Voleibol: Ucrânia entre Portugal e os quartos de final do Europeu
Portugal pode, em caso de vitória este sábado frente ao conjunto ucraniano (18.30 horas portuguesas), atingir inédito patamar na história da modalidade
Portugal pode dar, este sábado, um passo para a história do voleibol nacional se a Seleção masculina ganhar à Ucrânia e, assim, passar a inéditos quartos de final no Campeonato da Europa. O encontro está marcado para 9 de setembro, às 18h30, no Palácio de Cultura e Desportos de Varna, na Bulgária.
«Existe ansiedade, mas acho que é uma realidade que é natural acontecer. É um jogo a eliminar e estamos focados nele desde que conseguimos o apuramento para os oitavos de final», declarou o líbero Ivo Casas, através da Federação Portuguesa de Voleibol.
O internacional do Benfica defende, todavia que «é uma ansiedade boa», coadjuvada com a vontade de que «chegue o dia» e o momento entrar em campo. Depois de, em 2021, a equipa então comandada por Hugo Silva a ser travada na negra pela congénere dos Países Baixos nos oitavos de final, a meta de dar um passo mais além passou a ser o fito dos comandados de João José. «Chega aos quartos de final era o nosso primeiro objetivo, o segundo era tentarmos a classificação no lugar mais alto possível no grupo para termos, na teoria, um cruzamento mais fácil. Acabámos por se calhar fugir a uma Bulgária, mas apanhámos uma Ucrânia que tem bons argumentos e atletas com muita qualidade, mas temos hipóteses e estamos confiantes no nosso sucesso», referiu Casas, reconhecendo que esperar «um jogo de sofrimento».
«Um jogo sofrido, longo, frente a um adversário que é muito forte fisicamente, sobretudo nas ações de serviços e ataque. Vamos ter de apresentar os nossos melhores argumentos para contrariar esse poder ofensivo da Ucrânia: temos um side-out bastante estável, conseguimos impor um serviço com muita qualidade, que causará com certeza grandes dificuldades à receção ucraniana e acho que isso nos levará a ter sucesso e a passar aos quartos de final», declarou o líbero, pela quarta fez a disputar a fase final de um Europeu (2011, 2019, 2021 e 2023).
A Ucrânia, recorde-se, é a 12.ª no ranking europeu (CEV) e 16.º na hierarquia mundial (FIVB). Jogou com Portugal precisamente no último Europeu de 2021, ganhando apenas na negra (3-2). Terminou a competição em 13.º, dois lugares acima da Seleção Nacional (15.º). Naquela que é a sétima presença em fases finais do campeonato, Portugal, caso siga em frente, vai medir forças com o vencedor do embate entre a Eslovénia e a Turquia.