Clube de Alvalade foi para o intervalo a vencer por 53-44, precisando de vencer por nove pontos de diferença; segunda parte foi totalmente diferente, formação portuguesa não teve resposta para o poder da formação polaca e perdeu por 86-99
O Sporting perdeu esta quarta-feira contra o Legia Varsóvia por 86-99 e foi eliminado na segunda fase de grupos da Taça Europa.
Para carimbar passagem aos quartos de final da prova, o clube de Alvalade precisava de vencer o encontro por uma diferença de 10 ou mais pontos e a primeira parte levou a crer que isso fosse possível. Os leões entraram determinados e muito fortes a conseguir a proeza, terminado o primeiro período a vencer por 11 (30-19). O conjunto de Pedro Nuno deu seguimento à prestação no segundo e aqui atingiram a maior vantagem do encontro, uma diferença de 14 que seria suficiente para cumprir o objetivo, mas foi para o intervalo a vencer por nove.
Tudo indicava que a prestação verde e branca se mantivesse no segundo tempo, mas aqui o sonho virou pesadelo. Os polavos reagram à desvantagem da melhor forma e não só a reduziram, como foram para o último parcial a vencer por três (72-75).
Os jogadores sportinguistas estavam visivelmente frustrados e deram seguimento a um jogo com muitas faltas da parte portuguesa. Quatro foram excluídos desta forma (Temidayo Yussuf, Diogo Ventura, Marvin Clark e Eddie Ekiyor). A formação estrangeira aproveitou o estado de espírito luso e construíram uma vantagem de 13 pontos para confirmar a vitória e o segundo lugar do grupo L, conseguindo assim passaporte para os quartos de final da Taça Europa.
TERMINA A PARTIDA E SPORTING PERDE POR 86-99 CONTRA LEGIA
Depois de uma primeira parte de sonho para o clube de Alvalade, a segunda foi desastrosa. Polacos entraram muito forte no jogo e não só recuperaram desvantagem de 9 pontos ao intervalo como saltaram para a liderança do mesmo. Equipa da Polónia elimina assim o Sporting e avança para os quartos de final da Taça Europa.
39' - A um minuto do fim do encontro, o Legia vence por 93-84, precisamente o resultado que se verificou no jogo da primeira volta desta segunda fase de grupos.
38' - Muito dificilmente a vitória e o apuramento escapam ao Legia de Varsóvia. Os polacos vencem agora por 15 pontos, depois de mais dois lances livres concretizados por Loren Jackson.
37' - Vital estende a vantagem polaca com lançamento na passada para fazer o 89-76. Desde o início da segunda parte, o Legia marcou 45 pontos e o Sporting apenas 23.
36' - Diogo Ventura visivelmente frustrado empurra Aric Holman e é-lhe atribuída falta técnica. Assim, o jogador português soma a quinta falta pessoal e é excluído da partida. É o terceiro jogador excluído do lado dos leões e Ron Curry e Eddie Ekiyor têm quatro faltas cada um.
35'- Mais um pedido de desconto de tempo por parte de Pedro Nuno. Sporting está a acusar a pressão do momento e está a falhar mais lances neste segundo tempo. O Legia está a aproveitar e já vence por 85-74, 11 pontos de diferença, que na verdade equivalem a 20.
34' - E piora a situação para o conjunto de Pedro Nuno. Cowels assina o terceiro triplo da conta pessoal e logo a seguir Mike Moore erracom turnover. 83-74 a favor dos polacos.
33' - Sporting não está a conseguir responder à equipa polaca, que já conseguiu aumentar a vantagem para seis pontos, com triplo de Vital e lançamento na passada de Sobin (74-80). Clube de Alvalade tem sete minutos a reviravolta.
31' - Primeiros pontos vão para o lado português! Eddie Ekiyor concretiza lançamento em suspensão para fazer o 74-75.
30' - TERMINA O TERCEIRO PERÍODO! Legia tem sido a melhor equipa nesta segunda parte e causou muitas dificuldades ao Sporting no processo ofensivo, enquanto afinava a pontaria. Assim, a turma polaca não só anulou a desvantagem de 14 pontos, como também saltou para a liderança do encontro (75-72). Os leões já viram dois jogadores a serem excluídos - Temidayo Yussuf e Marvin Clark - e Ron Curry está em risco de o ser (4 faltas).
