Neerlandês liderou corrida no circuito de Suzuka, terceira prova do Mundial de Fórmula 1. #DAZNF1
0 seconds of 35 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
00:35
00:35
 

Empresário confronta chefe da McLaren por causa de Piastri: «Até quando o vão limitar?»

FÓRMULA 108.04.202513:46

Estratégia no Japão posta em causa

A tensão na McLaren é evidente, com a equipa a tentar garantir igualdade de condições aos seus dois pilotos, Lando Norris e Oscar Piastri, na luta pelo título mundial. No Japão, contudo, a aplicação desta política impediu a equipa de vencer a corrida, ganha pelo campeão mundial Max Verstappen.

E por mais que Andrea Stella explique que não há tensão crescente na equipa, a situação real é bem diferente.

A primeira prova disso é a acesa discussão entre o empresário de Oscar Piastri, Mark Webber, e o chefe da McLaren, Zak Brown, logo após o Grande Prémio do Japão. Piastri arrancou e terminou em terceiro, durante a corrida pediu para ultrapassar o seu companheiro de equipa, Lando Norris, alegando ser mais rápido, mas nunca obteve resposta positiva da box.

«Porque não deixaram o Oscar ganhar? Porque o atrasaram, dado que ele tinha um ritmo melhor que o do Lando? Até quando o vão limitar? E até que ponto a equipa é mais importante que o piloto, visto que se aposta numa estratégia conservadora e não se tenta vencer a corrida?», estas foram as perguntas que Webber colocou a Zak Brown, mas não há informações sobre a resposta do americano.

A McLaren foi alvo de muitas críticas pela forma como os seus dois pilotos conduziram a corrida, não tendo feito qualquer ataque ao líder Max Verstappen. Nas paragens na boxe, a McLaren chamou Piastri na volta 20, e apenas uma volta depois, Max e Norris pararam juntos para trocar pneus, desperdiçando assim a que foi possivelmente a única oportunidade de ultrapassar Verstappen sem um ataque em pista.

Também no início da temporada ficou claro que Piastri está protegido da utilização de ordens da boxe a favor de Norris, sendo as exceções válidas apenas quando necessárias para os interesses da equipa. Acredita-se que por trás destas cláusulas no novo contrato de Oscar, assinado antes do arranque na Austrália, esteja precisamente Mark Webber.

#DAZNF1