Supertaça ibérica: Peso da experiência de águia

Supertaça ibérica: Peso da experiência de águia

VOLEIBOL23.09.202323:04

Benfica vai discutir a primeira edição masculina desta competição com o CV Guaguas. Nem mais do que os campeões do país vizinho que superaram o Sporting na 'negra' da meia-final

Foi por uma negra que, este domingo, no Polideportivo Municipal El Batán, na Gran Canária, não se realiza um dérbi lisboeta, entre Benfica e Sporting, na final da primeira edição da Taça Ibérica que opõe equipas de Portugal e Espanha. 

As águias superiorizaram-se, este sábado, na meia-final frente aos vice-campeões espanhóis do Río Duero Soria, também vencedores da Taça do Rei que na presente temporada passaram a contar com o internacional português Bruno Cunha. Algo que o Sporting não conseguiu no embate seguinte diante do campeão do país vizinho, o Club Voleibol Guaguas, já na negra (2-3).

Ao invés, a primeira competição oficial começou bem para os homens comandados por Marcel Matz. Apesar do equilíbrio ter pautado o início da partida, as águias começaram a levantar voo a meio do primeiro set. Com um parcial de 9-1 dispararam no marcador (19-12) e mantiveram a toada atacante até final.

No seguinte, a liderança nunca deixou de estar nas garras encarnadas que averbaram o segundo parcial com 25-21. Apesar da margem confortável de dois sets, os tetracampeões nacionais enfrentaram resposta dos homólogos hermanos até ao último ponto. Mas a vantagem máxima, conferida pelo 27-25, nunca chegou a estar em perigo, apenas teve de ser mais trabalhada pelos pupilos de Marcel Matz que apostou em Tiago Violas, Felipe Banderó, Pablo Natan, Japa, Lucas França, Peter Wohlfahrtstätter e o líbero Ivo Casas para o seis inicial.

«Fizemos uma boa estreia contra uma equipa jovem. O fator experiência pesou para o nosso lado. O jogo ainda não foi de tão alto nível em função do início da época, mas jogámos melhor, fomos superiores em relação ao serviço e à receção. Conseguimos fazer um jogo de 3-0, que é importante nestas final four, pois com jogos um dia depois do outro, evita-se mais desgaste», observou o treinador brasileiro benfiquista antevendo para um «jogo mais exigente» para a final diante do Club Voleibol Guaguas.

«Vamo-nos preparar da melhor maneira», prometeu Matz aludindo à final diante dos campeões espanhóis que sofreram para ganhar ao Sporting na segunda meia-final de Las Palmas. 

A equipa orientada por João Coelho entrou melhor no jogo e, ao fim de meia hora, vencia por 25-23. A atuar em casa, os espanhóis foram superiores nos parciais seguintes (16-25 e 22-25). 

Substitutos da Fonte do Bastardo na prova, os leões tentaram pôr em prática o trabalho da pré-temporada (25-23), como gizado pelo técnico. Os três pontos de vantagem na negra (11-8), todavia, não chegaram para evitar o desaire, ficando o Sporting relegado para a discussão do terceiro e quarto lugares (13-15), que tem lugar este domingo, dia em que a equipa feminina de Alvalade vai discutir o troféu.