Andebol Sporting, Benfica e FC Porto vitoriosos
Sporting mantém a liderança do Campeonato Placard Andebol 1, após triunfar o derradeiro jogo da 18.ª jornada com o Avanca, com mais um ponto (52) do que Benfica e FC Porto, também vitoriosos nos respetivos embates deste sábado.
Embora a jogar em casa diante de uma equipa que está entre os quatro emblemas na corda bamba da manutenção, o Sporting, que chegou ao intervalo a ganhar por 17-11, eclipsou-se nos últimos de minutos, facto que o Avanca soube aproveitar para dar boa réplica e reduzir a desvantagem que chegou a ser de sete golos. No entanto, nunca a vantagem dos homens de Ricardo Costa esteve em causa, pelo que sucesso foi assinado com 32-28. O capitão Salvador Salvador, com nove golos, foi o mais certeiro dos leões, com os mesmos golos de Fábio Silva para as contas dos homens de Ljubomir Obradovic.
Com este triunfo, o Sporting, que tem terça-feira jogo decisivo na Liga Europeia com o Bidasoa Irun, destronou o FC Porto que ocupou o lugar cimeiro da classificação temporariamente, depois de ter ganho com tranquilidade ao lanterna vermelho do campeonato, o GC Santo Tirso, por 42-26. No Dragão Arena, Jack Thurin contribuiu com oito golos para o pecúlio dos campeões nacionais num jogo em que Rui Silva e Pedro Cruz também estiveram irrepreensíveis com seis e cinco golos, respetivamente. Do lado dos tirsenses, Francisco Morgado também assinou uma mão cheia de golos.
Bastante mais sofrida foi a vitória do Benfica na Madeira. Frente ao Marítimo de Paulo Fidalgo, os comandados de Chema Rodríguez ganharam por um (21-22), depois dos anfitriões terem protagonizado notável recuperação na segunda parte à qual chegaram a perder por 10-14. Délcio Pina, com 10 golos para as contas insulares, foi o melhor marcador do jogo. Do lado do Benfica com vários jogadores a bisarem na concretização, Ander Izquierdo destacou-se com três remates bem-sucedidos.
Desta forma, os jogos da 18.ª ronda do Campeonato Placard Andebol 1 foram os seguintes:
Marítimo-Benfica, 21-22 (10-14)
FC Porto-GC Santo Tirso, 42-26 (23-14)
Belenenses-Ac. Viseu FC, 36-31 (19-16)
Maia-FC Gaia, 26-27 (13-16)
V. Setúbal-Águas Santas, 28-25 (16-12)
ABC-Póvoa AC, 35-32 (17-12)
Sporting-Avanca, 32-28 (17-11)