Sporting com santo Natal
Lisboetas foram à Maia garantir a liderança do campeonato que agora só regressa em 2024. Águas Santas marcou e nunca mais liderou. Francisco e Edy fizeram a diferença no ataque
Obrigado a ter de ir ganhar à Maia para manter a vantagem, em relação ao FC Porto, na liderança no Campeonato Placard Andebol 1, apesar de ter menos um jogo, o Sporting garantiu que irá passar um santo Natal antes da paragem para a Seleção e da quadra festiva ao bater o Águas Santas por 33-23.
Se FC Porto e Benfica não haviam conseguido travar os lisboetas na final four da Supertaça no passado fim de semana, sabia-se que, à partida, dificilmente seriam os homens liderados por Ricardo Moreira a conseguir tal feito. E assim foi.
Pedro Cruz (5) ainda colocou a equipa da casa a abrir o marcador, mas, a partir daí, nunca mais os leões estiveram em desvantagem, com Edy Silva (5) a lançar definitivamente a formação verde e branca para a frente (1-2) logo aos 4m.
Foi com dificuldade que os maiatos, que encontram o guarda-redes Andre Kristensen em momento de inspiração para complicar o equilíbrio no placard ainda chegaram ao 6-9, mas depois Salvador Salvador, a ampliar o fosso para 8-14, voltou a mostrar a diferença entre os dois conjuntos que nem um tempo técnico solicitado pelos da casa impedir que ao intervalo se mantivesse uma diferença de seis (12-18).
Margem que na segunda parte Francisco Costa (9) e Edy Silva nunca permitiram que a vantagem confortável se mantivesse apesar dos esforços de Cruz, Carlos Santos e Miguel Alves (4) e mesmo durante os minutos em que a qualidade do andebol praticado por ambos os conjuntos baixou bastante. Mas não a eficácia de Kristensen entre os postes.