29' - Eddie Ekyior reduz com dois lances livres, mas Loren Jackson faz o mesmo (71-74).
28' - Sobe para três a diferença de pontos entre as equipas, após mais um triplo de Raymond Cowels (72-69).
28' - Legia está na liderança do encontro, algo que não acontecia desde o 0-3 que iniciou a partida. 69-67 a favor dos polacos.
27' - Christian Vital faz triplo, mas Marvin Clark Jr. responde na mesma moeda para fazer o 65-65. Equipa leonina tenta reagir. Sportin já tem cinco faltas cometidas neste período e Ron Curry já tem quatro na conta pessoal.
26'- Partida empatada no João Rocha a 62-62! Está a ser um parcial desastroso da formação portuguesa que deixa assim desvanecer vantagem de 14 pontos.
25' - Termina a estreia de Temidayo Yussuf ao fazer a quinta falta pessoal da noite. Jogador acaba partida com quatro pontos, quatro ressaltos e um roubo de bola.
24' - Sporting está a deixar escapar a vantagem que construiu na primeira parte e apenas dois pontos separam agora as equipas. Michael Kolenda concretizou dois lances livres para reduzir para 58-56.
22' - Marvin Clark Jr. quebra o jejum leonino e Marcus Lovett Jr. fez triplo depois de mais dois pontos concretizados pela turma polaca. (58-52) para o Sporting.
21' - Bom trabalho defensivo de Sobin que consegue o ressalto ofensivo. A bola vai parar às mãos de Christian Vital, que fez o passe Michael Kolenda e este fez o triplo e o 53-49. Mau arranque para o Sporting neste recomeço de jogo.
20' - Recomeça a partida no João Rocha! Primeiros pontos vão para o Legia. 53-46 a favor dos leões.
TERMINA A PRIMEIRA PARTE! SPORTING VAI PARA O INTERVALO A VENCER O LEGIA POR 53-44
Grande primeira parte do conjunto orientado por Pedro Nuno Monteiro, que se mostra determinado a juntar-se ao FC Porto nos quartos de final da Taça de Europa, mas para já o resultado não serve. E por pouco. Os leões estiveram com boa eficácia nesta primeira parte, ao marcar 19 lançamentos em 32 tentativas (59%) e na luta das tabelas, também é o clube de Alvalade que sai ligeiramente por cima, conseguindo 17 ressaltos, 14 defensivos e 3 ofensivos, contra os 15 dos polacos.
19' - Legia reduz para 50-40 com triplo de Loren Jackson e as equipas voltam a estar separadas por 10 pontos.
17' - Equipas trocam pontos entre si, mas mantém-se a diferença de 14 pontos a favor dos leões (48-34).
15' - Grande atitude dos leões nesta fase da partida! Dois triplos consecutivos, um de Diogo Ventura e outro de Marcus Lovett Jr., deixam o Sporting com uma vantagem de 14 pontos! Técnico-adjunto do Legia pede imediatamente tempo de desconto. Vamos ver como reagem as equipas.
15' - TRIPLO DE MARCUS LOVETT JR.! Clube de Alvalade corrige os erros defensivos e consegue ampliar a vantagem novamente para os 10 pontos de vantagem (38-28).
14' - Pedro Nuno pediu desconto de tempo, mas no recomeço da partida, Sporting volta a perder a bola e o Legia faz mais dois pontos em transição! 32-28 a favor dos leões.
14' - Sporting reage! Diogo Ventura sofre falta antidesportiva, concretiza apenas um de dois lançamentos livres, mas na posse de bola seguinte, Eddie Ekyior faz o 35-28 na passada (35-28).
13' - Timeout pedido por Pedro Nuno Monteiro! Técnico português não gostou de uma sequência de jogadas da sua formação, que acabaram por ser castigadas pelo conjunto polaco. Legia encurtou o resultado para 32-26, depois de fazer quatro pontos em transição.
12' - Christian Vital, a grande figura do Legia, tem estado desaparecido mas faz os primeiros pontos neste segundo período para fazeer o 30-22. Com este triplo, conta agora com 6 pontos na conta pessoal. Sporting já fez quatro faltas neste parcial!
