Gen3).
Nick Cassidy arrancou da ‘pole position’ e liderou o ePrix de fio a pavio, terminando as 38 voltas à frente do compatriota Mitch Evans, da Jaguar, e de Dennis. Este neozelandês de 28 anos, adaptou-se bem às condições do circuito no ExCel, porventura aproveitando a experiência adquirida nos anos de competição no Japão. Em Londres, quinta vitória na Fórmula E, quarta em 2023, somando o sucesso de hoje aos que comemorou em Berlim, Mónaco e Portland. Confirmando-se os rumores, na Época 10, Cassidy companheiro de Evans na Jaguar.
A Envision Racing, na luta pela vitória no campeonato de equipas, venceu a Jaguar, que é a fornecedora do monolugar com que acelera na Fórmula E (I-Type 6). A outra equipa inglesa terminou a temporada, na segunda posição, com menos 12 pontos que a campeã. Já a Porsche de António Félix da Costa (e Pascal Wehrlein) não conseguiu melhor que a quarta posição na classificação, perdendo a terceira para a ‘cliente’ Andretti neste ePrix (os norte-americanos competem com o 9XX Electric dos alemães). O português acabou a corrida em 16.º e baixou a nono no Mundial, com 93 pontos e três pódios, incluindo o da vitória na primeira edição do ePrix da Cidade do Cabo, na África do Sul.
A Época 10 da Fórmula E tem arranque marcado para 13 de janeiro de 2024, na Cidade do México. No calendário com o número recorde de 17 corridas, destaca-se a estreia de Tóquio (Japão), com ePrix a 30 de março. Até lá, antecipam-se mudanças no plantel de pilotos, com entradas, saídas e transferências entre equipas. Félix da Costa encontra-se sob contrato com a Porsche, que representou pela primeira vez esta época.
Classificações
1.º Nick Cassidy, Envision, 38 voltas
2.º Mitch Evans, Jaguar, +4,934 s
3.º Jake Dennis, Andretti, +16,295 s
4.º Norman Nato, Nissan, +24,819 s
5.º Stoffel Vandoorne, DS, +26,290 s
6.º Sébastien Buemi, Envision, +27,406 s
7.º Sam Bird, Jaguar, +29,376 s
8.º Nico Muller, ABT Cupra, +30,304 s
9.º Dan Ticktum, NIO, +30,832 s
10.º Pascal Wehrlein, Porsche, +35,558 s
11.º Edoardo Mortara, Maserati, +36,615 s
12.º René Rast, McLaren, +38,160 s
13.º Sérgio Sette Câmara, +40,295 s
14.º Maximilian Gunther, Maserati, +51,140 s
15.º Sacha Fenestraz, Nissan, +51,918 s
16.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, +53,336 s
17.º Robin Frijns, ABT Cupra, +56,608 s
18.º Lucas di Grassi, Mahindra, +58,064 s
19.º Jake Hughes, McLaren, +59,956 s
20.º Roberto Merhi, Mahindra, +1.02,506 m
21.º André Lotterer, Andretti, +1.02,890 m
22.º Jean-Éric Vergne, DS, +1 volta
Mundial de Pilotos
1.º Jake Dennis, 229 pontos
2.º Nick Cassidy, 199 pontos
3.º Mitch Evans, 197 pontos
4.º Pascal Wehrlein, 149 pontos
5.º Jean-Éric Vergne, 107 pontos
6.º Sébastien Buemi, 105 pontos
7.º Maximilian Gunther, 101 pontos
8.º Sam Bird, 95 pontos
9.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, 93 pontos
10.º Norman Nato, 63 pontos
11.º Stoffel Vandoorne, 56 pontos
12.º Jake Hughes, 48 pontos
13.º René Rast, 40 pontos
14.º Edoardo Mortara, 39 pontos
15.º Lucas di Grassi, 32 pontos
16.º Sacha Fenestraz, 32 pontos
17.º Dan Ticktum, 28 pontos
18.º André Lotterer, 23 pontos
19.º Nico Muller, 15 pontos
20.º Sérgio Sette Câmara, 14 pontos
21.º Oliver Rowland, 9 pontos
22.º Robin Frijns, 6 pontos
23.º Roberto Merhi, 0 pontos
24.º Kelvin van der Linde, 0 pontos
25.º David Beckmann, 0 pontos
Mundial de Equipas
1.º Envision Racing, 304 pontos
2.º Jaguar TCS Racing, 292 pontos
3.º Avalanche Andretti, 252 pontos
4.º TAG Heuer Porsche, 242 pontos
5.º DS Penske, 163 pontos
6.º Maserati MSG, 140 pontos
7.º Nissan, 95 pontos
8.º Neom McLaren, 88 pontos
9.º NIO 333, 42 pontos
10.º Mahindra, 41 pontos
11.º ABT Cupra, 21 pontos