10' - TERIMINA O PRIMEIRO PERÍODO, SPORTING VENCE POR 30-19! Conjunto leonino termina estes dez minutos iniciais da melhor forma, ao estabelecer a maior vantagem até ao momento, 11 pontos, com bom afundanço de Eddie Ekyior.
9' - Bem jogado por Ron Curry a repor a diferença de 7 pontos. Refira-se que a equipa polaca marcou já sete pontos dos 19 em lançamentos livres.
8' - Sporting chega pela primeira vez aos 10 pontos de diferença con grande triplo de Diogo Ventura, mas Raymond Cowels responde na mesma moeda para fazer o 22-15.
7' - Kulka reduz para 15-9 através de dois lançamentos livres, isto porque o Sporting já fez mais do que cinco faltas neste primeiro período. Mas os leões respondem da melhor forma! Logo na posse de bola seguinte, Marvin Clark Jr. faz triplo e o 18-9 a favor da formação portuguesa.
6' - Mike Moore faz mais dois pontos e Sporting tem já o dobro dos pontos dos polacos (14-7). Entretanto, destaca-se a entrada de Rasaq Temidayo Yussuf, que faz assim a estreia pelo clube de Alvalade.
5' - Aumenta de ritmo o jogo no João Arena, mas é o clube de Alvalade que consegue ampliar a vantagem! 12-7 a favor dos leões e relembre-se que precisam de vencer a partida por uma diferença de 10 pontos ou mais, para avançar para os quartos de final da Taça Europa.
4' - Marcel Ponitka reduz para 7-5 depois de concretizar dois lançamentos livres. Pedro Nuno chamou ao jogo Marvin Clark Jr., em detrimento dee Diogo Ventura.
2' - Sporting a entrar melhor na partida e leva já uma vantagem de quatro pontos (7-3), também por se mostrar mais forte nos duelos de tabelas.
COMEÇA A PARTIDA!
Legia ganha o lançamento da bola
Cinco iniciais
Sporting: Marcus Lovett Jr., Diogo Ventura, Ron Curry, Mike Moore e Eddie Ekiyor
Legia Varsóvia:, Christian Vital, Loren Jackson Josip Sobin, Aric Holman e Marcel Ponitka
18.22 h - Faltam menos de 10 minutos para o encontro e as equipas estão preste a terminar o aquecimento!
Boa tarde aos nossos leitores. O Sporting joga esta quarta-feira (18.30 h) provavelmente a partida mais importante da temporada, até ao momento. O clube de Alvalade vai receber o Legia de Varsóvia no pavilhão João Rocha, em encontro da sexta e última jornada da 2.ª fase de grupos da Taça Europa e em jogo está o acesso aos quartos de final da prova europeia.
1.º lugar: Bahcesehir College, 10 pontos (5V, 0D) 2.º lugar: Legia Varsóvia, 8 pontos (3V, 2D) 3.º lugar: Sporting, 7 pontos (2V, 3D) 4.º lugar: Jonava, 5 pontos (0V, 5D)
Para o conseguir, a formação orientada por Pedro Nuno Monteiro tem de vencer a equipa polaca por 10 pontos ou mais, visto que na primeira volta perdeu por 93-84. Caso o conjunto luso consiga atingir este objetivo, sabe já que vai defrontar o vencedor do grupo K na primeira ronda dos play-offs, no qual está inserido o FC Porto, sendo que só poderá ser o Bilbao Basket.
Na primeira volta desta segunda fase, o Sporting alinhou no cinco inicial Marcus Lovett Jr., Ron Curry, Mike Moore, Adnreé Cruz e Eddie Ekyior. O Legia Varsóvia optou por iniciar a partida com P.J. Pipes, Christian Vital, Josip Sobin, Michael Kolenda e Aric Holman. Assim, estes podem ser os cinco iniciais provavéis para o duelo de hoje.
Refira-se que o clube polaco viajou para Portugal, mas vai estar sem treinador, uma vez que Wojciech Kamiski foi despedido após derrota no jogo do passado domingo contra o Stal Ostrów. Pode ler a antevisão do encontro aqui.
Clube de Alvalade precisa de vencer por 10 pontos ou mais; jogo vai decorrer às 18.30 h, no pavilhão João Rocha; encontro refere-se à 6.ª jornada da 2.ª fase de grupos da prova europeia